Novamente trazemos para vocês um relatório sobre como estão as ligas nacionais femininas do basquete europeu. Caso você não tenha visto, publicamos esta coluna pela primeira vez no último mês de dezembro e você pode lê-la clicando aqui! Para ler outros textos de nossa equipe sobre o feminino, clique aqui e veja a nossa categoria “feminino”, que inclui também textos sobre a Euroliga.

🇫🇷Campeonato francês: líder Bourges sofre com casos de COVID-19; em ótima fase, Montpellier começa a subir na tabela

Com pouco mais da metade dos jogos realizados, já é possível ter uma ideia de quais serão os oito times classificados para os playoffs da liga francesa. A diferença de campanha do oitavo colocado, Roche Vendée (seis vitórias e seis derrotas) para o nono colocado Nantes (três vitórias e nove derrotas) é considerável e parece improvável que a situação mude na reta final do campeonato. O torneio conclui neste domingo (21) a 14ª, de um total de 22 rodadas de sua temporada regular. Esta fase está prevista para terminar no próximo dia 6 de abril.

A liga é liderada pelo Bourges Basket, que venceu todos os seus 11 jogos disputados até aqui. No entanto, o time tem passado por dificuldades nos últimos dias, porque algumas jogadoras foram contaminadas pela COVID-19 e alguns jogos da equipe foram adiados. Logo atrás do Bourges, o Basket Landes e o ASVEL Lyon também se destacam e chegaram mais perto do líder depois de vencerem seus respectivos jogos na última rodada. O Landes dominou completamente o jogo contra o Villeneuve e saiu com a vitória por 81 a 57. Já o Lyon, desfalcado da armadora Marine Johannès, fez um primeiro tempo muito fraco contra o lanterna Hainaut Basket, mas se impôs defensivamente na metade final e venceu por 77 a 63 (assista ao jogo completo abaixo).

No meio da tabela, é interessante ver a ótima fase do Montpellier, que tem quatro triunfos nas últimas cinco partidas. Além disso, o time se reforçou com a ala americana Napheesa Collier, eleita Caloura do Ano da WNBA em 2019. Napheesa fez sua estreia na última quinta-feira (18) e o Montpellier simplesmente passou por cima do Flammes Carolo, na vitória por 96 a 58, com destaque para Myisha Hines-Allen (16 pontos, 11 rebotes e cinco assistências). Acesse o canal oficial da liga francesa no YouTube, para assistir aos jogos completos da competição.

Confira a classificação atual do campeonato francês (clique na imagem para ampliá-la):

🇹🇷Campeonato turco: Hatay acumula cinco vitórias consecutivas e volta a brigar por playoffs

A temporada regular do campeonato turco se encaminha para a reta final e quatro das oito vagas para os playoffs estão praticamente garantidas. Fenerbahçe e Galatasaray ocupam as duas primeiras posições, com ampla vantagem, enquanto Nesibe Aydin e Çankaya aparecem, respectivamente, em terceiro e quarto lugar, com uma campanha levemente superior aos demais times. Entre os dias de ontem (19) e a próxima quarta-feira (24), a competição está realizando a sua 21ª rodada. Com a pendência das sete partidas que precisaram ser adiadas por causa de problemas com a COVID-19, a temporada regular está prevista para terminar no próximo dia 14 de março.

As últimas quatro vagas estão sendo disputadas por cinco times que possuem campanhas bastante semelhantes: Mersin, Botas, Ormanspor, Izmit e Hatay. Na 20ª rodada, que aconteceu na última quarta e quinta-feira (17 e 18), três desses times venceram seus jogos. O Ormanspor bateu o Bellona Kayseri por 87 a 63, com destaque para os 22 pontos e cinco assistências de Riquna Williams. O Botas contou com seis jogadoras fazendo dez ou mais pontos, para conquistar a vitória sobre o Adana por 85 a 57. Por fim, o Hatay protagonizou um jogo eletrizante de duas prorrogações contra o Çankaya e venceu por 109 a 108, com um “game-winner” e triplo-duplo de Alexis Prince (19 pontos, 12 rebotes e dez assistências). Você pode assistir ao jogo completo abaixo.

No fim da tabela, é quase certo que Canik Belediye e Adana sejam as duas equipes rebaixadas. Para ter alguma chance de ultrapassar o 12° colocado Bellona Kayseri, o Adana precisará vencer pelo menos quatro dos seis jogos restantes, enquanto o Canik Belediye tem que ganhar todos os últimos cinco jogos para tentar sobreviver na primeira divisão.

Confira a classificação atual do campeonato turco (clique na imagem para ampliá-la):

🇷🇺Campeonato russo: UMMC Ekaterinburg segue invicto na busca do 13º título consecutivo

Na Rússia, a temporada regular está muito perto de ser concluída, com os oito times que vão aos playoffs praticamente definidos. Como esperado, o UMMC Ekaterinburg domina o campeonato e tem 100% de aproveitamento até aqui. A última vítima foi o MBA Moscou, derrotado por 91 a 61, com grande partida da Breanna Stewart (19 pontos, dez rebotes e seis assistências).

O segundo colocado, Dynamo Kursk (13 vitórias e duas derrotas) e o terceiro, Nadezhda (11 vitórias e quatro derrotas), são os principais times que têm demonstrado a capacidade de oferecer alguma dificuldade ao UMMC. Na última rodada, o Dynamo Kursk superou o Nika por 78 a 74, com grande atuação da dupla Raisa Musina e Arike Ogunbowale, que combinaram para 46 pontos. Já o Nadezhda bateu o Dynamo Moscou com uma vantagem gigantesca de 38 pontos e chegou à quarta vitória consecutiva.

Os outros cinco times que devem ir aos playoffs são MBA Moscou, Dynamo Novosibirsk, Enisey, SpartaK e Nika, mas essas equipes devem ser meras coadjuvantes por conta da grande disparidade de talento que existe entre os elencos. Neste final de semana, o campeonato realiza a sua 16ª rodada e a temporada regular terminará em breve, com a 19ª e última rodada prevista para o próximo dia 14 de março.

Confira a classificação atual do campeonato russo (clique na imagem para ampliá-la):

🇪🇸Campeonato espanhol: Avenida, Valencia e Girona se destacam como os grandes favoritos ao título

As últimas rodadas da liga espanhola prometem ser de bastante disputa pelas últimas posições da zona de classificação aos playoffs. As três últimas vagas estão sendo disputadas pelo Araski, que tem 11 vitórias e 12 derrotas, além de Ensino, Cadi la Seu, IDK Gipuzkoa e o Clarinos, que possuem 11 vitórias e 13 derrotas cada.

Entre os já classificados estão o invicto Perfumerias Avenida, o Valencia e o Spar Girona. O Gernika, time da brasileira Nádia Colhado, e o Estudiantes ainda não estão garantidos na pós-temporada, mas já estão com suas vagas muito bem encaminhadas.

Também há equilíbrio no fim da tabela, com uma das duas vagas para o rebaixamento ainda em aberto. O Zamarat, último colocado, tem poucas chances de escapar, mas Bembibre e Al-Qazeres, ambos com seis vitórias e 18 derrotas, lutam pela permanência. Gran Canaria, Campus Promete e Zaragoza também correm alguns riscos.

Confira a classificação atual do campeonato espanhol (clique na imagem para ampliá-la):

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *