Começando nesta segunda-feira (11) e finalizando na quarta-feira (13), a segunda semana da Basketball Champions League foi cheia de resultados inesperados e jogos muito equilibrados, mostrando porque é um dos campeonatos de basquete mais disputados do mundo. Diferente da primeira rodada, onde todos os jogos foram disputados em uma semana, a partir da segunda rodada as partidas serão dividas em duas semanas. Sendo assim, de agora em diante nossos textos serão publicados por semana e não por rodada. Neste texto, fizemos o resumo dos jogos dos grupo A, B, E e F.  Na terceira semana (de 18/10 a 20/10), o texto englobará os grupos restantes (C, D, G e H). Leia agora o resumo da segunda semana de jogos da BCL:

LEIA TAMBÉM: A primeira rodada da Basketball Champions League pegou fogo

GRUPO A – 2ª SEMANA

Por Francisco Antonioli

Tenerife 87 x 60 Dinamo Sassari

Pelo grupo A, válido pela segunda rodada da BCL, o Tenerife (ESP) fez valer não apenas seu mando de quadra como também seu status de candidato ao título, derrotando de maneira tranquila a equipe da Dinamo Sassari (ITA), por 87 a 60. É a segunda vitória seguida na competição para os espanhóis, que encaminham assim uma margem tranquila no grupo em relação aos dois últimos, que ainda não venceram. O clube italiano necessita contar agora com uma virada de postura para as próximas partidas, sendo que a derrota de hoje por 27 pontos os deixa na última colocação do grupo A devido ao saldo.

A partida até teve um início equilibrado, com ambos os times ainda se adaptando ao outro, terminando assim o primeiro quarto com o placar empatado. Mas a partir do segundo quarto o favoritismo falou mais alto, e o elenco altamente superior do Tenerife provou mais uma vez porque é um dos favoritos ao título desta edição, com uma belíssima atuação dos reservas, que finalizaram a partida com 53 dos 87 pontos da equipe (praticamente 61%), terminando assim o primeiro tempo com uma margem de 17 pontos contra a equipe italiana. A segunda etapa não foi diferente, e apenas se confirmou o esperado: vitória do Tenerife, com classificação para a próxima fase bem encaminhada e grande atuação vinda do banco para pivô americano Julian Gamble (TEN) com 18 pontos e 9 rebotes. O brasileiro Marcelinho Huertas (TEN) também teve grande contribuição na partida, iniciando a partida também como suplente, obteve 13 pontos e 8 assistências. 

Prometey 64 x 86 Ludwigsburg

A outra partida válida pelo grupo A também confirmou o favoritismo, e novamente com uma grande margem de diferença no placar. O Prometey (UCR) recebeu o Ludwigsburg (ALE) e foi derrotado por 86 a 64. A equipe ucraniana se coloca em condição desconfortável no grupo, já que amarga a segunda derrota em dois jogos, fazendo com que a classificação para a próxima fase fique cada vez mais distante. Já o Ludwigsburg apenas reafirma sua força entre as quatro equipes, encaminhando não só a sua classificação como também se torna um candidato a alçar voos longos dentro desta edição da competição.

A equipe alemã não deu brecha para os ucranianos desde o início da partida, com vitória em todos os quartos e uma defesa forte, com destaque para os rebotes ofensivos (17 rebotes contra apenas oito dos mandantes). Com um quinteto inicial inspirado e calibrado, o Ludwigsburg teve três dos cinco titulares obtendo pontuações na casa dos dois dígitos. O Prometey, que sofreu não só para pontuar como também para defender (cedendo rebotes), não chegou perto de esboçar uma reação, terminando o primeiro tempo de partida com uma derrota por 41 a 33. Destaque do jogo para o talentoso e muito bom defensor, o armador americano Justin Simon (Melhor defensor da liga australiana na temporada 2020-2021), que contribuiu para a vitória do Ludwigsburg vindo do banco, com 18 pontos e 12 rebotes.

O grupo A agora conta com a liderança do Ludwigsburg, empatado em pontos com o segundo colocado Tenerife (ambos com duas vitórias). A terceira colocação ficou com o Prometey que tem a mesma campanha da lanterna Dinamo Sassari (ambos 0-2), porém assim como ocorre com o líder e segundo colocado, divergem em saldo de pontos.

Tabela de classificação do grupo A:

 

GRUPO B – 2ª SEMANA

Por Luigi Vancini

Pınar Karşıyaka 80 x 77 Stal Wielkopolski

Na Turquia, Pınar Karşıyaka (TUR) e Stal Wielkopolski (POL) fizeram um jogo marcado pelo equilíbrio e com o placar favorável para os turcos, 80 a 77. Bonzie Colson e Semih Erden contribuíram com 18 e 17 pontos respectivamente, e pelo lado dos poloneses o cestinha foi James Palmer Jr, com 21 pontos. O Karşıyaka segue invicto na competição e o Stal Wielkopolski ainda não venceu, porém, a equipe polonesa ainda não jogou em casa, e pode usar esse fator para melhorar na competição.

O Stal Wielkopolski fez um grande primeiro tempo, onde saiu de quadra vencendo por 51 a 37 mesmo jogando em Izmir. Os poloneses jogavam de forma solta e carregados por Palmer e Kobi Simmons, a equipe surpreendia o Karşıyaka. Mas no segundo tempo, a técnica e experiência falou mais alto, experiência essa principalmente do tunisiano Michael Roll, já com 34 anos, mas ainda com lenha para queimar. Foi dele os pontos da vitória, faltando dez segundos para o término da vitória. E mesmo com os erros de lance-livre de Roll faltando 4.8 segundos, os turcos conseguiram confirmar a vitória nessa partida emocionante.

Hapoel Jerusalém 68 x 73 Manresa

Hapoel Jerusalém (ISR) e Manresa (ESP) se enfrentaram nesta quarta-feira (13) em Jerusalém, Israel, e a equipe espanhola venceu a segunda partida em dois jogos, por 73 a 68. A equipe segue invicta enquanto o Hapoel perde mais uma vez, e ainda não venceu no campeonato. O cestinha da partida foi Jalen Adams, com 24 pontos. Basicamente ele foi o único pontuador com eficiência do Hapoel na partida, já que após dele foi Amit Gershon com apenas sete pontos. No clube espanhol, o maior pontuador foi Sylvain Francisco, com 23 pontos. A partida começou com os dois times “amassando o aro” principalmente nas bolas de três pontos. A equipe israelense teve um pífio aproveitamento de 1/10 no perímetro e 2/17 no final do primeiro tempo, o que acaba explicando o placar baixo ao final da primeira etapa, 33 a 32.

No segundo tempo as coisas não mudaram muito para o Hapoel. Apesar do apoio da torcida fanática, jogadores importantes como Sean Kilpatrick e Anthony Bennett não conseguiam entrar na partida, e pelo Manresa a maior diferença é que o time recebia uma maior ajuda na pontuação, não deixando ela como apenas um jogador como no caso do Jerusalém. E isso pagou seu preço na parte final, já que a equipe estava resolvendo seus ataques com muita rapidez e pouquíssima eficiência, e com os lances livres (já que a equipe de Israel já havia ultrapassado o limite de faltas) o Manresa conseguiu segurar a importante vitória, com o Hapoel ouvindo muitas vaias e protestos da torcida.

Tabela de classificação do grupo B:

 

GRUPO E – 2ª SEMANA

Por Bruno Almeida

PAOK 83 x 84 Nymburk

Nessa segunda rodada do grupo E, o PAOK (GRE) enfrentou o Nymburk (CZE) em um jogo com emoção do começo ao fim, o jogo terminou 83 a 84 para os checos do Nymburk. Mais um bom jogo do ex-armador de Weber State, Jerrick Harding. No segundo jogo da fase de grupos, o americano anotou 22 pontos, quatro rebotes, três assistências e um roubo de bola. Outro destaque da partida foi o ala checo Lukas Palyza, que fez 18 pontos e pegou três rebotes.

Pelo lado do PAOK teve vários destaques, sendo o principal deles Vladimir ‘’Vlado’’ Janković. O ala sérvio anotou um dos duplo-duplo do time, fazendo 14 pontos e pegando 11 rebotes. O outro duplo-duplo do time foi do ex-pivô do clube grego Persisteri, Marvin Jones, o americano anotou 17 pontos e 10 rebotes. Outro americano que se destacou foi o armador Malcolm Griffin, anotou 13 pontos, seis rebotes e 7 assistências, o que poderia ter sido o primeiro triplo-duplo da temporada.

Igokea 85 x 89 Galatasaray

Mais um jogo pelo grupo E, e mais uma vitória para o time do Galatasaray (TUR). Os turcos conseguiram ganhar mais uma partida do grupo, dessa vez em cima do time do Igokea (BIH), a partida terminou 85 a 89. Em uma partida que foi dominada pelos americanos, Antabia Weller foi o destaque do time do Igokea, o jogador terminou a partida com 22 pontos, três rebotes e três assistências. Outro nome que se destacou foi da promessa sérvia Stefan Djordjevic, que terminou a partida com 12 rebotes, quatro rebotes e dois bloqueios.

Pelo time do Galatasaray, a partida teve nome e sobrenome: DeVaughn Akoon-Purcell. O americano terminou a partida com a terceira melhor pontuação em uma partida nessa edição da BCL, anotando 31 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. Kerry Blackshear Jr, ex-jogador da universidade de Flórida, conseguiu terminar a partida com 11 pontos, sete rebotes, uma assistência e quatro roubos de bola.

Tabela de classificação do grupo E:

 

GRUPO F – 2ª SEMANA

Por Bruno Almeida

Oostende 77 x 83 Strasbourg

Mais uma rodada do grupo F, e mais uma vitória para o Strasbourg (FRA). Os franceses ganharam em cima dos belgas do Oostende (BEL), em uma partida que terminou 83 a 77. John Roberson, jogador que foi armador do Galatasaray e Estudiantes, foi o principal destaque do Strasbourg. O armador americano anotou 20 pontos e deu seis assistências. Outro americano que teve uma boa performance foi DeAndre Lansdowne, o armador anotou 14 pontos e sete rebotes. Um ponto importante a destacar na equipe do Strasbourg é a eficiência, o time terminou a partida com um aproveitamento de 48.4% de lances feitos, muito perto dos 50%.

Pelo Oostende, o destaque foi o ala-pivô belga Pierre-Antoine Gillet, o jogador foi o único do time que anotou mais de 20 pontos, fazendo 21 pontos e quatro dando assistências. O time do Oostende teve muitas e boas performances individuais, mas nenhuma que tivesse ajudado o time a ganhar, mas algo que pode ser destacado no time belga é a performance do jovem belga Servaas Buysschaert, que mesmo começando de titular, terminou a partida sem pontuar, e pegando apenas quatro rebotes.

Tofaş 77 x 81 Kalev

Na 2ª partida, o time do Tofaş (TUR) e o Kalev (EST) fizeram um jogo que foi bastante disputado, mas terminou com a vitória dos estónios, 81 a 77 para o time do Kalev. Mesmo coma uma boa partida na última rodada, o mexicano não conseguiu trazer a vitória para o time, Pako Cruz terminou a partida com 17 pontos, quatro rebotes e uma assistência. O principal destaque do Tofaş foi um jogador ‘’caseiro’’, Berk Ugurlu, que terminou a partida com 16 pontos, cinco rebotes e três assistências.

Pelo time do Kalev, o destaque fica mais uma vez para Silas Mleson, que jogando o melhor que sabe, conseguiu anotar 24 pontos, quatro rebotes e deu três assistências. Outro destaque dos estónios fica para JeQuan Lewis, ex-armador da universidade de Tennessee e ex-jogador do PAOK da Grécia, conseguiu anotar 17 pontos, um rebote, uma assistência, e mesmo perdendo a bola cinco vezes, conseguiu dois roubos de bola. 

Tabela de classificação do grupo F:

Datas e horários da 3ª semana:

Segunda-feira (18/10)
15h30 – Brindisi (ITA) x U-BT Cluj-Napoca (ROM) – Grupo G

Terça-feira (19/10)
13h30 – Rytas Vilnius (LIT) x San Pablo Burgos (ESP) – Grupo H
13h30 – AEK Atenas (GRE) x Treviso (ITA) – Grupo D
15h – Oldenburg (ALE) x Beşiktaş (TUR) – Grupo H
15h30 – JDA Dijon (FRA) x Nizhny Novgorod (RUS) – Grupo C

Quarta-feira (20/10)
13h – Darüşşafaka (TUR) x Hapoel Holon (ISR) – Grupo G
13h – VEF Riga (LET) x Falco Szombathely (HUN) – Grupo D
15h30 – Unicaja Málaga (ESP) x Lavrio (GRE) – Grupo C

*Todos os jogos são transmitidos gratuitamente no canal da BCL no YouTube

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *