Quase duas semanas após o último texto publicado pelo EuroLeague Brasil, o mercado de transferências do basquete europeu não foi dos mais movimentados. Ainda assim, há algumas novidades importantes nos clubes, incluindo brasileiro de mudança para o Velho Continente. Confira:
Cristiano Felício acerta com o ratiopharm Ulm
“Uma potência brasileira está chegando a Ulm”. Em uma tradução literal, foi assim que o site oficial do ratiopharm Ulm iniciou o anúncio da contratação de Cristiano Felício. O pivô acertou com o clube alemão para a próxima temporada, onde a equipe disputará a Bundesliga e a EuroCup. Será a primeira experiência do jogador de 29 anos no basquete europeu.
Felício deixa a NBA após seis temporadas com a camisa do Chicago Bulls. No total, o brasileiro somou 258 jogos, com médias de 3.9 pontos e 4.3 rebotes. Revelado pelo Minas Tênis Clube, o atleta passou pelo Flamengo antes de ir para o basquete americano, onde atuou também por Canton Charge e Windy City Bulls, franquias da G League, a liga de desenvolvimento.
Ex-companheiros de Warriors na EuroCup
Falando de outros dois times que disputam a segunda competição da EuroLeague Basketball, cotados entre os principais favoritos ao título da próxima temporada, Partizan e Virtus Bolonha acertaram nos últimos dias com jogadores vindos da NBA. Não só isso, dois atletas europeus que atuavam na mesma equipe.
O clube sérvio fechou com o ala-pivô Alen Smailagić. O atleta de 20 anos esteve por duas temporadas no Golden State Warriors, alternando com passagens pelo Santa Cruz Warriors, franquia afiliada da G League, onde havia chegado ainda em 2018, antes de ser draftado na 39ª escolha do recrutamento de 2019. O contrato do jovem com o Partizan é válido até 2024.
Companheiro de Smailagić na última temporada dos Warriors, Nico Mannion é outro a partir para o Velho Continente. No caso do armador italiano, o destino é a Virtus Bolonha. Após ser a escolha número 48 do Draft de 2020, seu ano de calouro na NBA foi entre idas e vindas na liga principal e a de desenvolvimento.
Agora, Mannion opta por retornar ao seu país natal e assinar com o atual campeão da Série A e disputar também a EuroCup. Recentemente, o jogador de 20 anos teve destaque com a camisa da seleção italiana no Pré-Olímpico e nos Jogos de Tóquio.
Alexey Shved retorna ao CSKA Moscou
Ainda que pouco ativo no mercado, o CSKA oficializou uma contratação de peso esta semana. Na quinta-feira (12), o gigante russo confirmou o retorno de Alexey Shved. O jogador volta ao seu clube de origem após nove anos. Neste meio tempo, passou três temporadas na NBA e seis no Khimki Moscou, onde foi líder em média de pontos em duas edições da Euroliga.
Revelado pelo CSKA em 2006, o armador foi campeão da maior competição de clubes europeus pela equipe de Moscou em 2008, quando tinha apenas 19 anos. O vínculo assinado entre as partes tem duração de uma temporada, com opção de renovação por mais uma.
Veja outras transferências de times da Euroliga:
- O Monaco acertou com o ala-pivô Donta Hall. Aos 24 anos, o atleta atuou por último no Orlando Magic, da NBA. O contrato é válido para a temporada 2021-2022. Esse foi o sétimo reforço confirmado pelo clube monegasco, atual campeão da EuroCup.
- O ALBA Berlim fechou com o ala-armador Yovel Zoosman. O israelense, de 23 anos, estava livre no mercado após não permanecer no Maccabi Tel Aviv, clube onde foi revelado.
- Ainda na Alemanha, o Bayern de Munique confirmou a contratação de Deshaun Thomas. O ala-pivô, prestes a completar 30 anos, volta à Europa após um ano no basquete japonês. O contrato vale para a próxima época.
- O Estrela Vermelha acertou o retorno de Nate Wolters. Aos 30 anos, o armador havia atuado na equipe sérvia na temporada 2016-2017, sendo campeão da Liga Adriática. O vínculo é válido por um ano.