Após a conclusão da quinta rodada da Euroliga, o Fenerbahçe (TUR) lidera a competição com retrospecto perfeito até agora. A vitória sobre os compatriotas do Anadolu Efes (TUR), somada ao tropeço do Olympiacos (GRE) diante do Monaco (FRA) deram ao time comandado por Dimitrios Itoudis a liderança tranquila do campeonato. Confira abaixo o que aconteceu de melhor na quinta rodada da Euroliga.
LEIA TAMBÉM: Euroliga – Após quatro rodadas, apenas Fenerbahçe e Olympiacos permanecem invictos
Fenerbahçe, Monaco e Maccabi Tel-Aviv seguem embalados
Dos quatro times que estão no topo da classificação, três venceram suas partidas nesta rodada. O Fenerbahçe contou com uma tempestade de bolas de três para vencer o rival e atual bicampeão Anadolu Efes. O time de Dimitrios Itoudis converteu 14 de suas 26 bolas de três tentadas no dérbi de Istanbul, ajudando a construir o placar de 88 x 78. O time superou, em muito, sua média de 10,5 bolas de três tentadas por partida, e converteu nove delas ainda no primeiro tempo. Marko Guduric, que anotou cinco bolas de três e 19 pontos, e Scottie Wilbekin, com 25 pontos e quatro bolas de longe lideraram o time neste triunfo.
O Monaco foi até a Grécia e derrotou o até então invicto Olympiacos. O time contou com grandes atuações de Mike James, Elie Okobo e Jordan Lloyd, que juntos combinaram para 53 dos 81 pontos que o time anotou na partida, contra 76 do time rival. O trio ainda distribuiu 14 das 17 assistências do time, além de terem acertado 7 das 10 bolas de três. Com a derrota, o Olympiacos foi ultrapassado pelo Maccabi Tel-Aviv (ISR), que após a vitória sobre o Panathinaikos, ocupa o segundo lugar da classificação. O time israelense, jogando em seus domínios, ditou o ritmo do jogo e soube construir o placar de 85 x 74 com um ataque bastante dinâmico e veloz, anotando 15 pontos em transição contra apenas 2 do adversário. Com 22 pontos, 9 assistências e 6 rebotes, o armador Lorenzo Brown comandou a vitória do Maccabi e foi eleito MVP da quinta rodada da Euroliga.
Virtus Bologna e Real Madrid fazem o jogo mais emocionante da rodada
A partida mais equilibrada da quinta rodada aconteceu em Madrid, onde o Real (ESP) recebeu a Virtus Bologna (ITA). A Virtus, que vinha de duas derrotas consecutivas, conseguiu quebrar a sequência ao vencer o time da casa por 95 x 91, em pontuação que foi corrigida após a partida, pois o Real havia sido creditado com um ponto adicional por erro nas marcações durante o quarto período.
A Virtus construiu a vitória atacando o garrafão, setor onde o Real é muito forte. O time do técnico Sergio Scariolo chegou a Madrid com média de apenas 66 pontos por jogo, e o ataque finalmente deslanchou no segundo tempo. Após perder por 10 pontos no início do jogo, o time de Bolonha anotou 55 pontos na segunda metade do jogo, completando uma virada triunfal em sua primeira partida jogando nos domínios do Real em mais de 20 anos.
Os destaques individuais ficaram por conta de Iffe Lundberg (18 pontos), Ismael Bako (16 pontos) e Milos Teodosic (14 pontos). Pelo Real Madrid, os 28 pontos de Gabriel Deck, e os 18 pontos de Mario Hezonja não foram suficientes para impedir a derrota. Com a derrota, o Real volta a ter campanha negativa, amargando três derrotas em cinco rodadas até agora, mesma campanha da Virtus.
ASVEL, Barça e Valencia vencem com tranquilidade
Alguns times tiveram vitórias tranquilas nesta rodada. O ASVEL (FRA) não tomou conhecimento do Baskonia (ESP), e venceu o time espanhol pelo placar de 87 x 61. A diferença de 26 pontos foi a vitória mais confortável da rodada, e a equipe francesa construiu a vantagem com boa presença no garrafão, pegando 44 rebotes contra apenas 29 do rival. O Baskonia chegou a Villeurbanne como o melhor ataque da competição, tendo 92 pontos de média até então. A atuação ofensiva, entretanto, foi desastrosa. O time converteu apenas 24% de suas bolas de três e 60,7% nos lances livres, além de 18 desperdícios de bola. Pelo ASVEL, uma atuação bastante coletiva fez com que nenhum jogador tivesse tanto destaque individual, com cinco atletas marcando mais que 10 pontos na partida.
O Barcelona (ESP) recebeu a Olimpia Milano (ITA) no Palau Blaugrana e se impôs perante o time italiano com forte defesa e triunfou pelo placar de 74 x 56. Após um primeiro período equilibrado, onde a Olimpia anotou 21 pontos, o Barça virou a chave na defesa e permitiu apenas 35 pontos nos três período restantes de jogo. Brandon Davies, com 18 pontos, foi o único jogador da Olimpia a anotar mais de 10 pontos no jogo. Pelo Barça, uma atuação bastante coletiva e equilibrada, onde apenas Mike Tobey (13 pontos) e Cory Higgins (11 pontos) passaram dos dois dígitos. Apesar da boa defesa, o Barça foi muito mal nas bolas de três, convertendo apenas 14,3% na partida. O time de Šarūnas Jasikevičius segue exibindo alguns problemas de execução ofensivo que têm assombrado o time na atual temporada.
Para fechar as lavadas, o Valencia (ESP) recebeu o ALBA Berlin (ALE) e venceu tranquilamente por 87 x 73, impondo um ritmo de jogo rápido e quebrando a série de duas derrotas consecutivas na competição. Chris Jones (20 pontos e 8 assistências) liderou o ataque do time espanhol, enquanto Christ Koumadje (15 pontos e 10 rebotes) e Louis Olinde (15 pontos) lideraram os esforços do ALBA Berlin.
Times sérvios vencem em casa
Estrela Vermelha (SER) e Bayern de Munique (ALE) chegaram à quinta rodada sem vitórias na Euroliga, e com o confronto direto entre eles, apenas um dos times conquistaria o primeiro triunfo. Deu Estrela Vermelha.
O time sérvio recebeu o rival da Alemanha em seus domínios, em Belgrado, onde triunfou por 78 x 72. O armador Luca Vildoza disse, após o jogo, que o apoio da torcida fez muita diferença, e isso realmente pode ser percebido pela intensidade que o time demonstrou em quadra. Com 45 rebotes (12 ofensivos) contra 33 do time alemão, o Estrela Vermelha contou com 20 pontos de Vildoza, e o duplo-duplo de 12 pontos e 13 rebotes de Ben Bentil como destaques individuais. Pelo Bayern, boa atuação de Cassius Winston, com 18 pontos.
No outro jogo realizado em Belgrado, o Partizan (SER) venceu o Zalgiris (LIT) por 87 x 76. Com aproveitamento pífio de 52,3% nos lances livres, o time lituano desperdiçou pontos preciosos em um jogo que poderia ser mais disputado. Com o Partizan acertando 88,9% de suas tentativas, a partida foi decidida na linha de lances livres. O time sérvio anotou 24 de 27 pontos tentados ali, contra apenas 11 de 21 do Zalgiris, uma vantagem maior até mesmo que a diferença final do placar.
Kevin Punter (26 pontos) foi a principal arma ofensiva do Partizan, que alcançou sua segunda vitória consecutiva e interrompeu a série de dois triunfos seguidos do Zalgiris.