Nesta quarta-feira (9), as bolinhas do sorteio da Euroliga Feminina “entraram em quadra” e definiram, além dos três confrontos que darão as últimas vagas para a fase classificatória da competição, a composição dos dois grupos de oito equipes para a temporada 23/24.
Os Qualifiers (Qualificatório) serão disputados em jogos de ida e volta, nos dias 20 e 27 de setembro. Os vencedores dos confrontos 1 e 2 vão para o Grupo A da competição principal, enquanto o do confronto 3 entrará no Grupo B. As três equipes derrotadas irão disputar a Eurocup Feminina.
Temporada Regular:
GRUPO A: Fenerbahçe (TUR), Famila Schio (ITA), Valencia (ESP), Lyon ASVEL (FRA), UMCS Lublin (POL), Zaragoza (ESP), Vencedor do Qualifier 1 e Vencedor do Qualifier 2.
GRUPO B: Perfumarias Avenida (ESP), USK Praga (TCH), CBK Mersin (TUR), Villenueve (FRA), Basket Landes (FRA), Virtus Bologna (ITA), UNI Gyor (HUN), Vencedor do Qualifier 3.
Em uma análise preliminar das equipes da Temporada Regular, o Grupo A parece ter ficado ligeiramente mais forte que o B, por reunir mais campeões das ligas domésticas. Nele apontamos como favoritos o Fenerbahçe (atual campeão da Euroliga), o Famila Schio (atual campeão italiano), o Valência (atual campeão espanhol) e o Lyon ASVEL (atual campeão francês). Palpites de surpresa para esse grupo são UMCS Lublin (atual campeão polonês) e o clássico time do TTT Riga da Letônia, caso classifique-se via Qualifier.
Já no Grupo B, o favoritismo se concentra no tradicional time do Perfumarias Avenida (vice espanhol), no USK Praga (atual campeão tcheco) e no CBK Mersin (atual vice da Euroliga). Quem pode surpreender nesse grupo são as esquipes francesas do Basket Landes e do Villeneuve (atual vice francês), e o Virtus Bologna (atual vice italiano).
A bola sobe para a temporada regular no dia 4 de outubro com oito jogos, destaque para três deles:
- Fenerbahçe x Valencia (Grupo A): o atual campeão europeu, comandado pela técnica sérvia Marina Maljkovic e da MVP do último Eurobasket, Emma Meesseman, estreia em casa contra o time campeão espanhol, que conta com as estrelas Alba Torrens, Queralt Casas e Raquel Carrera.
- CB Avenida x CBK Mersin (Grupo B): a tradicional equipe espanhola, campeã na temporada 10/11 da Euroliga, que conta com a experiente armadora Silvia Dominguez e com a estrela africana Sika Kone recebe o atual vice campeão europeu das americanas Elisabeth Williams e Marina Mabrey.
- USK Praga x Basket Landes (Grupo B): o time campeão tcheco da americana Alyssa Thomas e da jovem sensação francesa Valeriane Vukosavljevic inicia a jornada contra o time francês Landes da armadora Céline Dumerc e da jovem espanhola Angela Salvadores.
*A cobertura da Euroliga Feminina 23/24 é uma parceria com a página no Instagram: Central do Basquete Feminino.