Começou nesta quinta-feira (3) a série final da HEBA, a primeira divisão grega. O Panathinaikos, que terminou a temporada regular em primeiro lugar, recebeu o Lavrio, que terminou em segundo, na arena olímpica de O.A.K.A., em Atenas, e não tomou conhecimento do adversário. Os “Verdes” conseguiram uma vitória fácil, por 100 a 72, e abriram 1 a 0 na série.

>>LEIA TAMBÉM: Panathinaikos e a grande ‘Cinderela’ do campeonato jogam a final do grego

Na quarta-feira (2), começou também a série melhor de cinco pela disputa de terceiro lugar. O Promitheas Patras recebeu o A.E.K. Atenas e conseguiu uma suada vitória, por 77 a 73. O segundo jogo da série acontece nesta sexta-feira (4), às 12h, em Atenas. Assista abaixo aos melhores momentos da primeira partida.

Panathinaikos trucida Lavrio em Atenas

Desde cedo o Panathinaikos quis mostrar sua força e sufocou completamente o Lavrio nos primeiros minutos de jogo. Os “Verdes”, durante a primeira metade do primeiro quarto, abriram o jogo com um 15 a 0 e com pouco mais de seis minutos jogados, os donos da casa já se encontravam à frente pelo confortável placar de 19 a 2.

Mesmo que não tenha conseguido diminuir o seu déficit, que ao fim do primeiro quarto foi de 16 pontos, o Lavrio pelo menos conseguiu não ser tão inferior ao Panathinaikos durante o segundo quarto. Um dos grandes responsáveis pela classificação do time na semifinal contra o Promitheas, o armador Glenn Cosey até que tentou alavancar o time de volta, mas o mais próximo que eles conseguiram chegar foram 14 pontos de diferença, já dentro do minuto final.

Os “sinais de vida” que o Lavrio deu durante o segundo período poderiam ter sido animadores, mas o Panathinaikos tratou logo de dar o golpe de misericórdia. Ao abrir o terceiro quarto com um parcial de 13 a 0 em pouco mais de três minutos, os “Verdes” se colocaram à frente por 31 pontos. Sem poder de reação, os visitantes acabaram perdendo o quarto por 27 a 13, ficando 32 pontos atrás no placar total.

Mesmo com a vantagem na casa dos 30 e já com um quinteto quase que só de reservas, o Panathinaikos não facilitou as coisas para os visitantes e manteve a confortável vantagem até o fim, vencendo por 100 a 72 quando do estouro do cronômetro. Assista abaixo aos melhores momentos da partida.

Mesmo com domínio absoluto, o Panathinaikos não teve o cestinha do jogo. Cosey, do Lavrio, liderou todos os marcadores, com 15. Quatro de seus companheiros também pontuaram em duplos-dígitos, com destaque para o armador Vassílis Mourátos, que teve dez pontos e oito assistências. Os “Verdes” tiveram cinco jogadores com pelo menos dez pontos, com a dupla de garrafão Giórgos Papagiánnis e Dínos Mítoglou tendo 14 cada. O capitão do time, Ioánnis Papapétrou foi o grande destaque do time, com um duplo-duplo: 13 pontos e 13 assistências, além de seis rebotes e quatro roubos.

A decisão segue agora para Lavrio, onde o segundo jogo será realizado, neste sábado (5), às 11h. Caso vença, o Lavrio, estreante em finais, garante pelo menos que a série retorne para seu ginásio para um quarto jogo. Já se o Panathinaikos sair vencedor, ele ficará a uma vitória de se sagrar pentacampeão nacional, o que seria seu 39º título grego.

Panathinaikos homenageia equipe feminina, campeã grega após oito anos

Durante o intervalo da partida, o Panathinaikos prestou homenagem à equipe feminina do clube, que há algumas semanas conquistou o título grego da primeira divisão, troféu que as “Verdes” não ganhavam desde 2013. Na grande final, elas derrotaram o Olympiacos, maior rival do Panathinaikos, que havia vencido os cinco títulos anteriores.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *