Foi realizada no último fim de semana (09/10 e 10/10) a segunda rodada da temporada regular da HEBA, o campeonato grego masculino. Olympiacos e Promithéas chegaram à segunda vitória e são os únicos times ainda na condição de invictos. Com os resultados da rodada e por ter sido o time que folgou nesta rodada, o atual campeão, Panathinaikos, cai para a última colocação na tabela.
A partida mais aguardada desta rodada aconteceu no domingo, no fechamento da mesma. O Olympiacos visitou o Lavrio, atual vice-campeão da competição e quem vencesse muito provavelmente terminaria a rodada na liderança, a depender do saldo de pontos. Assim como aconteceu no primeiro jogo do Olympiacos, a partida foi meramente equilibrada no primeiro tempo, o qual o time de Pireu terminou à frente com 49 a 38 – uma distância totalmente alcançável para o Lavrio.
Porém, no segundo tempo, só deu Olympiacos. A equipe do treinador Giórgos Bartzókas simplesmente atropelou os donos da casa na segunda etapa, a começar com um absurdo 39 a 13 no terceiro quarto, que praticamente definiu o jogo. Os Vermelhos caminharam para uma vitória fácil no fim, por 108 a 72. Cinco atletas do Olympiacos pontuaram em duplos-dígitos, com o destaque maior para Tyler Dorsey, cestinha do jogo com 22 pontos (feitos em apenas 17 minutos em quadra).
O único time a manter sua invencibilidade além do Olympiacos foi o Promithéas, que recebeu em Pátras o P.A.O.K. Tessalônica e conseguiu uma vitória suada. Os tessalonicenses foram quem começaram melhor a partida e venceram o primeiro quarto (20 a 15). Mas os donos da casa começaram a se impor ainda no primeiro tempo e conseguiram ir para o intervalo com uma pequena vantagem, 43 a 41, com uma cesta de três no estouro do cronômetro.
O equilíbrio prevaleceu durante o terceiro quarto, com o Promithéas ainda se mantendo à frente, mas sem conseguir abrir grande vantagem. Mas no último quarto, os donos da casa conseguiram alcançar os duplos-dígitos de vantagem. Apesar do P.A.O.K. não ter desistido, o Promithéas se agarrou à sua vantagem e venceu por 84 a 77. O armador Kendrick Ray foi o principal destaque do Promithéas, cestinha do time com 17 pontos, além de sete assistências e seis rebotes.
Com os resultados, Olympiacos e Promithéas terminam a segunda rodada dividindo a liderança, ambos com quatro pontos (duas vitórias, nenhuma derrota). Depois deles, oito equipes empatam com três pontos (uma vitória e uma derrota), ordenadas pelos critérios de desempate. Estes colocam hoje o Kolossós Rodes em terceiro lugar e o Apóllon Pátras em quarto, fechando o “G4” da competição. Atual campeão, o Panathinaikos divide a lanterna da tabela com o Iraklís, ambos com somente um jogo disputando, somando apenas um ponto (uma derrota).
Todos os resultados da 2ª rodada
Time de folga: Panathinaikos
Ionikós Níkaias 93 x 83 Áris Tessalônica
Promithéas Pátras 84 x 77 P.A.O.K. Tessalônica
A.E.K. Atenas 81 x 69 Lárisa
Kolossós Rodes 73 x 56 Apóllon Pátras
Iraklís 76 x 79 Peristeri
Lavrio 72 x 108 Olympiacos
Jogos da 3ª rodada
Time de folga: Peristeri
Sábado (16/10)
11h – Áris Tessalônica x Kolossós Rodes
11h – Apóllon Pátras x A.E.K. Atenas
14h – P.A.O.K. Tessalônica x Iraklís
Domingo (17/10)
11h – Olympiacos x Promithéas
14h – Lárisa x Lavrio
Segunda-feira (18/10)
13h30 – Panathinaikos x Ionikós Níkaias