Foi realizada no último final de semana, entre os dias 16 e 18 de outubro, a terceira rodada da temporada regular da HEBA, a primeira divisão do campeonato grego masculino. O grande destaque da rodada ficou para o duelo entre os dois times ainda invictos na competição.

Em Pireu, o Olympiacos recebeu o Promithéas Pátras, em um encontro entre líder e vice-líder. Quem vencesse terminaria a rodada na liderança, com seis pontos. Amplos favoritos, os donos da casa não tiveram muitos problemas contra os visitantes, dominando a partida do início ao fim e vencendo por arrasadores 108 a 75.

Apesar do placar final elástico, o jogo teve um certo equilíbrio por pelo menos três quartos. O Olympiacos começou melhor a partida, mas o Promithéas conseguiu encostar diversas vezes, chegando a diminuir a diferença para apenas quatro pontos ao fim do primeiro quarto (28 a 24). A diferença foi mantida perto dos cinco pontos durante a primeira metade do segundo quarto, mas os Vermelhos conseguiram fazê-la chegar aos duplos-dígitos eventualmente. O jogo foi para o intervalo com os anfitriões à frente por 52 a 41.

No terceiro quarto, foi o Promithéas que começou melhor. Os patrenses abriram o segundo tempo com um parcial de 12 a 7 e, de repente, perdiam por apenas seis pontos (59 a 53), forçando o técnico Giórgos Bartzókas, do Olympiacos a pedir tempo. Mas parou por aí a reação dos visitantes, pois, voltando do pedido de tempo, o Olympiacos conseguiu uma seqüência de 15 a 3, o que lhes deu uma vantagem de 16 pontos (72 a 56). Os Vermelhos chegaram ao último quarto com uma vantagem de 19 pontos e o Promithéas pareceu completamente entregue e foi então que os donos da casa esticaram a diferença, que chegou a ser de 35 pontos.

https://www.youtube.com/watch?v=8ffu2uOGsFg

Sasha Vezenkov liderou o Olympiacos com 15 pontos, seguido de Tyler Dorsey e Shaquielle McKissic, ambos com 14. Além de se manter na ponta, agora com seis pontos (três vitórias e nenhuma derrota), o Olympiacos também fez o Promithéas, um dos principais concorrentes ao título, cair três posições. O time de Pátras agora é o quinto colocado, com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota).

Os três times que ultrapassaram o Promithéas na tabela têm os mesmos cinco pontos, mas eles levam a melhor nos critérios de desempate. O novo vice-líder é o Kolossós Rodes, que derrotou o Áris Tessalônica fora de casa, no “caldeirão” Níkos Galis Hall. Logo em seguida vem o rival citadino do Promithéas, o Apóllon Pátras, que conseguiu uma vitória convincente em casa para cima do A.E.K. Atenas. Deste jogo saiu o grande destaque da rodada (novamente), o armador Níkos Díplaros, que anotou 22 pontos e foi eleito o MVP da rodada pela segunda vez na temporada. Completando o “G4” está o Lavrio, que se recuperou da derrota arrasadora para o Olympiacos na semana passada, batendo o Lárisa fora de casa. Na próxima rodada, Lavrio e Apóllon duelam em Lavrio para ver quem fica com o terceiro ou segundo lugar, a depender de resultados.

Após ter folgado na segunda rodada, o atual campeão Panathinaikos voltou a quadra e conseguiu sua primeira vitória no campeonato. Na segunda-feira, o time recebeu em Atenas o Ionikós Níkaias e teve trabalho, mas conseguiu se impor no último quarto e ficar com a vitória por 92 a 78.

Após começarem a partida de maneira dominante, os Verdes viram o Ionikós encostar e até a empatar o jogo no fim do primeiro quarto. Os visitantes continuaram a perseguição ao Panathinaikos durante o segundo quarto, mas o time da casa conseguiu se manter sempre à frente. Os locais chegaram a abrir oito pontos, mas o valente Ionikós nunca desistiu e sempre encostou no marcador. Na ida para o intervalo, a vantagem do Panathinaikos era de 41 a 35.

Quando o Panathinaikos abriu dez pontos de frente no início do terceiro quarto (48 a 38), parecia que o resultado estava começando a se encaminhar. Mas, novamente, o Ionikós mostrou força e conseguiu cortar para apenas três pontos o seu déficit e terminou o quarto perdendo por apenas quatro pontos (63 a 59). O capitão do Panathinaikos, Ioánnis Papapétrou, alavancou a equipe local dos dois lados da quadra e o Panathinaikos abriu o último quarto com 7 a 0, elevando sua vantagem para 11 pontos. Apesar de o Ionikós não ter se entregado, tudo se encaixou para o Panathinaikos, que chegou a abrir 15 de frente e “matou” o jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=FcIwk8w9hqQ

Quatro jogadores do Panathinaikos pontuaram em duplos-dígitos, com destaque maior para Papapétrou, dono de 19 pontos, seis rebotes e cinco assistências (24 de valoração). Mas o cestinha da partida foi o estadunidense Eugene German, do Ionikós, dono de 25 pontos, sendo 17 somente no primeiro tempo. Com o resultado, o Panathinaikos chega aos três pontos (uma vitória e uma derrota) e deixa a lanterna, ocupando agora o 11º lugar. O Ionikós cai para o sexto lugar, com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas).

Todos os resultados da 3ª rodada

Time de folga: Peristeri

Áris Tessalônica 81 x 85 Kolossós Rodes
Apóllon Pátras 84 x 68 A.E.K. Atenas
P.A.O.K. Tessalônica 72 x 69 Iraklís
Olympiacos 108 x 75 Promithéas
Lárisa 66 x 75 Lavrio
Panathinaikos 92 x 78 Ionikós Níkaias

Jogos da 4ª rodada

Time de folga: P.A.O.K. Tessalônica

Sábado (23/10)
11h – Promithéas Pátras x Lárisa
11h –Kolossós Rodes x Ionikós Níkaias 
14h – A.E.K. Atenas x Áris Tessalônica

Domingo (24/10)
11h – Iraklís x Olympiacos
11h – Lavrio x Apóllon Pátras
14h – Peristeri x Panathinaikos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *