Nesta sexta-feira (24), aconteceu a abertura da Liga Adriática 2021/21, uma das maiores ligas regionais da Europa. Foi uma primeira rodada muito esperada, uma vez que os clubes se modificaram muito na pré-temporada, gerando uma curiosidade em todos os torcedores e jornalistas sobre como cada equipe iria se portar dentro de quadra. A maioria dos jogos foi marcado por placares elásticos, porém a grande surpresa da rodada foi no confronto entre Partizan e Zadar, pois o clube de Belgrado sofreu para vencer os croatas fora de casa, algo que não era imaginado que seria tão difícil se compararmos os elencos. Saiba agora todos os detalhes da primeira rodada:

Com um time muito jovem e talentoso, o Cibona se impõe fora de casa e vence o Mornar Bar

O jogo de abertura da temporada foi bem interessante, pois os dois clubes vivem momentos diferentes, mas o objetivo era o mesmo dentro de quadra. O Cibona (CRO), apesar de não ter chegado longe na última temporada, estava muito embalado para aquele primeiro confronto, uma vez que o clube croata venceu todos os jogos de pré-temporada e precisava daquela vitória em Montenegro para provar que, mesmo sendo um elenco jovem, poderá ser uma pedra no sapato de muitas equipes na Liga Adriática.

Já os donos da casa, não queriam de forma alguma começar o campeonato com aquela derrota diante dos torcedores, pois as semanas anteriores ao início da temporada foram muito cansativos para o Mornar Bar (MNE), já que a equipe fez muitas mudanças em seu plantel, fazendo com que nos jogos da pré-temporada demonstrasse uma certa dificuldade de entrosamento inicial. Essa questão continuou sendo um problema para o clube montenegrino, que já nos primeiros minutos demonstrou que teria muita dificuldade na partida. O Cibona abriu uma vantagem de 12 pontos no primeiro quarto e usou o jogo inteiro para administrar a diferença. A partida terminou com um placar de 77 a 87 para o clube croata. O cestinha do duelo foi o badalado jovem ala-pivô Roko Prkačin, que terminou somando 24 pontos, 6 rebotes, 2 assistências e um índice de rendimento em quadra de 30.

O atual campeão, Estrela Vermelha, demonstrou muita qualidade e segurança para vencer tranquilamente o Split dentro de casa

Os torcedores presentes na arena em Belgrado ficaram muito convencidos com a atuação de sua equipe, pois o Estrela Vermelha (SER) venceu com tranquilidade o Split (CRO) por 97 a 61. Foi realmente uma apresentação muito poderosa feita pelos atuais campeões que, obviamente, queriam enviar uma mensagem clara de que serão mais uma vez um dos principais candidatos à conquista do título. Já o Split, que sofreu muito na temporada passada para conseguir permanecer na primeira divisão, espera não mais repetir os mesmos erros na defesa que cometeu na jornada anterior. Porém, essas falhas defensivas voltaram a ser um problema.

O vencedor desta partida foi decidido já nos primeiros 20 minutos, pois a equipe da casa abriu uma confortável vantagem de 25 pontos no intervalo. Essa vantagem só foi garantida graças ao segundo período, no qual o Estrela Vermelha marcou incríveis 31 pontos, enquanto deixou o Split fazer apenas 12 pontos naquele quarto. Ao passar dos minutos, ficou claro que os anfitriões conquistariam uma vitória fácil, precisando apenas gastar o tempo em uma rotação maior da bola no ataque até o fim da partida. A primeira vitória do Estrela o coroou já como o líder da competição pelo saldo de pontos. O protagonista do triunfo foi o armador Nikola Ivanović, que em sua estreia pelo clube anotou 20 pontos, 6 rebotes, 6 assistências e somou um espetacular índice de desempenho de 35.

A volta de Željko Obradović ao Partizan podia ter sido mais tranquila

A partida entre Partizan (SER) e Zadar (CRO) foi intitulada previamente pela liga como o jogo da rodada. As expectativas estavam muito entorno da volta do lendário técnico Željko Obradović, que acabou servindo de inspiração para que bons jogadores viessem fazer parte da equipe sérvia. O duelo foi na Krešimir Ćosić Arena, em Zadar, com a presença considerável de torcedores. O duelo em si parecia que não seria complicado para o clube de Belgrado, pois estiveram na frente durante a maior parte do tempo de jogo e parecia que só administraria a vantagem no placar.

Porém, na volta do intervalo o clube da casa fez o jogo se tornar emocionante, pois a partida entrou nos últimos 60 segundos com uma vantagem ínfima de três pontos para o Partizan. No entanto, o clube croata não conseguiu mais marcar nos momentos finais, deixando o jogo na mão dos visitantes faltando 15 segundos no cronômetro. O confronto terminou com o placar de 73 a 78 para o Partizan, que irá usar esse resultado como forma de aprendizado, uma vez que não terá vida fácil na competição. O jogador-chave do clube sérvio foi Zach Leday, que liderou na vitória com um duplo-duplo de 10 pontos, 10 rebotes, duas assistências, um roubo de bola e um índice de desempenho de 19.

Outros resultados da rodada

Abrindo os jogos do sábado (25), o Igokea (BIH) recebeu em casa o Borac (SER) e conseguiu sair vencedor em uma partida emocionante. O Igokea esteve constantemente à frente durante a primeira parte, mas o Borac assumiu a liderança no terceiro quarto e chegou a abrir uma vantagem de dois dígitos. Contudo, a equipe visitante não conseguiu manter a liderança até ao fim, porque o Igokea gerou uma boa sequência de pontos no último período. Mas, para sepultar a vitória, foi preciso que o ala-armador, James Robinson III, acertasse uma bela cesta da cabeça do garrafão faltando três segundos para o fim, desempatando o placar e garantindo a vitória por 91 a 89.

No clássico esloveno, o Cedevita Olimpija (ESL) derrotou Krka (ESL) na Stožice Arena de forma muito tranquila. O Krka por incrível que pareça foi quem começou melhor o jogo, chegando a abrir uma vantagem de sete pontos nos primeiros três minutos. No entanto, o Cedevita Olimpija revidou e no final do primeiro quarto já vencia. Eles abriram o segundo quarto com uma sequência de nove pontos e depois criaram uma vantagem confortável de 12 pontos, que foi aumentando gradativamente até o fim do duelo. O placar final ficou em 88 a 56 para o Cedevita.

Já no domingo, o Mega (SER) recebeu em suas dependências o estreante Studentski (MNE). O jogo ficou disputado por apenas um quarto, pois depois os torcedores testemunharam um jogo de apenas um time, o que revelou que Studentski ainda tem muito trabalho a fazer para lutar pela permanência na primeira divisão. O resultado final foi de 101 a 68 para o Mega e o grande destaque do clube sérvio foi o ala-armador Malcolm Cazalon, que terminou a partida com 17 pontos, 4 assistências, 3 rebotes, 3 tocos, 1 roubo de bola e um índice de desempenho de 26.

O atual vice-campeão, Budućnost (MNE), começou a nova temporada vencendo em casa o FMP (SER). A equipe da casa certamente ficou muito satisfeita com o resultado deste encontro, mas é importante referir que apesar de ter vencido o jogo por uma margem de dois dígitos, não foi nada fácil, principalmente no último período, no qual o FMP esboçou uma reação. Apesar da luta dos sérvios, a vitória montenegrina veio como resultado final de 82 a 72.

Por enquanto, a tabela de classificação se encontra da seguinte forma:

Datas e horários da 2ª rodada


Quinta-feira (30/09)
11h30 – Split x Partizan

Sexta-feira (01/10)
13h – Studentski x Zadar
15h – FMP x Igokea

Sábado (02/10)
12h – Krka x Mornar Bar

Domingo (03/10)
14h – Borac x Cedevita Olimpija

Segunda-feira (04/10)
13h – Cibona x Mega
16h – Estrela Vermelha x Budućnost

By Vinicius Matosinhos

Sou apaixonado por esportes e amo escrever sobre as ligas de basquete espalhadas pelo mundo. Basquete é basquete em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *