Já subiu a bola para a “semana das copas nacionais” de 2021!

Como é de praxe no basquete europeu de clube, uma semana do mês de fevereiro é separada especialmente para que cada liga nacional realize, por inteiro ou somente a fase final, a sua copa nacional. Neste texto, vamos contar brevemente o contexto de cada copa.

Copas canceladas ou adiadas

A COVID-19 continua atrapalhando a realização de competições esportivas no mundo todo e no basquete europeu isso não foi diferente. Das dez principais ligas domésticas da Europa, nove possuem alguma forma de copa ou supercopa nacional (ou ambas). A única que não promove tal tipo de competição é a Liga VTB. Dessas nove restantes, três delas cancelaram oficialmente suas copas nesta temporada, por causa da pandemia: a Copa da França, que chegou a ser iniciada em outubro, mas foi cancelada no mesmo mês; a Copa da Turquia, que foi cancelada oficialmente no mês passado, a pedido dos próprios clubes; e a Supercopa da Liga Adriática, que abre a temporada da liga no mês de setembro, mas que não aconteceu este ano. No caso da copa francesa, foi a segunda temporada consecutiva em que a competição foi cancelada.

Houve também dois casos de copas que foram adiadas por causa de problemas com a pandemia. A Copa da Alemanha, que ocorre em outubro, antes do início da Bundesliga, conseguiu realizar sua primeira fase normalmente nesta temporada e classificar os quatro clubes para sua semifinal. Porém, no dia 21/10/2020, o quadrangular final da competição precisou ser adiado e ficou sem uma nova data definida. Essa indefinição durou até a manhã desta terça-feira (9), quando a liga alemã anunciou as novas datas da competição: semifinal e final acontecerão nos próximos dias 17 e 18 de abril, no Audi Dome, casa do Bayern de Munique. Os confrontos das semifinais são entre ratiopharm Ulm e Bayern Munique; e entre Göttingen e ALBA Berlim, atual campeão.

Outra copa que ainda está indefinida é a Copa do Estado de Israel. A competição se iniciou no mês de novembro e passou por primeira fase, oitavas-de-final e quartas-de-final. Já se conhecem os semifinalistas: em uma chave, o Maccabi Rishon LeZion visita o Hapoel Jerusalém, atual bicampeão do torneio; na outra, o Hapoel Holon enfrenta o gigante Maccabi Tel Aviv. Ambos estes jogos acontecem nesta quinta-feira (11), porém, ainda não foi definida a data para a realização da final.

Desta forma, restam quatro copas nacionais que acontecerão normalmente (ou, pelo menos, parece que sim) nesta semana, com uma delas já tendo começado nesta terça-feira. Vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas.

🇪🇸Copa da Espanha

Nome: Copa del Rey de Baloncesto;
Primeira edição: 1933;
Três maiores campeões: Real Madrid (28 títulos), Barcelona (25 títulos) e Joventut Badalona (oito títulos);
Campeão atual ou mais recente: Real Madrid, que derrotou o Unicaja Málaga na final do ano passado;

Clubes que participam: a Copa da Espanha acontece sempre ao fim do primeiro turno do campeonato espanhol. Ela é formada por oito clubes, sendo um deles o time que está sediando a competição naquele ano, mais os sete melhores colocados no campeonato ao fim do primeiro turno;

Formato atual: os oito clubes são rankeados da melhor até a pior campanha. Em anos normais, é usada simplesmente a posição na tabela para criar essa ordem. Este ano, porém, como os clubes não têm um número igual de jogos disputados, foi usada a porcentagem de vitórias. Uma vez criada a ordem das melhores campanhas, os quatro primeiros são considerados cabeça-de-chave. Então, é realizado um sorteio, que fará o cruzamento entre times da metade de cima e os da metade de baixo.

Definidos os confrontos, os oito times se enfrentarão em um “bracket” de quartas-de-final, passando para a semifinal e final, em um espaço de quatro dias. Todas essas três fases acontecem em sistema de eliminação por jogo único. O campeão da Copa da Espanha garante uma das quatro vagas para disputar, no início da temporada seguinte, a Supercopa da Espanha.

