Na segunda-feira (24), o CSKA Moscou recebeu mais uma vez o Zenit São Petersburgo para a quarta partida da semifinal. Ao vencer por 85 a 71, sem grande dificuldade, o time da capital fechou a série em 3 a 1 e avançou à decisão da Liga VTB, onde enfrentará o UNICS Kazan.
JOGO 4 – CSKA Moscou (RUS) x Zenit São Petersburgo (RUS)
O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio e com as equipes com a mão calibrada. Em oito tentativas de fora de cada um dos times, o CSKA converteu cinco, e o Zenit, quatro – Darrun Hilliard e Kevin Pangos converteram dois chutes cada. Os visitantes também apostavam em jogadas dentro do garrafão, com Will Thomas e Alex Poythress. Já os mandantes sofriam com faltas do adversário. Só Daniel Hackett foi três vezes à linha de lances livres, acertando todos os seis tiros. Os 10 minutos iniciais terminaram com empate em 26 pontos.
No segundo período, o índice de acertos de longe diminuiu drasticamente, em especial pelos visitantes – ambos converteram duas bolas, o CSKA em cinco arremessos, e o Zenit, em nove. Até mais da metade do quarto, o placar parcial estava em 8 a 7 para a equipe da casa, com forte marcação dos dois lados. Por conta de maior eficiência em jogadas dentro do garrafão, além dos lances livres – o Zenit cobrou apenas dois em todo primeiro tempo –, o CSKA abriu pequena vantagem, indo para o intervalo vencendo por 45 a 40.
No retorno da partida, o Zenit passou a apostar mais em bolas na área pintada, especialmente com seu pivô, Tarik Black. O CSKA também tinha mais jogadas para dois do que para três pontos. O diferencial, mais uma vez, foi as faltas em excesso do time visitante. Em todo o período, o time de Moscou cobrou oito arremessos livres, enquanto o adversário apenas dois. Com aproveitamento na casa dos 90%, o CSKA venceu novamente a parcial e foi para o último quarto com oito pontos de vantagem – 66 a 58.
O Zenit precisava da virada no período final para forçar o quinto jogo. No primeiro minuto, Billy Baron acertou chute de fora, encurtando a distância para cinco pontos. Porém, foi a última bola de longa distância convertida pela equipe de São Petersburgo até o fim da partida. Com muitos erros do adversário, o CSKA mantinha a dianteira do placar e arriscava menor de longe, mas tinha melhor aproveitamento. Com duas bolas de Hackett e uma de Will Clyburn, a vantagem chegou a 13 pontos falando menos de três minutos – 80 a 67.
Nesta altura, a reação do Zenit já era impossível, e o marcador pouco se alterou até o fim. Com a vitória por 85 a 71, o CSKA garantiu vaga na final de Liga VTB. Com 20 e sete assistências, Daniel Hackett foi o destaque da vitória, que coloca o time de Moscou a um passo do 11º título (o nono seguido) do torneio criado em 2008. As datas dos jogos decisivos contra o UNICS Kazan ainda serão divulgadas.