A nossa coluna semanal de notícias agora tem um nome, votado por vocês em nossa conta do Twitter: EuroNews! A dinâmica permanece a mesma, na qual reunimos em um mesmo texto as principais notícias do basquete europeu na semana em questão. Confira conosco o que de mais importante aconteceu desde nosso último noticiário.
Nesta semana dois grandes clubes oficializaram “namoros” que já haviam sido anunciados havia semanas. O CSKA Moscou (RUS) tornou público nesta quinta-feira (9) o seu acordo com o ala-pivô georgiano Tornike Shengelia (foto acima), capitão e grande destaque do Baskonia (ESP) nas últimas temporadas. Um dos melhores de sua posição no basquete europeu, o atleta assinou um contrato de três anos com o gigante russo, mas com uma opção de sair para a NBA no meio de 2022, caso haja propostas.
Mas a transferência do jogador não foi vista com bons olhos por algumas pessoas em seu país, uma delas a presidente, Salome Zourabichvili. “Para mim, a decisão do capitão da seleção georgiana de ir jogar pelo CSKA de Moscou é infeliz e inaceitável”, escreveu. O motivo da crítica é a tensão política que existe entre a Geórgia e a Rússia, principalmente desde a recente guerra entre as duas nações, travada em 2008. Além disso, as tensões entre os dois têm aumentado desde o ano passado.
Shengelia não se mostrou muito preocupado com as críticas. “Não preciso me justificar. Estou indo para lá para jogar basquete. Isso não vai mudar meu relacionamento com a Geórgia e espero que não mude a forma com que os georgianos me tratam”, afirmou. A federação georgiana de basquete também saiu em sua defesa. “Estamos convencidos de que, como sempre, Tornike defenderá a honra e os interesses de sua terra natal e de sua seleção, independente de em qual clube ele esteja. O capitão da seleção nos fará felizes com o sucesso de sua carreira esportiva e, sob sua liderança, a seleção georgiana certamente alcançará grandes vitórias”, escreveram.
Barcelona oficializa Calathes e pode trazer Gasol
A outra movimentação de peso que foi oficializada na quinta-feira foi a chegada do armador americano-grego Nick Calathes ao Barcelona (ESP). O jogador da seleção grega realizou exames médicos na Catalunha e assinou um contrato de três anos com os culers, sanando a maior deficiência da equipe. Estima-se que o valor total do contrato seja de € 5,5 milhões.
Mas a maior notícia envolvendo o clube nesta semana não foi essa. Na quarta-feira (8), o site Eurohoops noticiou que o Barcelona estaria próximo de um acerto com o pivô Pau Gasol, revelado pelo próprio clube e que o defendeu entre 1998 e 2001, antes de partir para a NBA e construir uma fantástica carreira. Aos 40 anos de idade, Gasol está sem time, após ter sido dispensado pelo Portland Trail Blazers, da NBA. Há algumas semanas, ele havia dito que gostaria de se aposentar com o Los Angeles Lakers, da NBA, ou com o Barça.
Durante a coletiva de apresentação de Calathes, dirigentes do clube negaram que estejam em negociações com o jogador catalão, mas o Eurohoops escreveu que garante a fidedignidade da informação e que acredita que as partes chegarão a um acordo de um ano até o fim do verão europeu.
Outras notícias
- O Baskonia não demorou a correr atrás de um substituto para o ídolo Shengelia e anunciou nesta sexta-feira (10) um acordo com o ala-pivô americano Alec Peters, que deixou o Anadolu Efes (TUR). Ele iniciou a temporada 2019-20 como titular do clube turco, mas perdeu a posição e foi pouco aproveitado na reta final. Ele vai para sua terceira temporada no basquete europeu, após quatro ótimos anos no basquete universitário dos EUA e uma tentativa frustrada de ingressar na NBA. O time também chegou a um acordo de renovação por três anos com seu pivô reserva Ilimane Diop, formado na base do clube.
Mas a grande contratação da semana pelo campeão espanhol veio dias antes, no último sábado (4), quando o clube anunciou a contratação do ala lituano Rokas Giedraitis, titular e um dos destaques do campeão alemão ALBA Berlin (ALE) na última temporada. O atleta da seleção lituana assina com o clube basco por três temporadas.
- O Panathinaikos (GRE) também já buscou um substituto para Calathes, um de seus maiores ídolos. O clube teria chegado a um acordo com o “combo guard” sérvio Nemanja Nedović, que passou os últimos dois anos na reserva da Olimpia Milano (ITA). Muito provavelmente ele chega a Atenas para assumir a posição um, pois além de Calathes tê-la deixado vaga, o time havia assinado anteriormente com o ala-armador americano Marcus Foster, que provavelmente será o titular na posição dois. Nedović teve dois anos discretos na Itália, mas se destacou pelo Unicaja Málaga (ESP) na Euroliga de 2017-18, quando foi o cestinha do time (16,8 pontos por jogo). O anúncio oficial da contratação do jogador é esperado para a próxima segunda-feira (13).
- Quem também fez grandes contratações nesta semana foi o Valencia (ESP), que discretamente está subindo muito o nível de seu elenco. Após fechar com o cestinha do campeonato espanhol na semana passada, Klemen Prepelič, o time anunciou na quarta-feira (8) o acordo por um ano com um dos agentes livres mais disputados no mercado, o ala-pivô americano Derrick Williams. Ele chega para formar uma das melhores duplas de garrafão da Europa, ao lado do montenegrino Bojan Dubljević. Mas os laranjas não pararam por aí. Nesta sexta-feira (10) eles oficializaram a contratação do armador islandês Martin Hermannsson, titular do ALBA Berlin na última temporada. O jogador assinou um contrato de dois anos, com opção de renovação por mais um.
- A Olimpia Milano é outro time que continua em uma ótima caminhada para fortalecer sua equipe. A gigante italiana oficializou nesta quinta-feira (9) a contratação do ala americano Shavon Shields, titular do Baskonia nesta última temporada. O jogador já é o sétimo reforço do clube para a nova temporada e o oitavo já pode estar bem próximo também. O ala-pivô americano Zach LeDay se desligou esta semana do Zalgiris Kaunas e vários repórteres indicam que ele deve ser anunciado pelo clube de Milão a qualquer momento.
- No meio de tantas contratações feitas pela Olimpia nesta inter-temporada, o ala-pivô lituano Arturas Gudaitis perdeu espaço e foi dispensado oficialmente na quinta-feira (9). Muito cobiçado, ele não ficou muito tempo sem clube e nesta sexta-feira (10) o Zenit São Petesburgo anunciou um acordo de dois anos com o atleta. Curiosamente, Gudaitis foi apenas uma das quatro grandes contratações do clube russo nesta semana, que até este momento vinha muito discreto no mercado.
O time do técnico espanhol Xavi Pascual assinou na segunda-feira (6) com o armador canadense Kevin Pangos, que estava no Barcelona, e com o ala-armador americano K.C. Rivers, veterano que disputou a última temporada com o Zalgiris Kaunas. No dia seguinte, foi a vez de fechar acordo com o pivô americano Alex Poythress, que estava no Galatasaray. Repentinamente, o time russo se coloca em uma posição favorável para ter uma campanha bem melhor na temporada 2020-21, após ter sido o “lanterna” da Euroliga e apenas sexto colocado na Liga VTB nesta última temporada.
- A semana foi de boas notícias para o Fenerbahçe (TUR), com a melhor delas sendo as permanências do pivô tcheco Jan Veselý e do ala-armador francês Nando de Colo, ambos titulares e peças fundamentais das boas campanhas do clube nos últimos anos. Além disso, o time também anunciou oficialmente na quinta-feira (9) a contratação do ala lituano Edgaras Ulanovas, um dos destaques do Zalgiris, onde jogou toda sua carreira. O ala chega para tentar suprir a saída do italiano Luigi Datome, que fechou com a Olimpia Milano na semana passada. Além de Ulanovas, o clube também acertou com o pivô de Trinidad e Tobago Johnathan Hamilton, que estava no Darüşşafaka (TUR), e o ala canadense Dyshawn Pierre, que estava na Dinamo Sassari (ITA). Eles também estariam próximos de fechar com o ala-pivô alemão Danilo Barthel, do Bayern de Munique (ALE).
- Um dos times que mais vem se reforçando nesta inter-temporada é o Olympiacos (GRE), que só nesta semana anunciou três novas contratações. O clube chegou a acordos com o armador americano Charles Jenkins, que foi reserva do Estrela Vermelha (SER) nesta última temporada, o ala-armador Aaron Harrison, também americano, que defendia o Galatasaray (TUR), e repatriou o ala-armador grego Giannoulis Larentzakis, que estava no UCAM Murcia (ESP). O clube também anunciou a renovação de contrato por mais dois anos com o ala-pivô búlgaro Sasha Vezenkov, por lá já há dois anos, e que pode ter seu papel aumentado no time, com a saída de Nikola Milutinov.