Na manhã desta segunda-feira (19) a EuroLeague Basketball (ECA), empresa que organiza a Euroliga e a EuroCup, anunciou oficialmente que o seu painel de acionistas executivos aprovou as modificações propostas ao anexo “Regulamento Especial por causa da COVID-19”, contido no estatuto das competições. Mais especificamente, foi alterado o artigo 6º do Regulamento, que prevê as conseqüências para as equipes que não conseguirem reunir o número mínimo de atletas para a realização de uma partida, em função da doença.
Até a semana passada, quando a proposta de alteração foi feita, o artigo previa que qualquer time que não conseguisse reunir pelo menos oito atletas para determinada partida seria punido com a derrota da mesma, pelo placar de 20 a 0. Isso aconteceu com sete partidas da atual temporada, quatro pela Euroliga e três pela EuroCup. Mas, a partir de agora, os clubes que passarem por essa situação terão o direito de remarcar a partida para uma nova data, pelo menos três vezes. Se houver três tentativas de remarcação sem sucesso, a partida será, de fato, cancelada e a equipe em questão será penalizada com a derrota.
Os jogos poderão ser remarcados até as seguintes datas limite:
- Temporada regular da EuroCup – 22 de dezembro de 2020
- Top 16 da EuroCup – 23 de fevereiro de 2021
- Temporada regular da Euroliga – 13 de abril de 2021
- Playoffs da Euroliga – 5 de maio de 2021
Talvez o ponto mais importante desta decisão seja que ela é retroativa para os sete jogos anteriormente cancelados. Todos os clubes afetados terão o direito de remarcar suas partidas e as derrotas impostas em juízo na semana deverão ser revogadas. As partidas são as seguintes:
- ASVEL (FRA) x Panathinaikos (GRE), válida pela 3ª rodada da Euroliga
- ASVEL (FRA) x Estrela Vermelha (SER), válida pela 4ª rodada da Euroliga
- Baskonia (ESP) x Zenit São Petersburgo (RUS), válida pela 3ª rodada da Euroliga
- Valencia (ESP) x Zenit São Petersburgo (RUS), válida pela 4ª rodada da Euroliga
- Cedevita Olimpija (SLO) x Bursapor (TUR), válida pela 2ª rodada da EuroCup
- Reyer Venezia (ITA) x JL Bourg (FRA), válida pela 3ª rodada da EuroCup
- JL Bourg (FRA) x UNICS Kazan (RUS), válida pela 4ª rodada da EuroCup
As modificações serão oficializadas e publicadas nos estatutos das duas competições (Euroliga e EuroCup) nos próximos dias. Os 42 clubes disputando a atual temporada das competições se comprometeram também em reforçar os protocolos sanitários e de segurança em suas dependências.