As duas maiores campeãs da história do basquete italiano, Olimpia Milão e Virtus Bolonha, voltarão a fazer a grande final da Serie A após quase quatro décadas, a partir deste sábado (5). Esta é a primeira vez que as duas gigantes se encontram na decisão desde a temporada 1983-84, quando os bolonheses levaram a melhor, conquistando seu décimo “scudetto”.
>>LEIA TAMBÉM: guia sobre a história do campeonato italiano
Tendo, disparado, os dois maiores orçamentos do país, os dois clubes fizeram ótimas campanhas na temporada regular, mas com momentos de irregularidade. A priorização das disputas das competições européias, Euroliga e EuroCup, e a obrigação de utilizar elencos mais mistos no campeonato italiano podem ter sido razões que explicam isso.
A olimpia terminou em primeiro lugar, mas esteve muito perto de perder a ponta na reta final, quando teve uma inédita série de derrotas e foi ultrapassada pela Brindisi. Mas os “Sapatinhos Vermelhos” conseguiu se recuperar e contou com tropeços do time do sul, para voltar à ponta.
Já a Virtus teve tropeços em todas as fases do campeonato, a maioria contra concorrentes diretos na briga pelas primeiras colocações, mas houve também derrotas contra times que lutavam na parte de baixo da tabela. Sua irregularidade impediu que as “Vu nere” estivessem, de fato, na briga pela liderança com a Olimpia e a Brindisi. Os bolonheses terminaram no terceiro lugar.
Duas caminhadas perfeitas até a final
Porém, nos playoffs a história foi completamente diferente. Ambas, Olimpia e Virtus, passaram como um rolo compressor por cima de seus adversários neste “mata mata”, vencendo absolutamente todos os jogos disputados e demonstrando uma superioridade enorme.
Já com sua campanha na EuroCup concluída, a Virtus derrotou o sexto colocado Treviso por 3 a 0 na série de quartas-de-final e avançou para enfrentar a vice-líder Brindisi, que também havia conseguido uma varrida na fase anterior, para cima da Trieste. Na temporada regular, a “Estrela do Sul” havia derrotado a Virtus em ambos os jogos disputados. Mas os bolonheses conseguiram a vingança.
A Virtus venceu logo os dois primeiros jogos da série na Apúlia e voltou para a Bolonha com a chance de eliminar seu grande algoz da temporada regular. A vitória veio e os alvinegros confirmaram sua primeira classificação para a final da Serie A desde a temporada 2006-07. O armador sérvio Miloš Teodosić tem sido o grande destaque do time nestes playoffs, principalmente na semifinal, após ter feito 24 pontos no primeiro jogo e 29 no terceiro.
A Olimpia iniciou sua campanha com uma varrida absurdamente dominante para cima da Trentino, com as duas primeiras partidas, em Milão, sendo vencidas por mais de 20 pontos, antes da eliminação vir em Trento com uma vitória mais equilibrada na terceira partida.
Antes de partir para o Final Four da Euroliga, eles abriram a semifinal contra a Reyer Veneza, atual campeã italiana, fazendo os dois primeiros jogos, em Milão. O primeiro foi um sufoco, o jogo mais difícil para a equipe nestes playoffs. A Reyer lutou muito e, após um grande equilíbrio ao longo de toda a partida, os venezianos estavam à frente entrando no minuto final. Mas uma bandeja salvadora de Shavon Shields nos segundos finais deu a vitória aos milaneses.
Diferentemente, a segunda partida foi um atropelo impiedoso. Após vencer o primeiro quarto por 23 a 7 e conseguir chegar ao intervalo vencendo por 25, a Olimpia caminhou tranqüilamente para sua vitória por maior margem nestes playoffs, terminando à frente por 34 pontos e abrindo 2 a 0 na série. Retornando do Final Four, o clube precisou ir até Veneza para o terceiro jogo, onde teve trabalho novamente, mas com um grande terceiro quarto, conseguiu confirmar a vitória e a classificação.
O retrospecto histórico entre os dois times na final
Em quadra durante esta final estarão 43 “scudetti”, sendo 28 da Olimpia e 15 da Virtus. Os dois clubes fizeram a final do campeonato italiano 12 vezes na história e os milaneses leva uma vantagem enorme em cima dos bolonheses, tendo eles levado a melhor nove vezes. Aqui uma lista das temporadas decididas entre esses dois clubes e qual dos dois levou a melhor:
1935-36: Olimpia Milão
1937-38: Olimpia Milão
1949-50: Olimpia Milão
1951-52: Olimpia Milão
1952-53: Olimpia Milão
1955-56: Virtus Bolonha
1956-57: Olimpia Milão ⭐ (10º “scudetto” do clube)
1957-58: Olimpia Milão
1958-59: Olimpia Milão
1959-60: Olimpia Milão
1978-79: Virtus Bolonha
1983-84: Virtus Bolonha ⭐ (10º “scudetto” do clube)
Após conquistar 24 dos seus títulos nacionais até a temporada de 1988-89, a Olimpia conquistou mais um na temporada 1995-96 e, depois, entrou no maior jejum de títulos de sua história, voltando a conquistar o “scudetto” somente 18 anos mais tarde, na temporada 2013-14. Foram outros dois conquistados desde então, nas temporadas 2015-16 e 2017-18.
Já a Virtus, que foi um dos principais times do país na década de 1990, não ergue o maior troféu nacional há quase duas décadas. O último “scudetto” conquistado pelas “Vu Nere” foi ainda na temporada 2000-01, quando a equipe mágica comandada por Ettore Messina (hoje treinador da Olimpia) e que contava com Manu Ginóbili dentro de quadra, conquistou a Tríplice Coroa (Euroliga, italiano e copa da Itália).
Dias e horários da final
A final começa neste sábado e será disputada em uma série melhor de sete jogos, diferentemente das fases anteriores, disputadas em melhor de cinco. A Olimpia tem a vantagem do mando de quadra e fará um eventual sétimo jogo em casa, caso seja necessário.
Confira abaixo as datas e horários (de Brasília) das partidas. Não há emissora brasileira ou serviço de “streaming” que transmita a Serie A para o Brasil. É possível que a emissora italiana RAI, disponível em alguns pacotes de TV por assinatura, faça essa transmissão.
Jogo 1
05/06 (sábado) – 15h45 – Olimpia Milão x Virtus Bolonha
Local: Mediolanum Forum, Milão, Lombardia
Jogo 2
07/06 (segunda-feira) – 15h45 – Olimpia Milão x Virtus Bolonha
Local: Mediolanum Forum, Milão, Lombardia
Jogo 3
09/06 (quarta-feira) – 15h45 – Virtus Bolonha x Olimpia Milão
Local: Segafredo Arena, Bolonha, Emília-Romanha
Jogo 4
11/06 (sexa-feira) – 14h – Virtus Bolonha x Olimpia Milão
Local: Segafredo Arena, Bolonha, Emília-Romanha
Jogo 5*
13/06 (domingo) – 15h45 – Olimpia Milão x Virtus Bolonha
Local: Mediolanum Forum, Milão, Lombardia
Jogo 6*
15/06 (terça-feira) – 15h45 – Virtus Bolonha x Olimpia Milão
Local: Segafredo Arena, Bolonha, Emília-Romanha
Jogo 7*
17/06 (quinta-feira) – 15h45 – Olimpia Milão x Virtus Bolonha
Local: Mediolanum Forum, Milão, Lombardia
*Se necessário