Antes da grande decisão, houve a disputa pelo terceiro lugar da Euroliga 2020/21. O CSKA Moscou e a Olimpia Milano vierem para o duelo consolador com um quinteto inicial misto, deixando a partida interessante para poder ver em ação alguns jogadores que não tiveram uma boa minutagem na temporada. A Olimpia soube administrar muito bem a segunda etapa da partida e garantiu o terceiro lugar no pódio ao vencer por 83 a 73. O destaque da equipe italiana foi Sergio Rodriguez, que mesmo com menos minutos em quadra, conseguiu anotar 14 pontos, distribuir seis assistências e pegar três rebotes.
3º LUGAR – Olimpia Milano (ITA) x CSKA Moscou (RUS)
A partida começou com pouco entrosamento dos dois times, mas quem tomou a iniciativa da partida foi a Olimpia Milano em jogadas rápidas de Vladimir Micov, abrindo cinco pontos nos primeiros minutos. O CSKA respondeu em seguida com a mesma moeda, mas foi perdendo o vigor na defesa do perímetro, o que fez os italianos encontrarem o estilo de jogo que deveriam investir.
Para manter o equilíbrio no placar, o clube russo apostou em jogadas dentro do garrafão com Joel Bolomboy e no perímetro com Tornike Shengelia e Nikita Kurbanov, empatando e virando o jogo faltando dois minutos e meio para o fim do primeiro período. No minuto final, os arremessos de três pontos voltaram a encaixar para a Olimpia com Riccardo Moraschini, diminuindo a diferença e terminando os primeiros dez minutos com o placar de 20 a 23 a favor do CSKA.
O segundo período começou com os verdadeiros titulares de ambos os clubes entrando em quadra e deixando o duelo eletrizante. O poderio ofensivo de Zach Leday e a experiência defensiva de Kyle Hines, foram essenciais para que a Olimpia pudesse assumir a liderança novamente. Pelo lado russo, quem tentou manter o CSKA vivo foi o pivô Shengelia, que chegou a somar dez pontos antes do intervalo, porém as jogadas do perímetro adversário continuavam castigando, ainda mais com a entrada do armador Sergio Rodriguez. Os clubes foram para o intervalo com os italianos à frente por 40 a 34.
O jogo voltou a ficar muito parelho na segunda etapa. Sabendo que teriam mais investidas no perímetro da Olimpia, o CSKA apostou em uma linha defensiva mais alta, jogando muito no contra-ataque. Quem acabou liderando essas jogadas foi Shengelia, que chegou a empatar a partida e somar 16 pontos faltando três minutos para o fim do quarto. Afim de não deixar o clube russo passar à frente, Rodriguez entrou novamente na partida e somou 12 pontos, fazendo a diferença para manter a Olimpia na liderança ao término do terceiro período, com o placar de 60 a 57.
Nos últimos dez minutos, as coisas pioraram um pouco para o clube de Moscou, que iniciou o período muito mal, escolhendo os piores arremessos e não trabalhando a bola como deveria. Como resultado, a Olimpia foi se distanciando no placar, chegando a estar com dez pontos de frente no meio do último quarto. O CSKA tentou apostar nas bolas de três pontos, mas acabou insistindo da forma errada, fazendo com que o clube italiano precisasse só administrar os minutos finais para garantir o terceiro lugar da competição. Vale destacar também, que essa foi a melhor colocação dos italianos desde 1992.
Assista aos melhores momentos da partida: