Praticamente um mês depois do último texto sobre a Liga VTB, o torneio segue com o mesmo líder e com o calendário ainda desnivelado, com as equipes variando entre seis e oito partidas disputadas. Após alguns jogos isolados nas semanas anteriores, houve rodada completa entre domingo (5) e esta segunda-feira. Confira um resumo:
Mais duas vitórias e liderança assegurada
No último mês, o UNICS Kazan atuou duas vezes pela Liga VTB, e venceu ambas para manter-se no topo da tabela. Primeiro, recebeu em casa o Astana, equipe que conta com o cestinha do torneio, Jaylen Barford, com 21.7 pontos de média. Com boa atuação de Mario Hezonja, autor de 18 pontos e nove rebotes, e Barford restrito a “apenas” 16 pontos (0-7 na linha de três), a equipe mandante saiu vencedora por 71 a 59.
Nesta segunda, o UNICS foi até Belarus encarar o Tsmoki-Minsk. Sem estar nunca atrás no placar, chegando a abrir 17-0 no início do jogo, o líder da competição chegou ao último período vencendo por 30 pontos. Tendo o armador Marco Spissu como destaque, com 14 pontos e quatro bolas triplas, o time de Kazan venceu por 92 a 72. Com sete vitórias e somente uma derrota, a equipe segue em primeiro lugar na classificação.
“Sensação” mantém caça ao líder
Assim como o UNICS, o Avtodor Saratov também atuou duas vezes no mesmo período, e, igualmente, obteve dois resultados positivos. Em meados de novembro, o duelo foi contra o Enisey, fora de casa. Após estar perdendo por nove pontos a cerca de três minutos para o fim, os visitantes buscaram o empate, e venceram na prorrogação por 101 a 95. Com 24, e seis bolas de três em oito tentativas, o armador Philip Scrubb foi o nome do jogo.
Já neste domingo, o Avtodor recebeu o Nizhny Novgorod. Após ir para o intervalo vencendo por seis pontos (44-38), a equipe de Saratov viu o adversário encostar, mas conseguiu abrir vantagem novamente, ainda no terceiro quarto, e rumou para a vitória, por 100 a 94. O armador Kenny Chery, com 22 pontos, foi o cestinha da vitória, que deixa o surpreendente Avtodor com seis triunfos e um revés, em segundo lugar, com um jogo a menos que o UNICS.
Um mês depois, vitória
O CSKA Moscou ficou praticamente um mês sem entrar em quadra pela Liga VTB, muito por conta das semanas com dois compromissos pela Euroliga. Antes disso, em novembro, a equipe havia disputado dois jogos, com duas derrotas, deixando a liderança e caindo para o quarto lugar na tabela. Neste domingo, os atuais campeões voltaram a atuar, e com vitória fora de casa.
Jogando em Krasnodar, diante do Lokomotiv Kuban, o CSKA não deu chances ao adversário. Os donos da casa marcaram os primeiros pontos da partida, mas em seguida o time de Moscou passou à frente para não mais ser ultrapassado. Sempre mantendo boa margem no placar, próxima ou superior aos dois dígitos, o CSKA chegou ao quarto período vencendo por 12 pontos (66-54). Até o fim, a diferença aumentou para 19, terminando em 88 a 69. Com 17 pontos e sete assistências, Alexey Shved foi o destaque do time vencedor.
Do lado do Lokomotiv, Johnathan Motley foi o cestinha da partida, com 20 pontos. O confronto também marcou a estreia de Quinn Cook, armador duas vezes campeão da NBA, com o Golden State Warriors, em 2018, e Los Angeles Lakers, em 2020. O americano, porém, teve atuação discreta, anotando dois pontos, um rebote e quatro assistências em quase 16 minutos em quadra. A equipe de Krasnodar é sexta colocada, com quatro vitórias e três derrotas, enquanto o CSKA segue em quarto, agora com cinco triunfos e dois reveses.
https://twitter.com/lokobasket/status/1467505762930991107
“Atrasado” Zenit segue entre os primeiros
Entre as equipes que lideram a Liga VTB, o Zenit é o que menos jogou até o momento, com apenas seis aparições. Nesta segunda-feira, após quatro semanas sem atuar pelo torneio, o time de São Petersburgo recebeu o Enisey. Liderando o placar desde o início, os mandantes nunca correram atrás no marcador. Após vitória no primeiro quarto por 10 pontos (28-18), o Zenit viu o adversário melhorar no segundo, e até empatar em 37 pontos. Porém, a equipe voltou a comandar as ações e abrir vantagem novamente.
Na metade do terceiro quarto, o time de São Petersburgo já vencia por 23 pontos (67-44), vantagem que, curiosamente, foi levada para o último período (77-54), e concretizada no fim do confronto, com o placar em 89 a 66. Autor de 15 pontos, o ala Sergey Karasev foi o maior pontuador do Zenit, que agora soma cinco vitórias e segue com apenas uma derrota na competição, assim como os líderes UNICS e Avtodor, mas esses com jogos a mais.