Sejam bem-vindos a mais um EuroNews, com as principais notícias no basquete europeu desta semana. Com boa parte dos elencos já montados, a pouco mais de dois meses antes do início da temporada, foram poucas as movimentações no mercado e esta deve ser a tendência de agora para frente. Isso pode resultar em uma freqüência menor dos nossos textos noticiários. Confira conosco o que de mais importante aconteceu desde o nosso último noticiário.

maxresdefault-1
Kostas Sloukas em sua primeira passagem pelo Olympiacos

A principal movimentação no mercado desta semana foram as oficializações da saída do armador grego Kostas Sloukas do Fenerbahçe (TUR) e de sua volta ao seu ex-clube, o Olympiacos (GRE), anunciada nesta sexta-feira (24). Aos 30 anos, o jogador passou as últimas cinco temporadas no clube turco, sob a batuta do então treinador Željko Obradović, onde pôde ascender à condição de titular e se tornar um dos melhores armadores da Europa. Lá também ele sagrou-se campeão europeu na temporada 2016-17, pela terceira vez na carreira.

LEIA TAMBÉM: Times históricos: o Maccabi Tel Aviv que conquistou a Europa pela primeira vez

Sloukas se profissionalizou no próprio Olympiacos, ainda em 2008. Ele passou seis dos sete anos seguintes no clube da cidade de Pireu, intercalados com uma temporada de empréstimo ao Aris Tessalônica (GRE) na temporada 2010-11. Com os Vermelhos, apesar de reserva, ele foi bicampeão europeu, nas temporadas 2012 e 2013. Agora, ele “volta para casa” com um contrato garantido de dois anos, com a possibilidade de renovação por mais um, para provavelmente ser o titular absoluto.

Com a chegada de Sloukas, a equipe do técnico Georgios Bartzokas está fechada e pronta para o início da temporada da Euroliga. Lembrando que a equipe principal do clube disputará somente a competição européia, pois o time está na segunda divisão grega e não utiliza sua equipe A na mesma.

Panathinaikos anuncia três reforços e está perto de fechar o elenco

bochoridis
Lefteris Bochoridis em sua primeira passagem pelo Panathinaikos

Também na Grécia, o Panathinaikos (GRE) oficializou ao longo desta semana três contratações, colocando o time do técnico Georgios Vovoras bem perto de estar completamente montado. Na segunda-feira (20) foi confirmada a volta do pivô Zach Auguste, que nós já havíamos antecipados na semana passada. O atleta jogou no próprio Panathinaikos na temporada 2017-18 e passou para o Galatasaray (TUR) na temporada seguinte, onde ficou por dois anos. Auguste é americano, mas tem cidadania grega, o que impede que ele ocupe uma das seis vagas para estrangeiros permitidas pela federação grega.

Na terça-feira (21) o clube anunciou o acordo com o ala cubano Howard Sant-Roos, que foi uma contratação de inverno do CSKA Moscou (RUS) em janeiro deste ano, mas que não teve chances reais no clube. Sant-Roos passou por diversos clubes desde que se tornou profissional, em 2011, incluindo clubes pequenos da Itália, Alemanha e República Tcheca, antes de ser uma peça sólida do Darüşşafaka (TUR) na temporada 2017-18 e passar para o AEK Atenas (GRE) na temporada seguinte, onde ficou até janeiro último. Valorizado por sua forte defesa, ele havia se tornado titular do AEK antes do CSKA contratá-lo e vinha tendo também sua melhor temporada ofensiva, com 10,6 pontos por jogo, além de 6,4 rebotes, 3,6 assistências e 2,2 roubos.

Quem também retornou ao clube, com o anúncio oficial acontecendo na quinta-feira (23), foi o armador grego Lefteris Bochoridis, que jogou no time entre 2014 e 2017, mas com uma quantidade baixíssima de minutos. Em 2017 ele retornou ao clube que o revelou, o Aris (onde jogou entre 2010 e 2014), onde ficou até esta última temporada e teve uma grande evolução. Antes do cancelamento da temporada 2019-20 por causa da COVID-19, ele vinha tendo o melhor ano de sua carreira, com médias de 14,6 pontos, 5,1 rebotes e 4,6 assistências.

Caso as negociações entre Panathinaikos e Real Madrid (ESP) pela cessão do armador argentino Nicolás Laprovittola não dê certo para os gregos, Bochoridis tem grandes chances de ser o armador titular do time. Mas novas contratações não estão descartadas, pois o grupo ainda não está pronto.

Outras notícias:

  • undefinedO presidente do CSKA, Andrey Vatutin, deu entrevista na imprensa russa dizendo que irá oferecer ao técnico grego Dimitris Itoudis uma renovação de contrato, ainda que seu contrato atual ainda tenha uma temporada de duração. O dirigente disse estar “completamente satisfeito” com o trabalho do treinador. Itoudis assumiu o “clube do exército” na temporada 2014-15 e iniciou um período muito vitorioso: seu CSKA venceu todas as temporadas da Liga VTB e esteve presente no Final Four da Euroliga em todos eles. Itoudis comandou o CSKA a dois títulos europeus (2016 e 2019), encerrando um jejum de oito anos sem vencer o título.
  • logoDiscreto neste verão europeu, até por estar ainda disputando o campeonato nacional, o Maccabi Tel Aviv (ISR) fez uma contratação pontual, trazendo o armador americano Chris Jones, que estava no Bursaspor (TUR) nesta última temporada, sua primeira em um campeonato nacional de alto nível. Ele jogou quatro anos no basquete universitário americano e chegou à Europa em 2016, passando pelo basquete suíço e belga, antes de se juntar ao clube turco nesta última temporada. Por lá, ele teve médias de 15,3 pontos e 6,8 assistências por jogo, em 23 partidas, todas como titular. No Maccabi, ele chega para compor o banco de reservas.

  • Žalgiris Kaunas logoApós o Khimki (RUS) demonstrar interesse em sua contratação, o armador americano Thomas Wlakup decidiu permanecer no Zalgiris Kaunas (LIT). O atleta irá para sua terceira temporada com o clube lituano, do qual já se tornou um constante titular. Ele teve seu melhor ano na Europa nesta última temporada, com médias na Euroliga de 9,6 pontos e 5,5 assistências por jogo, tendo sido titular em 21 dos 28 jogos. Ele também teve a segunda maior média de PIR (Performance Index Rating) do Zalgiris na competição europeia, com 12,7 por jogo. Ele deverá ser uma peça fundamental para o novo treinador, o austríaco Martin Schiller, na tentativa de reerguer a equipe, que perdeu vários jogadores importantes nesta intertemporada.

  • Alba Berlin logoO campeão alemão ALBA Berlin (ALE) acertou a contratação do armador alemão Maodo Lô, que estava no rival Bayern de Munique (ALE). Nativo de Berlim, Lô chegou ao basquete alemão em 2016, defendendo o Brose Bamberg e depois o Bayern, ambos por duas temporadas. Ele já disputou quatro Euroligas, sendo esta última a melhor delas, em que foi titular e teve médias de 9 pontos e 3,3 assistências por jogo.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *