A Serie A teve sua 4ª rodada realizada no último fim de semana, entre os dias 15 e 17 de outubro. Sem grandes surpresas, Virtus Bolonha e Olimpia Milão se mantiveram invictas e seguem dividindo a liderança como únicas equipes ainda sem perder. Duas grandes concorrentes da dupla completam o “G4”, enquanto outra se afunda e tem uma das três piores campanhas. Por fim, o ex-técnico da seleção brasileira não suportou a má fase de sua equipe e acabou entregando o cargo.
Completando uma semana perfeita, entre Euroliga e Serie A, a Olimpia Milão fechou a rodada com o último jogo de domingo, no qual recebeu a Reyer Veneza. Esperava-se um certo equilíbrio entre esses dois times, recentes campeões nacionais. Porém, o que se viu foi um verdadeiro atropelo por parte dos donos da casa. A Olimpia simplesmente não tomou conhecimento da Reyer, imprimindo um ritmo alucinante desde o início da partida, especialmente na defesa. Ainda no primeiro quarto os milaneses já haviam construído uma vantagem de duplos-dígitos, que foi apenas aumentando durante o segundo. Perto do intervalo, os anfitriões já venciam por 24 pontos.
A Reyer continuou a ter dificuldades para penetrar a defesa milanesa durante o segundo tempo, o que permitiu aos donos da casa ampliarem para 29 pontos (57 a 28) a sua vantagem nos primeiros minutos do terceiro quarto. Stefano Tonut, estrela da equipe veneziana, e Austin Daye até que tentaram impulsionar sua equipe. Os visitantes conseguiram um parcial de 14 a 5, que cortou a vantagem dos anfitriões para 20 pontos. Mas, antes mesmo do fim do período, a Olimpia deu outra arrancada e conseguiu chegar ao último quarto com uma confortável vantagem de 28 pontos (73 a 45). No último quarto, bastou aos donos da casa administrar essa diferença, até vencerem no fim por 93 a 68.
Com tamanho domínio, o técnico da Olimpia, Ettore Messina, pôde utilizar uma grande rotação durante o jogo, com nove de seus atletas jogando pelo menos 17 minutos e nenhum jogando mais do que 25. Três jogadores da equipe pontuaram em duplos-dígitos: Dínos Mítoglou, com 18 pontos (e sete rebotes), e Malcolm Delaney e Shavon Shields anotando 14 pontos cada. Com o resultado, a Olimpia se mantém invicta, ocupando o segundo lugar, com a mesma campanha da líder Virtus Bolonha, porém, com um saldo de pontos menor. Com a derrota, a Reyer tem apenas uma vitória em quatro rodadas e ocupa o antepenúltimo lugar na tábua de classificação.
Por falar nas “Vu Nere”, a atual campeã já havia vencido no sábado, quando recebeu, em Bolonha, a Trieste. Foi um dia importante para o time do técnico Sergio Scariolo, que contou com as estréias das duas principais contratações da equipe para a temporada: o armador Nico Mannion e o ala-armador francês Isaïa Cordinier. Mannion foi contratado ainda em agosto, após uma apresentação excelente com a seleção italiana no pré-olímpico e nas Olimpíadas, mas ele pegou salmonela antes mesmo do pré-olímpico e chegou a ser internado após as Olimpíadas, tendo perdido 20 quilos no processo. Já Cordinier foi contratado no início deste mês, após Awudu Abass sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior de seu joelho direito. Miloš Teodosić, com uma lesão no glúteo, foi desfalque para esta partida para o time bolonhês.
