Sejam bem-vindos a mais um EuroNews, com as principais notícias no basquete europeu desta semana. O mercado foi um pouco mais calmo esta semana, mas, ainda assim, muitas mudanças interessantes ocorreram. Confira com a gente o que de mais importante aconteceu desde o nosso último noticiário.
Já um dos times que melhor se reforçou nesta intertemporada, o Valencia (ESP) surpreendeu a muitos nesta sexta-feira (17). Apesar de ainda não haver oficialidade, vários repórteres afirmam que o clube está prestes a anunciar a contratação do ala sérvio Nikola Kalinić (foto acima), que foi uma das peças mais importantes do Fenerbahçe (TUR) nas últimas cinco temporadas. Se confirmada a movimentação, o clube espanhol terá contratado quatro jogadores que, teoricamente, farão parte de seu quinteto titular: Kalinić, Derrick Williams, Klemen Prepelič e Martin Hermannsson. Eles se juntariam ao pivô Bojan Dubljević, um dos melhores na sua posição do basquete europeu nesta última temporada.
Apesar de não ter sido titular absoluto em sua passagem pelo gigante turco, ele era peça fundamental na rotação do treinador Željko Obradović, seu compatriota. Ele disputou um total de 266 jogos com a camisa do time, 151 como titular, e fez parte da abundantemente vitoriosa equipe, conquistando três campeonatos turcos e três copas nacionais, bem como a Euroliga de 2016-17. Inclusive, ele (ao lado de Bogdan Bogdanović) foi o cestinha da grande final contra o Olympiacos, com 17 pontos.
Com a equipe que teve na temporada passada, o Valencia começou o ano muito mal, sendo o “lanterna” da Euroliga por quase metade da temporada. A partir de dezembro, o time começou uma ótima arrancada e chegou a alcançar a zona de classificação para as quartas-de-final, vencendo oito jogos em doze, antes de perder o gás e sofrer quatro derrotas seguidas antes da pausa forçada pela COVID-19. Ainda assim, quando do cancelamento da temporada, eles estavam somente uma vitória atrás do primeiro time dentro da zona, ainda muito vivos na briga.
Laprovittola está perto do Panathinaikos, mas Real Madrid pode intervir
Um dos jogadores mais cobiçados no mercado atual, o armador argentino Nicolás Laprovittola (foto acima, à esquerda), do Real Madrid (ESP), pode ter uma casa nova nos próximos dias: o Panathinaikos (GRE). O jogador havia demonstrado muita insatisfação com o pouco espaço que teve no clube da capital espanhola nesta temporada e vem negociando há semanas sua rescisão com o time. Ele esteve em quadra em 53 jogos pelos merengues nesta última temporada, mas foi titular em somente seis deles, com uma média de pouco mais de 15 minutos por jogo no total.
As primeiras notícias de que o “hermano” poderia se juntar ao gigante grego foram ventiladas no início da semana. Ele seria a maior contratação do clube nesta intertemporada, chegando para provavelmente ser titular. Ao longo desta semana, o clube oficializou as já anunciadas contratações do armador sérvio Nemanja Nedović e do ala-armador americano Marcus Foster. Caso a negociação com Laprovittola realmente saia do papel, o Panathinaikos terá feito um bom trabalho em compensar a saída do armador Nick Calathes, que assinou com o Barcelona.
Porém, o Real pode jogar um balde de água fria nas expectativas dos Verdes. Ainda sem saber se o armador Facundo Campazzo, também argentino e titular absoluto da equipe, vai sair para jogar na NBA ou não, o time está travando a liberação de Laprovittola. Imagina-se que se seu compatriota realmente deixar a Espanha, ele será o titular da posição, caso aceite ficar. Antes de se juntar ao Real, o ex-jogador do Flamengo foi o melhor jogador do campeonato espanhol com a camisa do Joventut Badalona, na temporada 2018-19. Ele foi eleito o MVP do campeonato, após ter médias de 17,1 pontos e 6,3 assistências por jogo.
Além de Laprovittola, o Panathinaikos também estaria perto de trazer de volta o pivô americano Zach Auguste, que defendeu o time na temporada 2017-18, sendo reserva da equipe. Ele partiu para o Galatasaray (TUR), onde jogou as últimas duas temporadas e foi um dos principais destaques da equipe. Em 85 jogos com o clube (82 como titular), ele manteve médias totais de 13,0 pontos e 7,5 rebotes por jogo.
O Zalgiris já tem técnico novo e se reforça
O torcedor do Zalgiris Kaunas (LIT) não vinha tendo dias de boas notícias já havia semanas. Não apenas ele viu o treinador e ídolo do clube Šarūnas Jasikevičius deixar o time para treinar o Barcelona (ESP), mas também uma onda de jogadores-chave deixando o time, como Edgaras Ulanovas, K.C. Rivers e Zach LeDay. Mas esta semana, o maior campeão lituano parece ter finalmente colocado as coisas nos trilhos.
Na terça-feira (14), o time anunciou o sucessor de Jasikevičius, oficializando a contratação do austríaco Martin Schiller (foto acima), de apenas 38 anos. Apesar da pouca idade, ele já possui uma vasta experiência, sendo treinador ou assistente técnico de vários clubes desde 2004. Desde 2015 ele é um dos assistentes técnicos da seleção da Alemanha, país onde passou a maior parte de sua carreira. Mas o maior destaque do treinador foi durante as três temporadas em que comandou o Salt Lake City Stars (EUA), clube da G-League afiliado ao Utah Jazz, da NBA. Sob o comando de Schiller, o Stars vinha tendo a melhor campanha da Divisão Sudoeste e a segunda melhor de toda a G-League (30-12) antes da temporada ser cancelada por causa da COVID-19.
Além do novo comandante, o Zalgiris também anunciou reforços esta semana. O clube chegou a acordos de um ano com o pivô francês Joffrey Lauvergne, que esteve dois anos com o Fenerbahçe, e com o ala-pivô americano Augustine Rubit, que disputou esta última temporada com o Olympiakos (GRE). Ambos os atletas vinham sendo subaproveitados em seus últimos clubes e podem ver seu tempo de quadra aumentar consideravelmente em Kaunas. Porém, a disputa por posições não será tão fácil assim, pois Schiller pediu que o clube mantivesse o ala-pivô americano Nigel Hayes no elenco e o clube o fez, anunciando sua renovação de contrato nesta sexta-feira (17).
Outras notícias
- Novamente, o Fenerbahçe teve uma semana produtiva, apesar de não tanto quanto as duas últimas. Na terça-feira (14) os turcos oficializaram a contratação do armador americano Lorenzo Brown, que estava no Estrela Vermelha (SER) um dos atletas mais cobiçados no mercado atual. Brown chega para provavelmente ser o titular da posição um da equipe, já que crescem a cada dia as chances de Kostas Sloukas deixar o time. Brown foi bastante eficiente nesta última temporada com o Estrela Vermelha, mesmo jogando uma média relativamente baixa de minutos por jogo (23:06 no total). Ele esteve em quadra 49 vezes pelo time sérvio, mantendo médias de 11,2 pontos e 5,1 assistências, para uma valoração (PER, “Player Efficiency Rating”) de 18, 0 por jogo. O Fenerbahçe também reforçou o garrafão, oficializando a contratação do ala-pivô alemão Danilo Barthel junto ao Bayern de Munique (ALE), como antecipamos na semana passada.
- O torcedor do Olympiakos já vinha tendo motivos para ficar feliz com seu clube, após as várias contratações feitas nas últimas semanas. Mas, nesta semana, ele teve uma talvez ainda mais especial. O armador Vassilis Spanoulis, possivelmente o maior jogador da história do clube, chegou a um acordo de renovação por mais um ano com o time no último sábado (11). Já o maior cestinha da era moderna da Euroliga, Spanoulis pode disputar sua última temporada como profissional em 2020-21. O atleta completará 38 anos em agosto e vem sofrendo com uma lesão no tornozelo direito desde o início de 2019, que o forçou a passar por duas cirurgias no local em menos de um ano – ambas encerrando sua temporada. Pela idade e a dificuldade de manter-se saudável, não se sabe se ele prosseguirá a carreira para além desta temporada.
- O Estrela Vermelha, que se reforçou muito bem nas primeiras semanas da intertemporada (seis contratações), acertou mais uma nesta semana. O clube repatriou um dos grandes jogadores de sua história recente, o ala Marko Simonović, também da seleção sérvia. Aos 34 anos, esta será a terceira passagem do jogador pelo clube, o qual ajudou a conquistar dois títulos da Liga Adriática, dois campeonatos sérvios e três copas da Sérvia. Ele passou a maior parte desta última temporada com o Cedevita Olimpija (SLO), com o qual disputou 32 jogos totais, com uma média de 10,6 pontos por jogo. Ele terminou a temporada com uma breve e discreta passagem pelo Unicaja Málaga (ESP).
- Fazendo um mercado discreto, sem grandes contratações, o ASVEL (FRA) chegou a um acordo com o ala francês William Howard. O atleta estourou como profissional no campeonato francês em 2016, rendendo-lhe uma transferência para o gigante do país, Limoges CSP, onde jogou até 0 meio do ano passado. Ele ganhou uma chance e foi tentar a sorte na NBA nesta última temporada e apesar de ter ido bem na G-League por dois clubes diferentes (12,8 pontos, 5,3 rebotes e 1,6 roubo de média por jogo no total), não teve chances na NBA, disputando apenas dois jogos com o Houston Rockets.
- A Olimpia Milano (ITA) diminuiu o ritmo frenético de contratações desta intertemporada e nesta semana fez “apenas” uma, a oitava no total desde o cancelamento da temporada. Como antecipamos na semana passada, o clube oficializou na segunda-feira (13) o acordo com o ala-pivô americano Zach LeDay, de 26 anos. Mesmo vindo do banco, ele foi o melhor jogador do Zalgiris Kaunas nesta última temporada, mantendo uma média de 13,2 de PIR (Performance Index Rating) por jogo, a maior da equipe. Entre Euroliga e campeonato lituano, LeDay teve médias de 11,4 pontos e 4,4 rebotes, em apenas 19:42 minutos por jogo na temporada 2019-20.