Nos dois primeiros jogos da série entre Olympiacos e Monaco, jogados em Pireu, na Grécia, os gregos venceram o primeiro jogo com uma tremenda atuação defensiva, e os franceses ficaram com a vitória no segundo, com uma explosão ofensiva fantástica.
A série melhor de cinco jogos partiu, então, para dois jogos no Principado de Mônaco, podendo ser finalizada ali mesmo. Porém, outra vez os dois times conseguiram uma vitória cada, forçando a realização de um quinto e decisivo jogo, de volta em Pireu, para definir quem avança para o Final Four. Leia abaixo como foram os dois jogos realizados em Mônaco.
LEIA TAMBÉM: clique aqui e leia todos os resumos escritos até agora nos playoffs
Jogo 3 – Monaco (FRA) 83 x 87 Olympiacos (GRE)
Quarta-feira, 27/04
No primeiro dos dois jogos no Salle Gaston Médecin, as duas equipes travaram uma dura batalha no primeiro tempo. Os donos da casa começaram melhor e venceram o primeiro período, mas o Olympiacos se valeu de uma boa seqüência ofensiva no segundo quarto para retomar a liderança. Com um parcial de 7 a 0, os gregos conseguiram abrir cinco pontos de vantagem. O Monaco conseguiu encostar nos minutos finais do quarto, mas Kóstas Sloúkas ajudou os visitantes a irem para os vestiários vencendo pro 45 a 41. Na volta para o segundo tempo, o Monaco pressionou e conseguiu empatar o jogo (51 a 51) após poucos minutos. Porém, começaria ali o melhor momento do Olympiacos no jogo: um parcial de 12 a 0. Os Vermelhos continuaram pressionando e conseguiram abrir 15 pontos de frente antes mesmo da virada para o quarto período. Mas o Monaco não desistiu e batalhou muito para voltar à partida no último quarto. Comandados por Dwayne Bacon, os franceses encurtaram as distâncias com um parcial de 11 a 0 em quatro minutos. Empolgados, os donos da casa continuaram empurrando e chegaram à improvável virada (80 a 79) com uma cesta de três de Paris Lee, a um minuto e meio do fim. Nos 90 segundos finais, o Olympiacos fez um brilhante trabalho defensivo e, com a bola nas mãos, de cavar faltas importantes e ganhar lances livres. Thomas Walkup sofreu duas delas, ajudando a equipe visitante a fazer cinco pontos seguidos no minuto seguinte à virada do Monaco. Com poucos segundos por jogar, os franceses não tiveram opções além de cometer mais faltas para parar o relógio, ajudando ainda mais o Olympiacos, que acertou todos os lances livres nos segundos finais e assegurou a apertada vitória. O Monaco teve o cestinha da partida, Bacon, com 23 pontos, e outros quatro atletas pontuando em duplos-dígitos. O Olympiacos teve em Sloúkas seu principal destaque, cestinha com 21 pontos, além de outros três atletas com pelo menos dez pontos.
Jogo 4 – Monaco (FRA) 78 x 77 Olympiacos (GRE)
Sexta-feira, 29/04
Na sexta-feira o jogo quatro, que poderia representar a eliminação do Monaco, contou com uma presença ilustre na torcida do time francês. O astro da NBA, Kevin Durant, esteve presente no ginásio para prestigiar seu ex-companheiro de Brooklyn Nets, Mike James. E o ala pôde presenciar um dos jogos mais eletrizantes destes playoffs. Esta partida teve um roteiro muito parecido com o da partida anterior, com muito equilíbrio no primeiro quarto e o Monaco abrindo uma pequena vantagem no início do segundo quarto. E, assim como no jogo três, o Olympiacos conseguiu uma boa arrancada, virou o jogo e construiu uma boa vantagem na metade final do segundo período, abrindo oito de frente. Antes do intervalo, porém, o Monaco encostou novamente e foi para os vestiários perdendo por apenas 42 a 38. A segunda etapa começou com Moustapha Fall alavancando o Olympiacos para um parcial de 7 a 0 que deu onze pontos de vantagem aos gregos. Porém, diferentemente do jogo anterior, o Monaco buscou a reação ali mesmo, no terceiro quarto, e conseguiu chegar ao empate e à virada, chegando a abrir 65 a 61 na virada para o último quarto. o período final, o Monaco ampliou ainda mais sua vantagem, abrindo 70 a 61, completando um parcial de 17 a 2 em seu favor, mas o Olympiacos respondeu de maneira contundente, virando o jogo novamente com um parcial de 10 a 0. Com ainda cinco minutos por jogar, a partida ficou nervosa, com muitos erros de ambas as equipes e várias trocas de liderança. Sloúkas acertou uma bola de três que colocou o Olympiacos à frente por 77 a 76, a menos de dois minutos do fim. Após uma posse de bola sem êxito para cada time, Bacon recolocou o Monaco à frente a 53 segundos do fim com um belo arremesso de meia distância, muito bem marcado. Após os dois times desperdiçarem suas posses de bola seguintes, o Olympiacos teve a bola do jogo e da classificação nas mãos. A bola chegou às mãos de Sloúkas para o arremesso vencedor, mas o armador não converteu e a vitória ficou com o Monaco. Bacon foi novamente o cestinha do Monaco, com 21 pontos, mas teve ajudas cruciais de James, com 18 pontos, seis rebotes e quatro assistências, e de Donta Hall, com um duplo-duplo de 14 pontos e dez rebotes. Já o Olympiacos teve como destaques Sloúkas, cestinha com 19 pontos, e Sasha Vezenkov, com 17 pontos, oito rebotes e cinco assistências.
Detalhes do quinto jogo
O quinto e último jogo desta série, como mencionado anteriormente, está marcado para esta quarta-feira (04/05), no Estádio da Paz e Amizade, casa do Olympiacos, na cidade de Pireu. Em caso de vitória dos gregos, os Vermelhos estarão de volta ao Final Four após cinco anos e lutarão para conquistar seu quarto título europeu (o time foi campeão europeu em 1996-97, 2011-12 e 2012-13). Se der Monaco, o clube ficará marcado na história por alcançar o estágio máximo da Euroliga justamente em sua primeira aparição na competição. A bola sobe para esta partida na quarta às 15h30 do horário brasileiro de Brasília.