A partida começou equilibrada, com os dois times trocando golpes no primeiro quarto, que viu a Virtus terminar com uma vantagem de seis pontos (35 a 29). Porém, no segundo quarto, os donos da casa conseguiram se impor e levar sua vantagem para os duplos-dígitos. Os bolonheses chegaram a abrir 16 pontos de frente, antes que a Trieste descontasse pouco antes do intervalo com uma cesta de três. O primeiro tempo terminou com vantagem da Virtus por 57 a 44. Adrian Banks e Fabio Mian impulsionaram a Trieste para uma possível reação no terceiro quarto, com a equipe giuliana chegando a cortar seu déficit para apenas quatro pontos (66 a 62) já na metade final do quarto. A partida chegou completamente aberta ao último quarto, com a Virtus à frente por apenas sete pontos (73 a 66), mas a defesa dos bolonheses foi implacável e, em menos de três minutos, eles já venciam por 14 (80 a 66). Coube aos donos da casa controlar o jogo e seguir vencendo por essa margem durante todo o período. O placar final mostrou 94 a 79 em favor da atual campeã.
Banks, da Trieste, foi o grande destaque do jogo, cestinha com 21 pontos, além de sete rebotes e cinco assistências (35 de valoração). A Virtus teve três destaques, liderados por Marco Belinelli, cestinha com 20 pontos, além de JaKarr Sampson, com 17 pontos e seis rebotes, e Amar Alibegović, com 16 pontos e seis rebotes. A performance de Belinelli lhe rendeu o prêmio de melhor italiano da rodada. A Virtus chega à quarta vitória e lidera por ter um saldo de 89 pontos, contra 59 da Olimpia.
Outros destaques
A Brindisi abriu a rodada na sexta-feira, recebendo a Fortitudo Bolonha. O time da Apúlia conseguiu uma vitória imponente, chegando aos três dígitos: 105 a 93. Sete de seus atletas pontuaram em duplos-dígitos, com destaque para os 18 pontos de Alessandro Zanelli. A “Estrela do Sul” chega a seu terceiro triunfo consecutivo e ocupa o terceiro lugar, com a campanha de três vitórias e uma derrota, com um saldo de 28 pontos.
Completando o “G4” está a Dinamo Sassari, que derrotou, fora de casa, a Treviso, por 71 a 64, e chegou à mesma campanha da Brindisi, três vitórias e uma derrota. O grande destaque do time sardo foi o armador David Logan, dono de 22 pontos (cestinha da partida) e três roubadas de bola, performance que lhe rendeu o prêmio de MVP da rodada. Sassari, que venceu a segunda seguida, ocupa o quarto lugar por ter perdido o confronto direto contra a própria Brindisi, além de ter um saldo de apenas três pontos.
Esta rodada viu também a V.L. Pêsaro sofrer sua terceira derrota no campeonato e cair para a lanterna da competição. Mesmo jogando em casa, o time marchigiano foi derrotado pela Derthona por 90 a 81. Com este resultado, chegou ao fim a passagem do técnico croata Aleksandar Petrović pelo clube. O ex-treinador da seleção brasileira masculina pediu demissão após a partida. Os brasileiros Léo Demétrio e Caio Pacheco (este que nem foi relacionado) não jogaram nesta partida.
Todos os resultados da 4ª rodada
Clique nos jogos se quiser assistir aos melhores momentos da partida.
Brindisi 105 x 93 Fortitudo Bolonha
Virtus Bolonha 94 x 79 Trieste
Treviso 64 x 71 Dinamo Sassari
Olimpia Milão 93 x 68 Reyer Veneza
As 5 melhores jogadas da 4ª rodada
Jogos da próxima rodada
A 5ª rodada acontece no próximo fim de semana, com três jogos no sábado e os outros cinco no domingo. Confira abaixo a lista de todos os jogos, já no horário de Brasília.
Sábado (23/10)
13h – Fortitudo Bolonha x Olimpia Milão
15h – Vanoli Cremona x Brindisi
15h30 – Reyer Veneza x V.L. Pêsaro
Domingo (24/10)
7h – Napoli x Virtus Bolonha
12h30 – Trentino x Treviso
13h30 – Trieste x Derthona
15h – Varese x Reggiana
15h45 – Dinamo Sassari x Brescia