Confira abaixo como ficaram os cruzamentos e também as datas dos jogos:

🇮🇹Copa da Itália

Nome: Coppa Italia ou, por motivos de patrocínio este ano, “Frecciarossa Final Eight 2021”;
Primeira edição: 1968;
Três maiores campeões: Virtus Bolonha (oito títulos), a extinta Benetton Treviso (oito títulos) e Olimpia Milão (seis títulos);
Campeão atual ou mais recente: Reyer Veneza, que derrotou a Brindisi na final do ano passado;

Clubes que participam: a Copa da Itália acontece sempre ao fim do primeiro turno do campeonato italiano. Ela é formada pelos oito melhores colocados no campeonato ao fim do primeiro turno;

Formato atual: os oito clubes são ordenados simplesmente por sua posição no campeonato, com os times de melhor campanha enfrentando os de pior (primeiro contra oitavo, segundo contra sétimo e assim por diante). Definidos os confrontos, os oito times se enfrentarão em um “bracket” de quartas-de-final, passando para a semifinal e final, em um espaço de três ou quatro dias. Todas essas três fases acontecem em sistema de eliminação por jogo único. O campeão da Copa da Itália garante uma das quatro vagas para disputar, no início da temporada seguinte, a Supercopa da Itália.

Confira abaixo como ficaram os cruzamentos e também as datas dos jogos:

🇬🇷Copa da Grécia

Nome: Copa da Grécia;
Primeira edição: temporada 1975-76;
Três maiores campeões: Panathinaikos (19 títulos), Olympiacos (nove títulos) e Aris Tessalônica (oito títulos);
Campeão atual ou mais recente: AEK Atenas, que derrotou o Promitheas na final do ano passado;

https://www.youtube.com/watch?v=lLk8E5MZjHg

Clubes que participam: desde a temporada 2017-18, todos os 62 clubes das três divisões do campeonato grego;

Formato atual: diferentemente das duas copas anteriores, a Copa da Grécia é longa e inclui todos os clubes do país. Ela começa normalmente em setembro e tem a sua fase final em fevereiro. Os seis primeiros colocados da primeira divisão na temporada anterior garantem vaga automática para a fase de quartas-de-final. As duas vagas restantes serão disputadas pelos demais clubes, em duas fases preliminares, contendo várias rodadas, promovendo um afunilamento, até que sobrem apenas dois clubes.

Uma vez definidos os dois últimos clubes, os oito times se enfrentarão em um “bracket” de quartas-de-final, passando para a semifinal e final, em um espaço de três ou quatro dias. Todas as fases da Copa da Grécia, sejam as preliminares ou a final, acontecem em sistema de eliminação por jogo único.

A Grécia não possuía uma supercopa, tendo tido apenas uma tentativa de fazer tal competição, em 1986, mas abandonando-a logo no ano seguinte. Porém, no ano passado, a federação grega “ressuscitou” a competição. O campeão da Copa da Grécia garante uma das quatro vagas para disputá-la no início da temporada seguinte.

Confira abaixo como ficaram os cruzamentos e também as datas dos jogos da fase final desta edição:

🇱🇹Copa da Lituânia

Nome: Copa Rei Mindaugas ou, por motivos de patrocínio este ano, “Citadele Karaliaus Mindaugo taurė”;
Primeira edição: 2016;
Maiores campeões: Žalgiris Kaunas (três títulos) e Rytas Vilnius (dois títulos);
Campeão atual ou mais recente: Žalgiris, que derrotou o Rytas na final do ano passado;

Clubes que participam: 16 times, sendo os dez times da primeira divisão do campeonato lituano na temporada anterior (LKL) e os seis melhores colocados da segunda divisão (NKL);

Formato atual: em seu formato atual, adotado na temporada passada, a Copa da Lituânia começa em outubro e tem a sua fase final em fevereiro. Os quatro primeiros colocados da primeira divisão na temporada anterior garantem vaga automática para a fase de quartas-de-final. As quatro vagas restantes serão disputadas pelos demais clubes, em duas fases preliminares, contendo várias rodadas, promovendo um afunilamento, até que sobrem apenas quatro clubes.

Uma vez definidos os quatro últimos clubes, os oito times se enfrentarão em um “bracket” de quartas-de-final entre dezembro e janeiro, no sistema de jogos de ida e volta. Esta fase definirá os quatro semifinalistas, que disputam a fase final em fevereiro, mas, desta vez, em sistema de jogo único. A Lituânia não possui uma supercopa.

Confira abaixo como ficaram os cruzamentos e também as datas dos jogos da fase final desta edição:

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *