Após perder os dois primeiros jogos da série jogando em Istambul, o Real Madrid recebeu o Anadolu Efes na capital espanhola nesta terça-feira e venceu por 80 a 76, com uma virada heroica no último quarto. O resultado deixa a série em 2 a 1 para os turcos e mantém o time Merengue vivo na busca por uma vaga no Final Four da Euroliga.
>>LEIA TAMBÉM: Efes e Olimpia vencem com autoridade e estão ambos a uma vitória do Final Four
Detalhes da partida
Novamente sem o pivô Walter Tavares, fora por lesão, o Real começou com Alex Tyus como titular. Além disso, o técnico Pablo Laso promoveu o jovem armador Carlos Alocén ao quinteto inicial, deixando Nico Laprovittola no banco de reservas. O jogo teve muitos erros de arremessos no início, especialmente por parte do Efes. Mesmo sem tanta eficiência, o Real abriu 5 a 0 nos minutos iniciais. Os turcos só saíram do zero com quase metade do primeiro quarto. Em três ataques seguidos, viraram o jogo em 6 a 5, mas logo o Real voltou à frente com chute de três pontos de Sergio Llull. Os donos da casa se mantiveram na dianteira do placar até os últimos segundos, quando Rodrigue Beaubois acertou a primeira bola de três do Efes no jogo, após oito tentativas desperdiçadas, empatando em 15 a 15.
No segundo quarto, o Anadolu Efes passou a calibrar a mão nos arremessos e abrir vantagem no placar. Em três minutos, a diferença foi para 10 pontos – 27 a 17 –, contando com duas bolas de três de Beaubois, uma delas ainda com falta sofrida, em jogada combinada para quatro pontos. Do outro lado, o Real Madrid reagiu com Fabian Causeur marcando sete pontos seguidos, trazendo a diferença para três. Porém, os chutes de longa distância puseram novamente o Efes com vantagem maior. Em arremessos convertidos por Sertaç Şanlı e dois de Vasilije Micić, a equipe visitante terminou o primeiro tempo com 10 pontos à frente – 38 a 28.
Na volta do intervalo, o Efes manteve o ímpeto e chegou a abrir 15 pontos nos minutos iniciais, com 45 a 30 no placar, a maior diferença na partida. Com bolas de três de Jaycee Carroll e Usman Garuba, o Real seguia tentando recuperar o prejuízo, oscilando entre nove e 11 pontos atrás. Com Micić, que marcou 10 pontos apenas no terceiro quarto, e Krunoslav Simon, ambos com chute de fora, a vantagem turca voltou aos 15 pontos – 55 a 40. Nos três minutos finais do período, o time da casa conseguiu uma sequência de 8 a 1, reduzindo para oito a diferença. Mas, com dois pontos de Beaubois, que chegara a 16 naquele instante, o placar terminou em 58 a 48 para o Anadolu Efes.
Remontada espanhola
Até a metade do último quarto de jogo, pouca coisa mudava a favor do Real Madrid. O Efes mantinha distância com bolas de dois pontos, enquanto os espanhóis tentavam chutes de longe, convertendo dois arremessos, com Trey Thompkins e Sergio Llull. Em determinado momento, o duelo se resumiu a Llull contra Micić. O sérvio anotou sete pontos consecutivos, e o espanhol, seis.
O placar marcava 76 a 64 para os turcos, faltando pouco mais de quatro minutos para o fim, quando tudo mudou. Uma bola de três de Alberto Abalde cortou a diferença para nove. O próprio Abalde errou mais uma tentativa de fora, mas a sequência foi toda do Real. Garuba converteu dois pontos, diminuindo para 76 a 69.
Característica das duas equipes, os arremessos de longa distância ditaram os minutos finais, e decidiram a partida. Micić, cestinha do jogo com 29 pontos, errou uma tentativa, assim como Rudy Fernández. Mas Llull, chegando a 20 pontos, anotou mais três para o Real, deixando a diferença em quatro – 76 a 72. Com mais um chute não convertido, de Shane Larkin, o Efes entrou em pane, e viu a quase impossível virada do Real acontecer.
A 1:36 do fim, Thompkins reduziu a diferença para um ponto. Tentando responder na mesma moeda, Chris Singleton parou no aro, e faltando 50 segundos no relógio, Rudy Fernández anotou seus únicos três pontos na noite, mas suficientes para virar a partida em 78 a 76. Ainda teve tempo para Micić perder a bola para Thompkins, Garuba marcar mais dois pontos e decretar a vitória história do Real Madrid por 80 a 76.
Apesar de Vasilije Micić ter marcado 29 pontos, com 10/16 nos arremessos totais, além de seis assistências, para 34 de PIR (Performance Index Rating), o melhor da partida foi mesmo Sergio Llull. Com 20 pontos (7/11 de aproveitamento total) e sete assistências, com 22 de PIR, o veterano armador conduziu o Real rumo à virada. Usman Garuba, com 10 pontos e nove rebotes, também foi peça importante no triunfo da equipe espanhola.
Com a vitória, o Real Madrid força a realização do quarto jogo da série, marcado para a próxima quinta-feira (29), às 16h (de Brasília). Novo triunfo dos merengues obriga a quinta e decisiva partida. Em caso de vitória do Anadolu Efes, os turcos avançam ao Final Four da Euroliga.