A 26ª rodada da Euroliga aconteceu entre quinta e sexta-feira da última semana (02 e 03). Alguns dos principais destaques foram duas estreias, de Facundo Campazzo no Estrela Vermelha e Nemanja Bjelica no Fenerbahçe. Além disso, o então líder Olympiacos tropeçou na Itália e viu o Real Madrid vencer na França e assumir o topo da tabela. Veja isso e mais do que rolou:

LEIA TAMBÉM: 25ª rodada – Virtus Bolonha e Anadolu Efes vencem e seguem sonhando com os Playoffs

Facu, enfim, estreia pelo Estrela na Euroliga

Contratado pelo Estrela Vermelha ainda em dezembro do ano passado, após passagem pela NBA, Facundo Campazzo teve uma árdua espera para poder estrear pelo time sérvio na Euroliga. Proibido de inscrever novos jogadores até o fim de fevereiro por uma sanção imposta pela Euroliga, o clube de Belgrado só pôde contar com o armador argentino na Liga Adriática até então.

Assim, no primeiro compromisso de março, Facu pôde, enfim, retornar à maior competição do Velho Continente, agora defendendo novas cores. A partida contra o Bayern de Munique se desenhava como essencial para a pretensão do Estrela de chegar aos playoffs, visto que ocupa apenas a 13ª posição. Além disso, apesar de o duelo ser na Alemanha, o time bávaro está abaixo dos sérvios na tabela.

Campazzo começou como suplente, tendo o outro argentino, Luca Vildoza, como titular. Quando entrou em quadra pela primeira vez, foi exatamente na vaga do compatriota. Os dois, porém, atuaram juntos em alguns momentos e tiveram praticamente o mesmo tempo de quadra na partida em Munique, próximo dos 29 minutos.

Sobre o confronto, foi de equilíbrio e muitas alternâncias no placar a cada período. O Estrela Vermelha dominou ligeiramente o primeiro, quando venceu por 23-19, mas sofreu a virada no segundo (22-15) e foi para o vestiário com 41-38 contra. O terceiro teve boa parte com muitos erros das equipes, e os visitantes levaram a melhor por 18-11, chegando ao quarto final quatro de vantagem (56-52).

O Estrela contava com três shooters ao mesmo tempo: Campazzo, Vildoza e Nedović. O trio foi responsável, por exemplo, por 24 das 31 tentativas de arremessos do perímetro, com sete acertos. O time mantinha-se na dianteira do placar e chegou a estar oito pontos à frente (68-60) a sete minutos do fim. No entanto, não soube administrar a vantagem e viu o rival ter uma corrida de 27-12 e vencer a partida por 87-80.

Em sua estreia na Euroliga pela equipe sérvia, Campazzo contribuiu com 16 pontos, três rebotes e sete assistências – Vildoza marcou 18 e Nedovic 15. Do lado do Bayern, Cassius Winston e Vladimir Lucić lideraram os bávaros com 20 pontos cada. Apesar da derrota, Facu se disse feliz com seu retorno, e os fãs certamente também celebram a volta de um dos grandes armadores em atividade no Velho Continente.

– Me senti feliz de voltar à Euroliga. Ainda assim, sinceramente, não significa nada se não ganhamos. Esse é um esporte de equipes, e se ganhamos, todos estão felizes. Temos que melhorar isso – relatou Campazzo após o jogo, que deixa o Estrela Vermelha com 11 vitórias e 15 derrotas, três vitórias atrás do oitavo colocado.

Bjelica estreia na temporada e Fenerbahçe vence com facilidade

A rodada marcou também outro retorno às quadras do melhor basquete da Europa. No caso de Nemanja Bjelica, houve mais tempo de espera do que Campazzo, e por outro motivo. Na última offseason, o sérvio pôr fim à sua passagem de sete temporadas na NBA para voltar ao Velho Continente. Campeão com o Golden State Warriors, acertou com o Fenerbahçe, justamente de onde havia saído em 2015 rumo à América.

Porém, uma lesão na panturrilha o tirou de ação de toda temporada até então. Nesta sexta-feira, o ala-pivô ficou disponível pela primeira vez para poder atuar na Euroliga, em duelo contra a Virtus Bolonha em Istambul. Bjelica começou como suplente e viu do banco seus companheiros darem show desde o começo. O primeiro quarto já colocou 17 pontos de distância entre as equipes. No intervalo, o Fener tinha exatamente o dobro do rival (58-29).

Faltando 01:16 para o fim do segundo período, Bjelica ingressou em quadra para sua reestreia. O primeiro tempo arrasador do Fenerbahçe quebrou alguns recordes do clube na Euroliga: 10 bolas triplas, uma corrida de 20-0 entre os primeiros quartos e a diferença de 29 pontos no placar. Desta forma, o time caminhou para uma vitória tranquila em casa, que acabou em 104-72.

Sobre Bjelica, o jogador teve a metade final do jogo para adquirir ritmo, já com o resultado praticamente definido. Foram exatos 10 minutos na segunda etapa, totalizando 11:16 em sua estreia na temporada, com dois pontos, um rebote e duas assistências de contribuição. Após oscilar no meio da fase regular da Euroliga, o Fener parece ter voltado a mostrar força como um dos candidatos ao título. A equipe está em quarto, com 16-9 de recorde.

Duelo espanhol com show de lances livres

A rodada começou com cinco times com o mesmo recorde, de 13 vitórias e 12 derrotas, sendo três equipes dentro do G-8 e as outras duas fora. Dentre elas, os espanhóis Baskonia, sétimo colocado, e Valencia, o nono. Duelo direto no País Basco por um lugar na zona de classificação aos playoffs.

No entanto, a campanha igual e a rivalidade de times do mesmo país ficou apenas até certo ponto da partida. O primeiro tempo até foi de equilíbrio e com pontuação alta. O poderoso ataque do Baskonia fez 57 pontos na primeira metade de jogo, enquanto o Valencia tentava correr atrás e foi para o intervalo com nove pontos a menos.

Com ótimo aproveitamento nos arremessos, a equipe mandante abriu distância na segunda etapa, incluindo a última parcial de 33-11, e aplicou 114-75 no rival. Destaque para Daulton Hommes, autor de 24 pontos, sendo 15 de lances livres em 15 tentativas. O número se aproximou do recorde histórico da Euroliga, de 18/18, de Nikola Mirotic nos tempos de Real Madrid.

Nesta edição do torneio, foi a terceira vez que o Baskonia fez 114 pontos ou mais jogando em casa, mostrando ser um dos times mais fortes jogando em seus domínios. O time basco segue consolidado no G-8, em sétimo lugar, agora com 14-12 de recorde.

Olympiacos é dominado e perde a liderança para o Real

Desde o início, o Olympiacos se mostrou um dos mais fortes candidatos ao título da Euroliga. Comprovando a tese, o time vinha de 9 vitórias e apenas uma derrota nos últimos 10 jogos, com sete triunfos consecutivos. No compromisso desta semana, os gregos foram até Milão encarar a Olímpia, que faz péssima campanha, mas tem buscado recuperação.

O encontro, apesar da enorme distância na tabela, reunia as duas melhores defesas da competição. Porém, a Olímpia tem o pior ataque. Ainda assim, prevaleceu. Irreconhecível, o Olympiacos foi amplamente dominado pelos italianos no segundo tempo. O time de Ettore Messina soube rodar bem a bola e castigou o adversário. Vitória por 83-62, com destaque para Billy Baron, com 18 pontos e 4/6 do perímetro.

A derrota foi marcante para o Olympiacos. Primeiro, pelo desempenho em si. Foi a segunda pior pontuação da equipe na temporada, atrás apenas dos 60 pontos na derrota para o Monaco na semana 18. Com o astro Sasha Vezenkov limitado a somente 10 pontos, os gregos perderam a liderança para o Real Madrid. Agora, ambos têm 18 vitórias, mas os espanhóis somam uma derrota a menos, pois têm um jogo a menos.

Para alcançar o topo da tabela, o time madrilenho venceu na rodada jogando fora de casa, contra o ASVEL. O Real liderou praticamente o jogo inteiro e manteve boa margem em grande parte, especialmente por seu bom primeiro tempo. Já no último período, viu a distância encurtar para somente dois pontos, mas seguiu à frente e caminhou para a vitória, por 75-71. Após derrota para o próprio Olympiacos, os espanhóis engataram cinco triunfos seguidos para a liderança.

O ponto negativo para o novo líder da Euroliga foi a saída de Walter Tavares no fim do jogo. O pivô teve uma torção no tornozelo esquerdo e precisou deixar a quadra amparado.

Demais destaques

On fire
O Barcelona recebeu o Žalgiris na Catalunha e dominou o adversário, especialmente a partir do segundo quarto, vencendo por 93-74. A noite foi iluminada para Nikola Mirotić, que anotou 28 pontos. Foi a melhor pontuação em 2022-23 do último MVP da temporada regular da Euroliga. O Barça é terceiro colocado e igualou o recorde do Olympiacos (18-8), abaixo pelo saldo de pontos.

MVP
Por falar em MVP, o atual bicampeão Anadolu Efes venceu na rodada jogando fora de casa, contra o Panathinaikos, por 87-82. Ainda sem contar com Vasilije Micic, MVP dos dois últimos Final Four que está fora por lesão no joelho, o destaque do triunfo em Atenas foi Will Clyburn. Com 24 pontos, além de sete rebotes e quatro assistências, o ala americano teve 32 de PIR e foi eleito MVP da rodada. O Efes chegou a 13-12 e pegou o elevador, subindo de 11º para oitavo, com um jogo a menos.

No G-8
Dois times já pertencentes à zona de playoff venceram na rodada. Na Sérvia, o Partizan encarou o Alba Berlim e saiu com a vitória, muito graças a um terceiro quarto impressionante, vencido por 35-9. No fim, 88-74, quinto triunfo nos últimos seis jogos para os comandados de Željko Obradović, que ocupam o sexto lugar com 14-12 de recorde.

Um pouco acima aparece o Monaco, que também jogou em casa na rodada, diante do Maccabi Tel Aviv. O confronto teve algumas alternâncias e o time israelense chegou ao último quarto vencendo por um ponto. Porém, os monegascos tiveram amplo domínio, fizeram 28-8 na parcial e saíram com a vitória por 86-67. Quinto lugar para a equipe do Principado, com 16-10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *