Nos dias 09 e 10/10 (sábado e domingo) foi realizada a terceira rodada da LNB Pro A, com ASVEL e JL Bourg ainda invictos e no topo da competição. Aliás, a equipe de Lyon-Villeurbanne também não perdeu na Euroliga e tem um início de temporada bastante animador para sua torcida. Na outra ponta da tabela, os “novatos” Paris Basketball e Fos Provence ainda não venceram e ocupam a zona de rebaixamento, assim como o Strasbourg também busca a primeira vitória.
Monaco volta a vencer após sacudida na rodada anterior
O Monaco voltou a vencer na Pro A ao bater o Le Mans, em casa, por 81 a 70, após derrota vergonhosa na segunda rodada para o Metropolitans 92. O jogo foi realizado no domingo, após vitória fora de casa na quinta-feira pela Euroliga, contra o UNICS Kazan, marcando bom início da equipe novata na competição. Coincidência ou não, novamente Mike James e Donatas Motiejūnas não jogaram, ou seja, a equipe venceu os dois jogos em que eles não participaram na liga francesa, e perdeu o único em que estiveram em quadra.
A partida teve um primeiro tempo equilibrado, com o Monaco partindo melhor no primeiro quarto e o Le Mans conseguindo se recuperar no segundo, deixando o jogo empatado no intervalo. O time da casa se impôs no terceiro período, sendo dominante nos rebotes, conseguindo melhor aproveitamento da bola tripla e indo bastante para a linha de lance livre. O Le Mans tentava uma defesa mais agressiva, mas cometia muitas faltas, além de ter um aproveitamento baixo nos arremessos de quadra. Assim, a qualidade do time da casa prevaleceu, com grande partida do armador Paris Lee (17 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e 24 de valoração), com o sérvio Danilo Anđušić novamente vindo muito bem do banco, com 20 pontos em 17 minutos em quadra. Nos visitantes, destaque para TaShawn Thomas, com 15 pontos e nove rebotes.
Defesa forte do ASVEL garante terceira vitória
Em reencontro da final da última temporada da Pro A, o ASVEL impôs uma forte defesa e bateu o Dijon com tranquilidade, por 73 a 49. A equipe do técnico TJ Parker tem sido a sensação das primeiras rodadas da Euroliga, onde ainda não perdeu, muito em função da ótima defesa apresentada pela equipe. E na partida deste domingo não foi diferente, com o Dijon não acertando nada nos arremessos e cometendo muitos erros.
No primeiro tempo, o time do ASVEL joga com intensidade e roda bastante o elenco, cansando o time do Dijon, forçando erros do adversário e não dando espaços ao cestinha David Holston, que não acerta nada (cinco pontos no jogo). Aliás, os outros estadunidenses do elenco visitante também decepcionam, com Rashard Kelly saindo zerado da partida e Gavin Ware com apenas cinco pontos. O terceiro quarto foi decisivo, com o time da casa limitando o Dijon a apenas seis (!) pontos no período, e a vantagem de 23 para o quarto final, praticamente decretando a vitória do atual campeão francês. A rotação do time do ASVEL fez com que a pontuação fosse bem distribuída, com William Howard anotando 12 pontos, enquanto Charles Kahudi deixou outros dez no marcador. Já no Dijon, o menos pior foi Sek Henry, com 15 pontos e cinco assistências.
Outros destaques da rodada
No sábado, o JL Bourg manteve a invencibilidade e assumiu a segunda colocação, ao bater em casa o Strasbourg, por 65 a 57. O time visitante ainda não venceu e ocupa as últimas posições na tabela, apesar de um bom início na Basketball Champions League. O jogo foi fraco ofensivamente, com as duas equipes maltratando a bola tripla, com o Strasbourg conseguindo levar uma vantagem de seis pontos para o quarto final. Porém, a última etapa foi horrorosa para os visitantes, que anotaram apenas quatro pontos (!) e viram o Bourg virar a partida e sair com a vitória. Destaque para o pivô JaCorey Williams, com 11 pontos, sete rebotes e dois tocos, e Hugo Benitez, vindo do banco, com 11 pontos e seis assistências. No Strasbourg, John Roberson terminou com dez pontos e quatro assistências.
Também no sábado, o embalado Metropolitans 92 venceu mais uma de forma contundente, dessa vez batendo o Nanterre fora de casa, por 76 a 104. O time com melhor ataque da competição, que já havia batido o Monaco na rodada passada, fez dois quartos arrasadores e liquidou a partida, especialmente o último, onde venceu por 20 a 34. Dominando em praticamente todos os quesitos, a equipe do técnico Vincent Collet mostrou novamente a força ofensiva do seu experiente elenco, com destaque para Will Cummings, com 19 pontos, e Miralem Halilović, com 16 pontos. Na equipe da casa, novamente Nick Johnson foi o cestinha, com 21 pontos.
Demais resultados da terceira rodada:
Sábado (09/10)
Gravelines-Dunkerque 74 x 72 Fos Provence
Limoges 77 x 64 Le Portel
Orléans 88 x 81 Cholet
Paris Basketball 97 x 98 Chorale Roanne
Pau-Lacq-Orthez 92 x 67 Champagne Basket
Próximos jogos (Rodada 4)
*Horários de Brasília
**Transmissões pelo website da LNB TV (lnb.fr)
Sexta-feira (15/10)
15h: Fos Provence x Orléans
15h: Chorale Roanne x Limoges
15h: Champagne Basket x Le Portel
15h30: Metropolitans 92 x Gravelines-Dunkerque
Sábado (16/10)
15h: JL Bourg x Nanterre
15h: Cholet x Paris Basketball
15h30: Le Mans x Pau-Lacq-Orthez
Domingo (17/10)
12h: Monaco x Dijon
12h: Strasbourg x ASVEL