A Serie A concluiu sua temporada regular nesta segunda-feira (10), com a realização da 30ª rodada. Nosso último texto falando sobre o campeonato italiano foi falando sobre a 28ª rodada, então, vamos contar aqui brevemente sobre o que aconteceu nesse meio tempo e o que esperar destes playoffs.

Gary Browne Virtus Segafredo Bologna – Dolomiti Energia Trentino LBA Lega Basket Serie A – 2020/2021 Bologna, 10/05/2021 Foto Silvia Fassi / Ciamillo

29ª rodada: Trieste garante classificação e Fortitudo confirma o rebaixamento da Cantù

Esta rodada foi jogada quase que por inteiro no último domingo de abril (25/04), com somente o jogo entre Trentino e Brindisi precisando ser adiado para duas semanas mais tarde. Enquanto os seis primeiros colocados haviam já garantido matematicamente seus lugares nos playoffs, restavam ainda definições a respeito das duas últimas vagas para as quartas-de-final e também sobre o rebaixamento.

Começando pela parte de baixo, um dos confrontos mais interessantes foi o duelo direto entre dois clubes tradicionalíssimos do basquete italiano, mas que brigaram contra o rebaixamento durante quase toda a temporada. Em Bolonha, a Fortitudo Bolonha, então vice-lanterna, recebeu a lanterna, Cantù. Esta última, em caso de derrota e uma vitória da Brescia Leonessa, estaria rebaixada ali mesmo, enquanto a “Effe”, se perdesse, ficaria em maus lençóis indo para a última rodada.

Foi um encontro de desesperados inusitado, pois, juntos, os dois times combinam para cinco scudetti, duas Euroligas e dois títulos mundiais. Mas, dentro de quadra, estes dois times eram certamente nivelado por baixo ao longo do campeonato. Apesar disso, as equipes travaram uma bela batalha, equilibrada do início ao fim, com várias alternâncias na liderança. A Fortitudo foi quem esteve à frente na maior parte do tempo, mas a Cantù foi guerreira e lutou, até chegar a estar perdendo por apenas dois pontos durante o último quarto. Mas não foi o suficiente e a “Effe” segurou a vantagem e conseguiu a salvadora vitória por 75 a 68. Com a confirmação da vitória da Brescia, a Cantù teve confirmado o terceiro rebaixamento de sua história, o primeiro desde a temporada 1993-94. O clube volta à Serie A2 pela primeira vez em 24 anos.

Outra definição importante dessa rodada foi a classificação matemática da sétima colocada, Trieste, que foi até a Lombardia e derrotou a Varese, 12ª colocada, em uma partida bastante disputada. Quem começou melhor foram os donos da casa, que ainda tinham chances pequenas de se classificar aos playoffs. O time do argentino Luis Scola, apesar de não ter conseguido construir uma grande vantagem, foi quem conseguiu ficar à frente no marcador durante a maior parte do tempo. Mas, com um excelente segundo tempo, em especial o último quarto (vencido por 26 a 20), a Trieste conseguiu a virada e venceu por 79 a 73. O resultado classificou a Trieste e eliminou matematicamente a Varese da disputa pelo oitavo lugar.

Na mesma rodada, a líder Olimpia Milão venceu a VL Pêsaro fora de casa, por 88 a 81; a quinta colocada, Dinamo Sassari, bateu a Reggiana por 89 a 82; e a quarta colocada e  atual campeã Reyer Veneza atropelou o Treviso por 82 a 62. A Virtus Bolonha, terceira colocada, foi o time que folgou nessa rodada.

Brindisi perde duas das partidas atrasadas e dá adeus ao primeiro lugar

Como informamos no último texto sobre o italiano, a Brindisi, vice-líder do campeonato, passou por um surto de COVID-19 e foi obrigada por seu governo local a se isolar por dez dias. Assim, a partida da 29ª rodada do clube, contra a Trentino, e uma partida adiada da 23ª, contra a Dinamo Sassari, precisaram ser jogadas para frente.

Caso vencesse pelo menos um dos dois jogos, a Brindisi chegaria à última rodada com chances matemáticas de terminar a temporada no primeiro lugar. O primeiro dos dois jogos foi contra a Sassari, em casa, na quarta-feira passada (5). Mesmo com as excelentes partidas dos americanos D’Angelo Harrison (22 pontos) e Nick Perkins (21), a Dinamo se impôs durante o segundo tempo, principalmente com os 32 a 23 com os quais venceu o último quarto. Os sardos tiveram uma ótima atuação do ala-armador croata Filip Krušlin, decisivo no último quarto, e derrotaram a Brindisi por 97 a 90. Foi o quarto triunfo seguido de Sassari, que  subiu do quinto para o quarto lugar com o resultado.

Já na última sexta-feira (7), foi a vez da Brindisi viajar até o nordeste do país, para visitar a Trentino. O time da casa precisava vencer de qualquer maneira para seguir vivo na briga pelos playoffs, mas tinha pela frente um adversário duríssimo, que também não podia perder. Foi a Brindisi quem começou o jogo melhor, mas Trento reagiu e virou o jogo ainda no primeiro tempo. A vice-líder voltou à ponta durante o terceiro quarto, período o qual passou à frente durante a maior parte do tempo. Mas Trentino empatou o jogo antes da virada para o último quarto e chegou à virada durante o último quarto. Mesmo com a grande pressão da Brindisi nos minutos finais, a Trentino resistiu e ficou com a vitória por 83 a 73. Quem agradeceu foi a Olimpia, que com o resultado, teve seu primeiro lugar confirmado, mesmo que perdesse na 30ª rodada. A Brindisi perdeu a chance de ficar em primeiro e também teve de lidar com o risco de cair para quarto, caso perdesse na rodada seguinte e Virtus e Reyer vencessem.

30ª rodada: Trentino vence Virtus fora de casa e fica com a última vaga para as quartas

A última rodada do campeonato aconteceu nesta segunda-feira e única grande definição que restava era a de quem ficaria com o oitavo lugar. A Trentino começou a rodada ocupando tal colocação, com 24 pontos, seguida da única equipe que poderia tomar-lhe a vaga, a Vanoli Cremona, com 22 pontos. A Trentino precisava apenas vencer, que já se garantia. Mas, se perdesse e a Cremona também, ela também avançaria. Para a Vanoli, era vencer ou vencer e eles ainda dependiam de uma derrota da Trentino.

Nenhum dos dois times teve um duelo fácil. A Trentino foi até Bolonha, visitar a Virtus, que ainda brigava pelo segundo lugar, enquanto a Vanoli foi até Milão visitar a líder Olimpia. Mas o destino da vaga foi definido em Bolonha mesmo. Nem mesmo a partida excelente de Miloš Teodosić pela Virtus, que mais uma vez distribuiu lindas assistências desde o início do jogo, intimidou a Trentino. O clube da casa começou melhor, mas Trento a alcançou ainda no primeiro quarto e virou a partida. Gary Browne e JaCorey Williams, dois dos melhores jogadores do campeonato, ajudaram a Trentino a permanecer na frente no marcador, ainda que sem uma vantagem muito grande, durante quase todo o jogo. A Virtus reagiu e virou a partida no quarto período, mas os visitantes não se entregaram e passaram de novo à frente e sobreviveram à pressão bolonhesa nos minutos finais, vencendo por 91 a 83 e carimbando o passaporte para as quartas.

Mesmo que tivesse perdido, Trento teria se classificado, pois Cremona não conseguiu bater o time misto da Olimpia em Milão, perdendo por 74 a 66. Um resultado surpreendente desta rodada foi o tropeço da Dinamo Sassari, que foi derrotada pela rebaixada Cantù fora de casa, por 106 a 101. Combinando-se esse resultado com a vitória por 71 a 65 da Reyer Veneza fora de casa, em cima da Reggiana, os sardos perderam seu lugar no “G4” para a atual campeã. Os dois times se enfrentarão nas quartas e a vantagem de mando de quadra ficará com os venezianos. A Brindisi derrotou a Varese com facilidade, por 108 a 84, e evitou perder seu segundo lugar para a Reyer.

Classificação final

Playoffs

A fase final da Serie A começa nesta quinta-feira (13), com o início da fase de quartas-de-final. Este primeiro degrau será disputado em melhor de cinco jogos, assim como as semifinais. Já a final acontece em uma série melhor de sete jogos. As séries de quartas-de-final que precisarem de jogos 4 ou 5 terão até o dia 21/05 para serem concluídas. Confira abaixo suas datas e seus horários (de Brasília), com mandantes sempre à esquerda:

Jogos 1
13/05 – 12h30 – Olimpia Milão x Trentino
13/05 – 13h – Reyer Veneza x Dinamo Sassari
13/05 – 14h – Virtus Bolonha x Treviso
13/05 – 15h45 – Brindisi x Trieste

Jogos 2
14/05 – 13h – Reyer Veneza x Dinamo Sassari
14/05 – 14h – Olimpia Milão x Trentino
14/05 – 15h45 – Brindisi x Trieste
14/05 – 15h45 – Virtus Bolonha x Treviso

Jogos 3
16/05 – 15h45 – Trentino x Olimpia Milão
16/05 – 15h45 – Dinamo Sassari x Reyer Veneza
17/05 – 14h – Trieste x Brindisi
17/05 – 15h45 – Treviso x Virtus Bolonha

Jogos 4 (se necessários)
Acontecerão nos dias 18/05 e 19/05, mas ainda não têm horários definidos. Os times de pior campanha jogarão em casa.

Jogos 5 (se necessários)
Acontecerão nos dias 20/05 e 21/05, mas ainda não têm horários definidos. Os times de melhor campanha jogarão em casa.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *