A temporada regular da Liga ABA chegou ao seu fim na última terça-feira (27). A classificação dos quatro melhores clubes foi decida apenas nos últimos jogos, dando-nos uma demonstração de como serão os playoffs. Para apimentar ainda mais as coisas, recentemente, foi anunciado que o campeão da Liga Adriática muito provavelmente receberá um dos dois convites para a próxima temporada da Euroliga, deixando os ânimos aflorados para garantir a vaga no maior campeonato de clubes da Europa. O Estrela Vermelha (SER) conseguiu terminar a temporada como o líder do campeonato, mas sofreu bastante pra conseguir tal façanha. Os outros classificados foram o Budućnost (MNE), Mornar Bar (MNE) e Igokea (BIH). Saiba como foi a última e decisiva rodada e tudo sobre os confrontos de semifinal.

Mornar Bar garante a classificação em um confronto direto muito apertado na segunda etapa contra Igokea

A última rodada da temporada regular nos presenteou com um confronto direto valendo a terceira posição do campeonato. O Igokea, já classificado, recebeu em casa os montenegrinos do Mornar Bar e precisava daquela vitória na Bósnia para garantir o confronto na semifinal contra o segundo colocado Budućnost. Já o Mornar, precisava daquele triunfo de qualquer forma, pois, caso perdesse, daria a chance de classificação para o Cedevita Olimpija (SLO), que também entraria em quadra naquele mesmo dia, contra o Mega (SER).

Sabendo das responsabilidades que estavam entorno daquela partida, ambas equipes entraram muito focadas e com vontade de fazer um belo duelo. A equipe visitante, iniciou muito bem com o armador Derek Needham, que terminaria como o cestinha da partida com 18 pontos, de forma que o Igokea foi sentindo a pressão montenegrina e acabou sendo vítima de uma vantagem de dois dígitos no segundo quarto, indo para o intervalo com o placar de 51 a 38 a favor do Mornar Bar.

Apesar da boa vantagem montenegrina, o jogo ainda não havia acabado, pois o clube bósnio encontrou um estilo de jogo dentro do garrafão com seu pivô Nikola Jovanović (20 pontos), que deu um gás na equipe e fez com que voltassem para a partida. O Igokea chegou a reduzir a diferença para apenas seis pontos faltando cinco minutos para o final do quarto período. Mas, o Mornar compreendeu a tática do adversário e, novamente, apostou nas jogadas de transição armadas por Needham, evitando que o ímpeto bósnio voltasse novamente. 

A vantagem do Mornar nos últimos instantes da partida só precisou ser administrada, vencendo pelo placar final de 79 a 88.  O triunfo garantiu a equipe de Montenegro a terceira posição no campeonato, dessa forma, teremos então um clássico montenegrino na semifinal do campeonato contra o Budućnost. O Mornar Bar não chegava aos playoffs desde a temporada 2017-18, mostrando toda sua evolução nos últimos anos. Apesar de já ter se classificado na rodada anterior, a derrota fez o Igokea perder uma posição e irá enfrentar o líder da competição na semifinal.

Outros resultados importantes

A última rodada da temporada regular também foi decisiva para o Estrela Vermelha, que precisava da vitória para garantir a liderança. O clube sérvio teve uma jornada cheia de altos e baixos, pois chegou a ficar invicto por nove jogos no início, mas também se viu fora do “G4” por muito tempo no meio temporada. Porém, depois de uma repaginada na equipe, as vitórias na competição nacional começaram a vir e o Estrela foi galgando cada vez mais posições na tabela. Sabendo disso, os sérvios entraram em quadra, na segunda-feira (26), muito focados para vencer fora de casa o já eliminado Zadar (CRO).

O Estrela Vermelha começou a dominar o confronto desde o início e praticamente garantiu a vitória no primeiro quarto, onde conquistou uma vantagem de 18 pontos. Essa liderança no placar foi mantida na margem de dois dígitos até o final do jogo, vencendo por 70 a 90 e terminando a temporada como o líder merecido da competição. O grande destaque da partida foi o armador Corey Walden, que anotou 16 pontos, distribuiu seis assistências e teve um índice de desemprenho de 22. Além da liderança, o Estrela também pode comemorar pelo fato de ser o único representante sérvio nos playoffs.

Com emoção até o fim, a temporada regular não findou da melhor forma possível para o Cedevita Olimpija, que acabou não conseguindo classificar para os playoffs na última rodada, mesmo com a vitória em casa sobre o Mega. Portanto, o Cedevita terminou sua jornada na Liga ABA com uma campanha de 18 vitórias e oito derrotas na quinta posição da tabela de classificação, enquanto o Mega finalizou em sexto colocado com 14 vitórias e 12 derrotas.

A equipe visitante foi quem melhor começou o jogo, pois garantiu uma vantagem de 11 pontos no primeiro quarto e também no intervalo. No entanto, o Cedevita Olimpija, graças ao seu incrível capitão Jaka Blažič, que marcou oito pontos consecutivos para a equipe da casa em três minutos, empatou o jogo no final do terceiro período e eles conseguiram, passo a passo, virar o jogo completamente, deixando a partida com o placar final de 85 a 79 a favor da equipe da Eslovênia. Blažič terminou o confronto com 30 pontos, sete rebotes e também sete assistências. Uma grande pena não podermos vê-lo em ação nos playoffs.

Prêmios individuais da temporada

Falando um pouco sobre os prêmios individuais da temporada regular, o treinador do Igokea, Dragan Bajić, que assumiu o comando da equipe no meio da temporada 2019-20, foi eleito o melhor treinador da temporada 2020-21, por votação envolvendo jornalistas locais e torcedores. O experiente técnico conquistou de forma convincente o primeiro lugar, somando o total de 63,2% dos votos. Ele foi seguido pelo técnico do Cedevita Olimpija, Jurica Golemac, com 10,8% dos votos, enquanto Vladimir Jovanović, do Mega, recebeu 7,8% dos votos.

Já o vencedor do prêmio de melhor jogador da Liga ABA 2020-21 foi o jovem Filip Petrušev, do Mega. Apesar de seu time não ter se classificado para os playoffs, o excelente pivô foi o escolhido com uma votação de 58%, à frente de Jaka Blažič, do Cedevita Olimpija, que teve 14,7% dos votos e de Jordan Loyd, do Estrela Vermelha, que terminou a votação com 12% dos votos combinados. Para Petrušev, esta foi sua primeira temporada na Liga ABA e com certeza foi aquela em que ele ganhou os holofotes do mundo, pois é o líder indiscutível do Mega. O jogador de 21 anos teve uma média de 23,7 pontos, 7,6 rebotes, 1,6 assistências e 1,1 tocos por jogo. 

Encerrando as premiações, pela primeira vez na história da Liga ABA foi entregue o prêmio de Melhor Defensor da temporada e o ganhador foi o capitão do Estrela Vermelha, o ala Branko Lazić. Apesar de não obter uma média de encher os olhos, o que pesou para que ele pudesse ganhar o título foi a campanha que o Estrela Vermelha desempenhou, perdendo apenas três partidas em toda a temporada regular, muito por conta das ações defensivas de Lazić.

Tudo sobre os Playoffs

Nesta segunda-feira (3), as quatro melhores equipes da temporada regular entrarão em quadra para disputar as semifinais da Liga Adriática. Esses playoffs terão um gostinho a mais pelo fato de ser a edição especial de 20 anos da competição. O Estrela Vermelha, o principal candidato ao título, vem em busca do pentacampeonato, valendo destacar que, junto com o Budućnost, serão os únicos clubes dos playoffs que já levantaram a taça da Liga ABA. O Igokea, que será o grande adversário do Estrela, vem para seu primeiro playoff na história do clube e, mesmo não tendo feito um bom final de temporada, o time bósnio vem para a melhor de três com a ambição de evoluir as ações das últimas semanas e quem sabe ser uma pedra no sapato dos sérvios.

Já na outra chave, o duelo será de arrepiar, pois teremos a oportunidade de presenciar um clássico montenegrino valendo uma vaga na final. O Budućnost e o Mornar Bar já se enfrentaram quatro vezes esta temporada, incluindo um duelo importante pela Eurocup na fase grupos, onde ambos se enfrentaram valendo uma vaga no Top 16, nos dando uma pequena amostra do que veremos na semifinal. Apesar do Mornar vir embalado pelas últimas vitórias, algumas lesões na equipe poderão pesar um pouco no confronto direto, pois o Budućnost virá completo e muito entrosado, porém clássico e semifinal é sempre imprevisível.

Confira as datas e horários (de Brasília) dos confrontos dos playoffs da Liga Adriática:

03/05 – 13h30 – Estrela Vermelha x Igokea (Jogo 1)
03/05 – 16h – Budućnost x Mornar Bar (Jogo 1)

07/05 – 13h30 – Igokea x Estrela Vermelha (Jogo 2)
07/05 – 16h – Mornar Bar x Budućnost (Jogo 2)

11/05 – A confirmar – Estrela Vermelha x Igokea (Jogo 3)*
11/05 – A confirmar – Budućnost x Mornar Bar (Jogo 3)*

*Se necessário

By Vinicius Matosinhos

Sou apaixonado por esportes e amo escrever sobre as ligas de basquete espalhadas pelo mundo. Basquete é basquete em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *