Encerrada a temporada europeia de 2020-2021, os times miram a próxima época. A Euroliga tem previsão de início apenas no mês de outubro, mas as equipes já estão se movimentando e confirmando reforços, renovando contratos ou anunciando a saída de atletas.

O Fenerbahçe é, até agora, quem mais se mexeu no mercado, com seis jogadores oficializados. Como destaques, o armador Pierriá Henry e o ala-pivô Achille Polonara, ambos ex-Baskonia. Além deles, o pivô Devin Booker, ex-Khimki Moscou, os armadores Marial Shayok (Bursaspor) e İsmet Akpınar (Bahçeşehir) e o ala Metecan Birsen, que estava no Pinar Karşıyaka e volta ao Fener após seis anos. Já o ala Dyshawn Pierre renovou com o clube por mais dois anos e opção de mais um. Por outro lado, a equipe treinada por Igor Kokoškov anunciou a saída de alguns atletas, como os americanos Kyle O’Quinn, Jarell Eddie e Lorenzo Brown.

Zalgiris anuncia volta de Kalnietis e mais três jogadores; Zenit acerta com jogador cobiçado

Outro time que iniciou com muitas movimentações foi o Zalgiris Kaunas. Entre os recém-chegados, um velho conhecido. Cinco anos depois, o armador Mantas Kalnietis está de volta, para sua terceira passagem pelo clube que o revelou. Outros três jogadores também tiveram suas transferências confirmadas. São eles: o ala-armador Niels Giffey, ex-ALBA Berlim, o ala-pivô Tyler Cavanaugh, que estava no Tenerife, e o pivô Josh Nebo, vindo do Hapoel Eliat. O armador Lukas Lekavičius e o pivô Joffrey Lauvergne tiveram seus contratos renovados.

Já o Zenit São Petersburgo, última equipe confirmada na próxima temporada da Euroliga por meio de wild card, já fechou com quatro atletas. O principal deles, o armador Jordan Loyd, cobiçado por muitas equipes após ótimo desempenho com a camisa do Estrela Vermelha. Os outros nomes são do armador Conner Frankamp, ex-UCAM Murcia, do ala-armador Dmitry Kulagin, ex-Lokomotiv Kuban, e do ala Sergey Karasev, que retorna ao clube após duas temporadas no Khimki. Além disso, a equipe renovou com o técnico Xavi Pascual por três anos, além de novos vínculos com o ala-armador Billy Baron, o ala Mateusz Ponitka, e os pivôs Alex Poythress e Arturas Gudaitis.

Maccabi com reforços de peso e Efes renova com o MVP

O Maccabi Tel Aviv confirmou quatro contratações até o momento. Primeiro, anunciou o ala-armador James Nunnally, campeão da Euroliga em 2017 com o Fenerbahçe. O atleta atuou por último no New Orleans Pelicans, na NBA. Nos últimos dias, o clube israelense divulgou o acerto com o pivô Jalen Reynolds, que já havia atuado pela equipe há dois anos. O jogador vem de boa temporada pelo Bayern de Munique. Outro nome foi anunciado na última quarta-feira (30): o ala-pivô Derrick Williams, que estava no Valencia e vai para o seu quarto time no basquete europeu. No dia seguinte, o jogador menos “badalado” adquirido pelo Maccabi foi do ala-armador Kameron Taylor, vindo do Hamburgo, da Alemanha.

Atual campeão europeu, o Anadolu Efes ainda não adquiriu nenhuma nova peça para o seu elenco, mas acertou a renovação de jogadores importantes. Primeiramente, o Efes anunciou a extensão de quatro atletas, entre eles Adrien Moerman e James Anderson, todos por uma temporada, além do técnico Ergin Ataman, esse por dois anos. Nesta quinta-feira (1º), a notícia bombástica: o acordo por mais três anos com Vasilije Micić, eleito MVP da temporada regular e do Final Four da Euroliga. Nesta sexta, foi a vez de Rodrigue Beaubois renovar por dois anos.

Demais equipes da Euroliga:

  • O CSKA Moscou acertou com o ala-armador Marius Grigonis, que estava no Zalgiris. O contrato é válido por três anos. O clube também estendeu o vínculo com cinco atletas – Johannes Voigtmann (dois anos), Semen Antonov (três anos), Ivan Ukhov (2+1 anos), Iffe Lundberg (2+1 anos) e Nikita Kurbanov (1+1 ano) –, além do técnico Dimitris Itoudis, por mais duas temporadas.
  • O Estrela Vermelha viu Jordan Loyd partir rumo ao Zenit, mas anunciou três reforços. O armador Nikola Ivanović e o ala-pivô Luka Mitrović chegam do Budućnost, enquanto o ala-pivô Aaron White chega após uma temporada no Panathinaikos. Todos os contratos valem por dois anos.
  • O Barcelona não havia feito nenhuma transferência até a última quinta-feira. Neste dia, anunciou o pivô Sertaç Şanlı, campeão da última Euroliga com o Anadolu Efes. O contrato com o jogador turco, de 29 anos, é válido por duas temporadas. Será a primeira experiência do atleta por um clube fora da Turquia. Além disso, o Barça renovou com os alas Sergi Martinez e Álex Abrines, por dois e cinco anos, respectivamente.
  • A Olimpia Milão acertou com quatro jogadores até o momento. Desembarcam na Itália o armador Devon Hall, que estava no Brose Bamberg, o ala-pivô Dinos Mitoglou, que atuou por quatro anos no Panathinaikos, e Jerian Grant, armador americano que vem de sua primeira experiência na Europa jogando pelo Promitheas, da Grécia. Os três firmaram vínculo por dois anos. Além deles, o ala Davide Alviti chega de outro clube italiano, o Trieste, para três temporadas. Por outro lado, um jogador que deixou a equipe foi o ala Vladimir Micov, após quatro temporadas.
  • O Olympiacos fez duas movimentações importantes no mercado. Primeiro, anunciou o acerto por três anos com o armador Thomas Walkup, ex-Zalgiris. O mais recente reforço foi o pivô Moustapha Fall, vindo do ASVEL, por duas temporadas. Em contrapartida, o clube viu Vassilis Spanoulis anunciar a aposentadoria. Em 11 anos vestindo a camisa vermelha, a lenda conquistou, entre outros títulos, duas Euroligas, em 2012 e 2013.
  • O ASVEL, que perdeu Moustapha Fall para o Olympiacos, buscou o substituto na própria França. Victor Wembanyama tem 17 anos, 2.18m de altura, e estava no Nanterre, onde havia estreado profissionalmente com 15. O jovem é tido como um dos maiores prospectos da Europa na atualidade, sendo possivelmente uma escolha alta no Draft da NBA em um futuro próximo. Até lá, terá a primeira experiência na maior competição do Velho Continente, a Euroliga.
  • Na Alemanha, o Bayern de Munique confirmou seu primeiro reforço nesta sexta-feira (2). O ala-armador Ognjen Jaramaz chega ao clube bávaro após dois anos no Partizan, em um contrato até 2024. Anteriormente, o técnico Andrea Trinchieri havia renovado seu vínculo por mais dois anos. Já na capital, o ALBA Berlim, até o momento, apenas confirmou a renovação por três temporadas com o pivô Johannes Thiemann.
  • Quatro equipes movimentaram-se apenas com treinadores até agora. O Real Madrid renovou com Pablo Laso por mais dois anos, enquanto o Baskonia estendeu por mais uma temporada com Dusko Ivanović. Já o Panathinaikos acertou com Dimitris Priftis, que fez bom trabalho à frente do UNICS Kazan. O time russo, que disputará a Euroliga em 2021-2022, substituiu o comandante grego com Velimir Perasović, O croata estava sem clube desde 2019, quando treinou o Baskonia.
  • Por fim, o Monaco, atual campeão da EuroCup, ainda não adicionou novos jogadores ao seu elenco, e também não confirmou de maneira oficial nenhuma renovação.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *