Por Victor Rosendo e Matheus Irias
Chegou ao fim a última parte da temporada regular da Euroliga Feminina da FIBA (EuroLeague Women ou EuroW), o maior torneio de clubes do feminino na Europa. A pandemia da COVID-19 forçou a organização a fazer modificações no formato de competição desta temporada. Ao contrário de seu formato tradicional, com dois grupos de oito times, jogando jogos dentro e fora de casa, esta temporada está acontecendo em “janelas de jogos” e com quatro grupos de quatro equipes. Além disso, cada grupo terá seus jogos disputados em cidades-sede, para diminuir o deslocamento dos clubes. Os dois primeiros colocados de cada grupo ao fim da temporada regular, avançam para a janela das quartas-de-final, em março.
Nesta semana, aconteceu a última das duas janelas da temporada regular, que contou com 26 jogos, acontecendo de segunda a segunda (18/01 a 25/01). Esta janela definiu os classificados dos grupos B,C e D. Porém, o grupo A só vai ser decidido em fevereiro, com a realização de duas partidas que precisaram ser adiadas.
GRUPO A – AVENIDA MANTÉM DESEMPENHO DA PRIMEIRA JANELA E CONFIRMA PRIMEIRO LUGAR; SEGUNDA VAGA VAI SER DECIDIDA EM FEVEREIRO
Na última janela da EuroW, o Perfumerias Avenida (ESP) não teve muitos problemas para garantir a sua classificação para a próxima fase do torneio como primeiro colocado. O Avenida foi muito bem em seus jogos nessa janela: na estreia, o time espanhol enfrentou o Izmit Belediyespor (TUR), da brasileira Clarissa dos Santos, e venceu por 101 a 80. Clarissa teve 14 pontos e dez rebotes, para 21 de eficiência, sendo a maior marca de seu time. Se esse resultado já pareceu ser um jogo fácil, o Avenida enfrentou o Nadezhda (RUS) na rodada seguinte e venceu com uma diferença incrível de 55 pontos (93 a 38)! Katie Lou Samuelson ajudou muito no jogo, com 25 pontos, enquanto do outro lado a maior pontuadora fez apenas 11 pontos. No terceiro jogo dessa janela o Avenida garantiu a primeira colocação após uma vitória mais apertada sobre o Dyamo Kursk (RUS), por 79 a 70, com mais uma ótima atuação da Samuelson que fez 27 pontos.
Enquanto a primeira colocação do grupo A foi garantido com facilidade pelo Avenida, a segunda vaga vai ser decidida com emoção, na disputa entre as russas do Kursk e do Nadezhda. Os times possuem campanhas iguais, ambos com duas vitórias e três derrotas. Os times se enfrentaram no primeiro jogo de ambos nessa última janela, e o Kursk foi o vencedor com um placar de 86 a 62, com ótima atuação da armadora Arike Ogunbowale, que contribuiu com 23 pontos.
O Nadezhda fez uma péssima campanha nessa janela, com duas derrotas, sendo uma delas uma humilhação para o Avenida e sua única vitória saindo contra o Izmit, em um jogo muito apertado, que acabou 80 a 78 para o time russo. Clarissa foi outra vez um dos destaques do time turco, marcando 16 pontos, além de cinco rebotes e duas roubadas de bola. Já o Kursk aproveitou e fez uma janela com duas vitórias e apenas uma derrota, para o líder do grupo, que fez a disputa ser definida nas últimas partidas. A situação do grupo A só será definida em fevereiro, quando teremos dois jogos atrasados: os duelos entre Nadezhda e Izmit (16/02) e entre Dynamo Kursk e Izmit (18/02).
Confira como ficou a classificação do grupo A depois desta janela:
GRUPO B – FENERBAHÇE TERMINA EM PRIMEIRO NO GRUPO E LYON SE CLASSIFICA EM SEGUNDO
Enquanto na primeira janela o grupo B foi o mais equilibrado, nesta janela a situação se resolveu bem rápido. O Fenerbahçe (TUR), que na última janela tinha tropeçado no último jogo e perdido a chance de disparar e ficar com 100% de aproveitamento, não decepcionou nesta e teve três vitórias em três jogos. O primeiro jogo do grupo na janela já foi um confronto direto entre o Fener e o USK Praga (CZE). O time turco venceu com tranquilidade, por 99 a 70, em uma partida que Kayla McBride (26 pontos) e Cecilia Zandalasini (20 pontos) regeram esse time para a vitória. Já no outro confronto do grupo, o ASVEL Lyon (FRA) enfrentou o Gdnya (POL) e venceu por 79 a 76, sem maiores problemas.
No segundo dia de jogos, já tivemos dois jogos que serviram como divisores de águas e deixaram a situação do grupo bem definida. Tivemos o confronto entre Lyon e USK Praga, que foi bem equilibrado, mas o Lyon saiu vencedor, em um jogo que terminou 85 a 74. O Praga pegou 16 rebotes ofensivos neste jogo, mas mesmo assim não foi o suficiente pra vitória e o resultado fez o time tcheco se afastar da classificação e ficar com uma campanha negativa, com duas vitórias e três derrotas, enquanto o Lyon ficou com quatro vitórias e uma derrota, garantindo sua classificação. No outro confronto, o Fenerbahçe também garantiu sua classificação em uma vitória fácil contra o Gdynia, por 88 a 57.
No jogo que serviu para decidir o primeiro colocado do grupo, entre Lyon e Fenerbahçe, o time turco saiu vencedor, depois de um jogo espetacular, que acabou de forma incrível. No último lance do jogo, a posse estava com o Lyon, com o jogo empatado em 65 a 65. A jogadora do Fenerbahçe, Alina Iagupova, foi muito clutch, conseguindo o roubo e a bandeja para garantir a vitória do time turco e o primeiro lugar do grupo!
Confira como ficou a classificação do grupo B depois desta janela:
GRUPO C – EKATERINBURG SEGUE SOBERANO NA EUROLIGA; FAMILA SCHIO LUTA, MAS NÃO SE CLASSIFICA POR UMA BOLA
Assim como na primeira janela, o UMMC Ekaterinburg (RUS) dominou o grupo C com certa facilidade, enquanto o TTT Riga (LET) se despediu da competição sendo derrotado em todas as partidas. A emoção ficou por conta da disputa pelo segundo lugar do grupo, entre Famila Schio (ITA) e Spar Girona (ESP).
A quarta rodada foi de jogos pouco disputados, com o Girona batendo o TTT Riga com uma tranquila vantagem de 30 pontos, com destaque para a atuação da espanhola Maria Araujo (19 pontos e 12 rebotes). No outro jogo do dia, o Ekaterinburg derrotou o Famila Schio por 74 a 58 e garantiu a classificação com duas rodadas de antecedência. Na rodada seguinte, o time russo teve dificuldade, mas conseguiu vencer o Girona por 90 a 83, com Emma Meesseman, Allie Quigley e Jonquel Jones combinando para 62 pontos, enquanto o Famila Schio manteve as chances de se classificar ao superar o Riga por 78 a 68.
Na última rodada da fase de grupos, o TTT Riga sofreu mais uma derrota maiúscula, perdendo por absurdos 49 pontos de diferença para o Ekaterinburg, com uma grande exibição da jovem russa Maria Vadeeva (20 pontos e seis rebotes) e um duplo-duplo de Brittney Griner (11 pontos e 12 rebotes). O placar final foi de 90 a 41 para as russas.
A última partida do grupo foi também a mais importante, com um confronto direto pela classificação para as quartas-de-final. Para avançar de fase, o Famila Schio precisava vencer o Girona por cinco ou mais pontos de diferença. Porém, o ataque da equipe italiana começou cometendo muitos erros e, no início do segundo quarto, o Girona já tinha uma vantagem de 14 pontos. A história do jogo mudou no terceiro quarto, com o Famila Schio rapidamente cortando a vantagem e tomando a liderança no placar, com a ala-pivô Natalie Achonwa dominando o garrafão da equipe espanhola. No fim, as donas da casa venciam por três pontos e tinham a última posse para conseguir a cesta da classificação, mas Achonwa errou o arremesso final e o Girona pôde celebrar a segunda posição no grupo mesmo com a derrota por 77 a 74.
Confira como ficou a classificação do grupo C depois desta janela:
GRUPO D – SOPRON BASKET E GALATASARAY CONFIRMAM FAVORITISMO E ESTÃO NAS QUARTAS DE FINAL
Numa janela bagunçada por causa da realização de jogos adiados da janela anterior, o Sopron Basket (HUN) não teve dificuldades e se classificou de forma invicta. Já o Galatasaray (TUR) tomou um susto, mas confirmou seu favoritismo e ficou com a segunda vaga do grupo D.
Por conta do surto de COVID-19 ocorrido no elenco do Galatasaray em dezembro do ano passado, a equipe turca abriu essa janela enfrentando o Basket Landes (FRA), num jogo adiado da primeira rodada, e venceu por 89 a 63, com uma boa partida de Mercedes Russell (15 pontos e nove rebotes) vindo do banco. O mesmo confronto se repetiu no dia seguinte, válido pela quarta rodada, e o Galatasaray voltou a vencer, liderado pela ala Angel McCoughtry (26 pontos). Na mesma rodada, o Sopron garantiu o primeiro lugar do grupo ao bater o Bourges Basket (FRA) por 74 a 67.
Na quinta-feira, em partida adiada da terceira rodada, o Bourges Basket surpreendeu e conquistou a vitória sobre o Galatasaray, por 87 a 80, limitando o time turco a converter apenas 37% dos seus arremessos de quadra. Já na sexta, o Galatasaray deu o troco, ganhando por 75 a 65 com duplos-duplos de Russell (14 pontos e 11 rebotes) e McCoughtry (11 pontos e dez rebotes), e se classificou com uma ajudinha do Sopron, que passou tranquilamente pelo Basket Landes, por 84 a 54.
Fechando os jogos do grupo, as equipes francesas, ambas eliminadas, se enfrentaram neste domingo, com vitória tranquila do Bourges sobre o Landes, por 92 a 62, com seis jogadoras da equipe vencedora passando dos dez pontos pontos.
Confira como ficou a classificação do grupo D depois desta janela:
CONFRONTOS DAS QUARTAS-DE-FINAL
Até o momento, são estes os confrontos das quartas-de-final, com os sete times já classificados:
Como mencionado no texto, os jogos que faltam para completar o grupo A acontecerão de forma isolada nos dias 16 e 18 de fevereiro. Assim que este grupo for definido, as oito equipes se prepararão para a janela das quartas-de-final, que acontecerá nos dias 17 e 19 de março. Nessa fase, os clubes farão dois jogos cada, um de ida e um de volta. A novidade é que eles jogarão em seus próprios ginásios, de acordo com o site oficial da competição hoje. O vencedor no placar final agregado das duas partidas avança para as semifinais. Os horários ainda não foram definidos, mas os confrontos serão estes:
17/03 (quarta-feira)
Jogo 1 – Spar Girona (ESP) x Perfumerías Avenida (ESP)
Jogo 1 – Galatasaray (TUR) x Fenerbahçe (TUR)
Jogo 1 – 2º colocado do grupo A x UMMC Ekaterinburg (RUS)
Jogo 1 – ASVEL Lyon (FRA) x Sopron Basket (HUN)
19/03 (sexta-feira)
Jogo 2 – Perfumerías Avenida (ESP) x Spar Girona (ESP)
Jogo 2 – Fenerbahçe (TUR) x Galatasaray (TUR)
Jogo 2 – UMMC Ekaterinburg (RUS) x 2º colocado do grupo A
Jogo 2 – Sopron Basket (HUN) x ASVEL Lyon (FRA)