Após a primeira semana de novas transferências no mercado europeu, muitas equipes da Euroliga seguem em movimentação. Veja abaixo os principais destaques dos últimos dias:
13 anos depois
Nando De Colo está de volta ao basquete francês. Na quinta-feira (30), o ASVEL anunciou a contratação do armador de 35 anos, para contrato de duas temporadas. O jogador era agente livre após fim do vínculo com o Fenerbahçe.
De Colo começou a carreira no Cholet, de onde saiu em 2009, logo após ser draftado pelo San Antonio Spurs, mas permanecer na Europa para atuar no Valencia. O veterano é duas vezes campeão da Euroliga, em 2016 e 2019, pelo CSKA Moscou.
Novidades em Tel Aviv
Seguindo a reformulação quase total no elenco para a próxima temporada, o Maccabi anunciou cinco reforços durante a semana – já havia acertado com quatro na última semana. São eles: os armadores Wade Baldwin (ex-Baskonia) e Lorenzo Brown (ex-UNICS Kazan), o ala-armador Austin Hollins (ex-Estrela Vermelha), o ala Rafi Menco (ex-Hapoel Holon) e o pivô Josh Nebo (ex-Zalgiris). Oito jogadores deixaram o clube nesta o offseason, o último deles o ala-pivô Derrick Williams.
https://twitter.com/MaccabitlvBC/status/1543241749065338882
Negócios e despedidas
– Em Milão, a Olímpia anunciou a saída de seis jogadores, entre eles os armadores Malcolm Delaney e Sergio Rodriguez. Por outro lado, trouxe o armador Naz Mitrou-Long, que estava no Brescia, e o ala-armador Billy Baron, ex-Zenit São Petersburgo.
– O Panathinaikos está de técnico novo. Trata-se de Dejan Radonjic, montenegrino de 52 anos, que na última temporada esteve à frente do Estrela Vermelha. Para a quadra, o clube grego anunciou o armador Paris Lee, do Monaco, e o ala Panagiotis Kalaitzakis, do Lietkabelis.
– O Barcelona confirmou Jan Veselý como novo reforço. O pivô de 32 anos havia se despedido do Fenerbahçe na última semana, e assinou contrato até 2025 com o time catalão.
https://twitter.com/FCBbasket/status/1543186205336129543
– Outros três negócios confirmados envolvendo times da Euroliga: o Fenerbahçe anunciou o pivô Tonye Jekiri, ex-UNICS, o Valencia contratou o armador Chris Jones, do ASVEL, e o Zalgiris firmou com o ala-pivô Rolands Smits, que estava no Barcelona.
Rumores
– O Fenerbahçe está perto de um acerto com o ala-pivô Nemanja Bjelica. O sérvio de 34 anos, recentemente campeão da NBA com o Golden State Warriors, atuou no time turco entre 2013 e 2015, quando deixou a Europa para os Estados Unidos.
– O ala Nikola Kalinic está na mira do Barcelona. O clube catalão fez proposta ao sérvio e o negócio pode ser concretizado em breve. Aos 30 anos, o jogador vem de temporada pelo Estrela Vermelha.
– Cotado como possível 1ª escolha do Draft de 2023 da NBA, o ala-pivô Victor Wembanyama pode trocar de clube na França. O atleta de 18 anos vem de sua primeira temporada na Euroliga com o ASVEL, mas pode acertar com o Metropolitans 92.