Nesta semana foi realizada a Rodada 30 da Euroliga, com jogos na quinta e sexta-feira (23 e 24/03), e a competição segue mais disputada do que nunca. Após a classificação do Olympiacos na rodada anterior, nesta semana foi a vez de Real Madrid, Barcelona e Monaco garantirem suas vagas aos playoffs, repetindo o feito da temporada passada. O time de Madri, na verdade, já entrou na rodada classificado, em função da derrota do Fenerbahçe para a Olimpia Milão, por 75-82, em jogo na terça-feira (21), atrasado da Rodada 24. Com apenas quatro rodadas por jogar, a briga pelas últimas quatro vagas está entre dez equipes, em uma das edições de Euroliga mais equilibradas da história!
LEIA TAMBÉM: Em rodada decisiva, Olympiacos vence fora de casa e se classifica antecipadamente aos playoffs
Barcelona e Monaco vencem com autoridade e garantem vagas nos playoffs
Em jogo realizado na quinta-feira (23), o Barcelona (ESP) venceu o Panathinaikos (GRE) fora de casa, por 74-88, e garantiu a sua vaga aos playoffs. Apesar de um susto no primeiro quarto, o time catalão fez uma corrida de 11-0 e passou a controlar o jogo, com ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra (72% nos dois pontos e 46% na bola tripla). Além disso, a equipe visitante esmagou o time grego nos rebotes (42-18) e teve Nikola Mirotić bastante inspirado, especialmente na segunda etapa, quando anotou 22 dos seus 26 pontos na partida (26 PIR). Além dele, também Tomáš Satoranský foi muito produtivo, com oito pontos, nove rebotes, nove assistências, um roubo e 26 de PIR, minimizando o fato da equipe novamente cometer muitos turnovers (18).
Na sexta-feira (24), o Monaco (FRA) passou pelo Valencia (ESP) por 90-79, e garantiu vaga na próxima fase, pelo segundo ano seguido, em sua segunda participação na Euroliga. Ainda sem contar com Mike James, suspenso pela equipe por questões disciplinares, o Monaco novamente demonstrou que possui um elenco muito forte, com peças importantes dentro e fora do garrafão. O jogo começou equilibrado, com o Valencia forte na bola tripla, porém uma corrida de 12-0 do time da casa deu uma vantagem que não seria mais perdida. A equipe monegasca cuidou melhor da bola e teve melhor aproveitamento nos arremessos de quadra, com cinco jogadores anotando em duplos dígitos. Destaques para Élie Okobo, com 14 pontos e sete assistências, e Donta Hall, com dez pontos, 13 rebotes e dois tocos (26 PIR).
Classificado Real Madrid atropela fora de casa e Partizan não toma conhecimento do líder
O Real Madrid (ESP) conquistou uma expressiva vitória fora de casa, superando a Virtus Bolonha (ITA) por 79-96, dividindo a liderança com o Olympiacos. O time já entrou classificado em quadra, após a derrota do Fenerbahçe no início da semana, porém não aliviou e mostrou todo o poder do seu elenco. Em um primeiro quarto arrasador, quando chegou a abrir 17 pontos de vantagem, o time “blanco” simplesmente não deu chances ao time italiano, mesmo com os 26 pontos de Marco Belinelli. A equipe teve duas atuações individuais de destaque, que garantiram a vitória. Primeiro, o croata Mario Hezonja, que anotou 26 pontos, sendo oito bolas triplas (seis no último quarto), recorde do Real Madrid na competição. Segundo, Guerschon Yabusele, que teve 24 pontos, seis rebotes, três assistências e 30 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada.
Em uma Stark Arena lotada (mais de 20.000 pessoas), o Partizan (SER) bateu o líder Olympiacos (GRE) por 90-75, ficando cada vez mais perto da vaga aos playoffs. O time sérvio começou com um ritmo forte, em transição rápida, e construiu uma vantagem de 14 pontos no intervalo. Com um péssimo aproveitamento do perímetro (15% no jogo), o Olympiacos conseguiu uma reação na segunda etapa, em arremessos mais próximos da cesta, mas o Partizan não iria deixar a vitória escapar. Com um grande último quarto (30-23) e imenso apoio da torcida, a equipe conquistou sua quarta vitória nos últimos cinco jogos, com seis jogadores tendo duplos dígitos em PIR. Destaques para James Nunnally, com 19 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e dois roubos, e Mathias Lessort, com 12 pontos, dez rebotes, três assistências e 26 de PIR.
Maccabi vence mais uma e Fenerbahçe se recupera na semana
Jogando fora de casa, o Maccabi Tel Aviv (ISR) venceu a quarta partida consecutiva e se manteve na sexta posição da tabela, superando o lanterna ASVEL (FRA) por 67-85. O time francês chegou à nona derrota consecutiva e deu trabalho apenas no primeiro tempo, sob comando de Nando De Colo. Mas na segunda etapa, o time visitante foi colocando sua melhor qualidade, especialmente com o trio Lorenzo Brown-Wade Baldwin-Bonzie Colson, e finalizou a partida com um 17-8 no quarto final. O time francês teve um aproveitamento medíocre nos dois pontos (36%) e cometeu 17 erros, muito em função da grande defesa do Maccabi. Destaques para Brown, com 18 pontos, Colson, com 16 pontos e cinco rebotes, e Baldwin, com 23 pontos e sete assistências.
Após um tropeço no início da semana, em jogo atrasado da rodada 24, o Fenerbahçe (TUR) voltou a vencer, batendo o Žalgiris Kaunas (LIT) por 87-79. O jogo foi comandado praticamente do início ao fim pelo time turco, porém sem conseguir abrir uma vantagem mais tranquila pelo menos até o quarto final. Com bons aproveitamentos das duas equipes, a melhor defesa do Fener e um melhor cuidado com a bola foram “detalhes” fundamentais para o triunfo dentro de casa, e briga até por mando de quadra nos playoffs. O time lituano segue na briga, na nona posição, com a mesma campanha do Baskonia. Destaque para Nigel Hayes-Davies, com 19 pontos, seis rebotes, duas assistências, dois roubos e 26 de PIR.
Outras partidas
O Estrela Vermelha (SER) voltou a vencer e se manteve vivo na busca por uma vaga, batendo em casa o Baskonia (ESP), por 74-63, impondo a terceira derrota seguida ao time basco. Após um início melhor dos visitantes, quando abriram 12 pontos de vantagem, o Estrela ajustou a defesa, fez uma corrida de 14-0 e não perdeu mais o controle da partida. Destaque para Nemanja Nedović, com 20 pontos. Já o atual bicampeão, Anadolu Efes (TUR), perdeu mais uma e viu suas chances de playoffs diminuírem, apesar de continuar na briga. Desta vez, a derrota veio para o Alba Berlim (ALE), no último lance, em um “rebodunk” de Luke Sikma. O time alemão chegou a abrir 19 pontos de vantagem no início do terceiro quarto, mas o Efes se recuperou, com grande partida de Vacilije Micić (30 pontos) e abriu sete pontos no período final. Mas com bolas triplas e lances livres (além de boa defesa), o time alemão voltou para o jogo e venceu, de forma histórica, o atual campeão (na décima posição).
Por fim, a Olimpia Milão (ITA) segue sua incrível recuperação, sob efeito de Shabazz Napier, e chegou à oitava vitória nos últimos nove jogos, com chances de chegar aos playoffs. A vítima da vez foi o Bayern de Munique (ALE), por 99-74, que agora está matematicamente eliminado da competição. Com um ataque arrasador, obtendo 64% de aproveitamento nos dois pontos, e 63% (!) na bola tripla, a equipe italiana começou forte desde o primeiro quarto, quando fez 25-8 e já assumiu o controle da partida, sem nunca ser incomodada pela equipe alemã. Destaque novamente para Napier, com 20 pontos, quatro assistências, dois roubos e 27 de PIR.