Nesta terça-feira (25), três jogos atrasados foram disputados pela Euroliga. Os confrontos eram válidos pelas rodadas 18 (ASVEL x Bayern), 19 (Real Madrid x UNICS) e 20 (Maccabi x ALBA). Confira o resumo dessas partidas:
Maccabi Tel Aviv (ISR) 87 x 78 ALBA Berlim (ALE)
Por Gabriel Girardon
Em partida atrasada da 20ª rodada, o Maccabi venceu o ALBA em Israel. O duelo começou com o time alemão liderando o placar, mas com os donos da casa buscando o empate, com a parcial terminando em 23-23. O segundo quarto seguiu com equilíbrio nos movimentos iniciais, mas o ataque do ALBA parou por alguns minutos, e o Maccabi engatou nove pontos consecutivos (34-25). Os alemães correram atrás, chegando a estar a três pontos do rival (38-35). Porém, Scottie Wilbekin e Ante Zizic comandaram as ações ofensivas do time israelense até a ida para o intervalo, quando o marcador apontava oito pontos de vantagem para o Maccabi (47-39). O início do terceiro período foi de dominância dos donos da casa. Com Wilbekin chegando a 14 pontos, além de seis assistências, o Maccabi abriu a maior diferença em todo jogo, de 17 pontos (65-48). O ALBA precisou se reorganizar para diminuir o prejuízo, conseguindo marcar sete pontos seguidos. A partida foi para último quarto com diferença abaixo dos dois dígitos (67-58). O time alemão começou atacando. Em menos de dois minutos, baixou a distância para cinco pontos (69-64). Em outro bom momento de Zizic, anotando cinco pontos, a diferença voltou a dígitos duplos (76-66). Pouco depois, Keenan Evans marcou em chute de fora (79-70), mas o ALBA devolveu na mesma moeda, duas vezes, com Maodo Lo e Luke Sikma. A menos de dois minutos do fim, três pontos separavam as equipes (79-76). No entanto, Evans anotou mais dois, e John DiBartolomeo, com uma bola tripla, praticamente selou a vitória do Maccabi (84-76). O placar pouco se alterou no minuto final de jogo, e o triunfo israelense foi decretado em 87-78. Scottie Wilbekin e Maodo Lo, com 18 pontos cada, foram os cestinhas da partida. Após a indigesta sequência de oito derrotas consecutivas, o Maccabi Tel Aviv engata seu segundo resultado positivo seguido, ainda sonhando com uma vaga nos playoffs da Euroliga.
Real Madrid (ESP) 85 x 68 UNICS Kazan (RUS)
Por Artur Freitas
Na terça-feira, teve-se em Madri um duelo entre Real Madrid, líder da competição, e UNICS Kazan. Este jogo foi realizado nesta data com o intuito de repor a partida correspondente à jornada 19 que foi adiada por complicações criadas por casos de COVID-19. A equipa da casa ia à procura da sua quinta vitória consecutiva, enquanto os russos estão a lutar por um lugar de acesso aos playoffs. Um arranque forte no jogo deixou os espanhóis bem à frente no marcador após os primeiros dez minutos e durante os restantes períodos viu-se que o Real Madrid era sem dúvida a melhor equipa em jogo. Os Blancos dominaram por completo os três primeiros períodos e com dez minutos para o fim do jogo o placar mostrava 74 a 45. A equipa de Kazan, que venceu de maneira dominante a partida contra o mesmo Real no primeiro turno, conseguiu colocar o resultado final mais “amigável” com um quarto período onde a equipa da casa baixou claramente a intensidade de jogo. Essencialmente, foi uma partida com pouca história onde se deu para ver a dominância do Real Madrid. Quem se destacou para os Galáticos foi Walter Tavares, também ele dominante com os seus 14 pontos, 11 ressaltos e sete faltas sofridas, resultando num PIR de 28. Para o Kazan, Tonye Jekiri veio do banco e contribuiu com 13 pontos, três ressaltos, duas assistências e um PIR de 20. O resultado isola de vez o Real na liderança da Euroliga, com os madrilenhos tendo uma vitória a mais e duas derrotas a menos que o vice-líder, o arquirrival Barcelona (17 vitórias e três derrotas). E vale lembrar que o Real ainda tem um jogo a menos em relação ao Barça. Apesar da derrota, o UNICS não perde sua sexta colocação (12 vitórias e oito derrotas). Os dois times voltam a quadra nesta sexta-feira, pela 23ª rodada, com o Real visitando o embalado Monaco e o UNICS recebendo a visita do rival russo CSKA Moscou.
ASVEL (FRA) 68 x 77 Bayern de Munique (ALE)
Por Bruno Almeida
Os guerreiros bávaros viajaram até a cidade de Lyon para enfrentar o time do ASVEL, em uma partida onde os alemães dominaram a partida desde o primeiro período e partida terminou 77-68 para o Bayern. Pelo time alemão, o destaque fica para o ala-pivô americano Augustine Rubit. O jogador, que conta com passagens por outros times de Euroliga, como Brose Bamberg, Olympiacos e Žalgiris, terminou a partida muito bem, sendo o único duplo-duplo do time: 17 pontos e 10 rebotes, além de duas assistências. Apesar de apenas três jogadores do time alemão terem feito 10 pontos ou mais (Rubit, Ognjen Jaramaz e Andreas Obst), o time teve uma ótima partida no que toca a eficiência: 70% nas bolas de dois pontos, 48% no perímetro, e 100% nos dois lances livres que teve em todo jogo. Apesar de não ter tido uma partida fora do normal, o esloveno Žan Mark Šiško foi o melhor armador do time na partida, com seis assistências. Pelos franceses do ASVEL, o destaque da partida fica para o armador Chris Jones. O ex-jogador do Maccabi Tel Aviv terminou a partida sendo um dos cestinhas e o melhor armador do time na partida: foram 14 pontos, três rebotes e seis assistências. O outro cestinha do time foi Youssoupha Fall, o grande pivô também terminou a partida com 14 pontos, além de cinco rebotes. Importante destacar a partida fraca de Élie Okobo no que toca a pontuação e eficiência. O armador francês, quinto maior pontuador da Euroliga, fez apenas quatro pontos (2/8 FG) e deu seis assistências. Assim, o time alemão termina a rodada com um recorde de 10-11, na 10ª colocação, enquanto o ASVEL termina com 9-12 de recorde, na 13ª posição, cada vez mais longe de brigar por um lugar nos playoffs.