Os times europeus seguem em pleno movimento no mercado de transferências. Da última sexta-feira, quando o EuroLeague Brasil publicou o primeiro texto sobre a offseason, até este sábado (10), algumas negociações foram concretizadas.

Talvez a grande “bomba” da semana foi anunciada nesta sexta-feira (9). A Olímpia Milão confirmou a contratação de Nicolò Melli. Após duas temporadas na NBA, onde atuou por New Orleans Pelicans e Dallas Mavericks, o ala-pivô retorna ao seu país para atuar no clube onde esteve por cinco anos – de 2010 a 2015. O vínculo do jogador de 30 anos é válido até 2024.

Reforços de peso para Obradović

Após 28 anos, Zeljko Obradović voltou ao Partizan, onde sua brilhante carreira de treinador teve início. Por isso, o clube sérvio está ativo no mercado, e anunciou quatro reforços na última semana. Primeiro, venceu a concorrência por Kevin Punter. O ala-armador de 28 anos assinou contrato de dois anos e disse que foi influenciado por Obradović para fechar com a nova equipe.

Na sequência, foi a vez de Aleksa Avramović. O jogador de 26 anos, que pode atuar nas duas posições de armador, chega do Estudiantes-ESP para um contrato de duas temporadas. No dia seguinte, o anúncio foi de Zach LeDay. Após não continuar na Olímpia Milão, o ala-pivô fechou com o Partizan por dois anos. Aos 27 anos, ele atuará novamente com Kevin Punter.

O mais recente reforço foi confirmado na quinta-feira (8). Rodions Kurucs, 23, volta à Europa após três temporadas na NBA. Escolhido na 40ª posição do Draft de 2018, o ala atuou dois anos no Brooklyn Nets. Na última temporada, foi enviado para o Houston Rockets, e pouco depois, rumou ao Milwaukee Bucks, onde acabou dispensado. O vínculo com o Partizan vale até 2023.

Na Espanha, Baskonia anuncia reforços e Real Madrid com ex-jogadores do Barça

A semana teve alguns movimentos de mercado em terras espanholas. O Baskonia, que até então não havia confirmados negócios, anunciou três jogadores. Primeiro, acertou com Matt Costello, pivô que estava no Gran Canaria. Na sequência, foi a vez de Manja Marinković, ala-armador que chega de outro clube espanhol, o Valencia. Por último, o ala Simone Fontecchio deixou o ALBA Berlim para juntar-se ao time do País Basco. Todos os contratos são válidos por três temporadas.

Na tarde desde sábado, já noite na Europa, o Baskonia anunciou uma contratação de peso: Wade Baldwin. O armador fez excelente temporada no Bayern de Munique, mas não aceitou a proposta de renovação do clube alemão, optando pela oferta da equipe de Vitoria-Gasteiz.

Já na capital, o Real Madrid confirmou dois reforços conhecidos do rival, o Barcelona. Thomas Heurtel finalmente vestiu a camisa merengue, após toda a polêmica na última temporada. Após a negociação sigilosa que resultou no caso de “abandono” do jogador na Turquia, além da curta passagem pelo ASVEL, o armador francês de 32 anos assinou vínculo de um ano com o Real.

https://twitter.com/RMBaloncesto/status/1412471407997382657

Em Madri, Heurtel deverá reencontrar um ex-companheiro de Barcelona. Segundo o jornalista Chema de Lucas, o ala Ádám Hanga rescindiu contrato com o clube catalão e fechou por três anos com o rival. Aos 32 anos, o jogador húngaro estava há quatro temporadas no Barça. O Real, no entanto, ainda não fez nenhum anúncio de maneira oficial.

Veja mais negociações concretizadas:

  • O Maccabi Tel Aviv confirmou mais três reforços. São eles: o ala-pivô Jake Cohen, que chega para sua terceira passagem pelo clube, e os armadores Yiftach Ziv, que estava no Hapoel Gilboa Galil, e Keenan Evans, que atuava no Hapoel Haifa.
  • O Zenit anunciou a chegada de mais dois atletas, ambos de outros clubes russos. O ala Mindaugas Kuzmingas vem do Lokomotiv Kuban, enquanto o pivô Jordan Mickey estava no Khimki. Ambos os contratos são válidos por uma temporada.
  • Ainda na Rússia, o UNICS Kazan se movimentou na semana. Como reforços, buscou dentro do país o armador Vyacheslav Zaitsev, ex-Khimki, e o ala-armador Artem Komolov e o pivô Andrey Vorontsevich, ambos do Nizhny Novgorod. Além disso, o clube renovou os contratos de quatro atletas, entre eles Isaiah Canaan e John Brown, por uma e duas temporadas, respectivamente.
  • Outra equipe a fazer os primeiros anúncios de forma oficial foi o Monaco. O pivô Jerry Boutsiele, que atuava pelo Limoges, e o ala-armador Danilo Anđušić, vindo do JL Bourg, ambos da França, chegam para contrato de um ano. Já o ala Armel Traoré, de 18 anos, assinou por três temporadas. Ele estava no CFBB (Centre Fédéral de Basket-ball).
  • Dois times anunciaram um reforço cada durante a semana. Na Grécia, o Panathinaikos confirmou o ala-armador Kendrick Perry, chegado do Cedevita Olimpija. O contrato do atleta de 28 anos vale por uma temporada com opção de mais uma.
    Já na Alemanha, o Bayern anunciou acerto com Andreas Obst. O ex-jogador do ratiopharm Ulm assinou por dois anos. Aos 24 anos, o ala-armador disputará as Olimpíadas de Tóquio com a seleção alemã.
  • O ASVEL divulgou a contração de mais dois atletas. O ala-pivô Raymar Morgan, de 32 anos, atuava no Pınar Karşıyaka, da Turquia. Além dele, Élie Okobo é outro reforço do clube francês. O armador de 23 retorna ao seu país após três anos nos Estados Unidos. Draftado em 2018 pelo Phoenix Suns, atuou dois anos entre a franquia da NBA e a filial da G League, o Northern Arizona Suns. Por último, esteve no Long Island Nets, afiliado do Brooklyn Nets na liga de desenvolvimento. Os dois jogadores assinaram com o ASVEL por uma temporada.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *