Fala pessoal do Tabela de Ferro! Aqui estamos para mais um Guia, desta vez uma edição especial com as 12 seleções europeias que disputarão a Copa do Mundo 2023, a 19a edição do torneio organizado pela FIBA. Aqui você encontrará um resumo de cada equipe, com os elencos, principais destaques, expectativas e confrontos iniciais.
A Copa do Mundo de Basquete Masculino FIBA 2023 será disputada entre 25 de agosto e 10 de Setembro, pela primeira vez com três países-sede: Japão (sediando pela segunda vez, 2006), Filipinas (sediando pela segunda vez, 1978) e Indonésia (sediando pela primeira vez), e pela segunda vez com 32 equipes participantes. O torneio serve como qualificatório para as Olimpíadas 2024, com duas vagas para Europa, duas para Américas, uma para África, uma para Ásia e uma para Oceania, além da já classificada França, o país-sede.
O formato da Copa do Mundo é relativamente simples. Na primeira fase, temos oito grupos de quatro seleções cada, com jogos dentro dos grupos, classificando-se os dois melhores de cada grupo. Na segunda fase, os times classificados “carregam” os resultados da primeira fase, enfrentando os dois melhores do grupo de cruzamento, ou seja, A contra B, C contra D, e assim por diante. Nestes novos quatro grupos, novamente classificam-se os dois melhores, que então seguem para as quartas de final, semifinal e final. O atual campeão da Copa do Mundo é a Espanha (2019), e os maiores campeões são Estados Unidos e a antiga Iugoslávia, com cinco títulos cada. O Brasil possui dois títulos (1959 e 1963) e a última vez que ficou entre os quatro melhores foi em 1986 (Mundial da Espanha), sendo que na edição de 2019 acabou na 13a posição.
Clique nas bandeiras abaixo e veja um resumo das 12 seleções europeias presentes nesta Copa do Mundo 2023!