Por Rafael Bittelbrunn e Thiéres Rabelo

Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de melhor aconteceu na última semana nas competições europeias secundárias. Confira como foram as rodadas desta semana na EuroCup, segunda competição mais importante do basquete europeu de clubes, e na Basketball Champions League da FIBA (BCL), a terceira mais importante na hierarquia.

EuroCup: cinco clubes permanecem invictos após segunda rodada do Top 16

A segunda fase da EuroCup, o Top 16, chegou à segunda de suas seis rodadas nesta semana. Enquanto cinco clubes conseguiram permanecer invictos, alguns dos favoritos se complicaram, como o Lokomotiv Kuban e o Gran Canaria, que perderam a segunda seguida. Confira como foram os jogos de cada um dos quatro grupos.

https://www.euroleague.net/rs/b9i5wjbxhtf6mx96/36ff728a-03e2-482a-bbe3-ebc349921a15/840/filename/justin-cobbs-buducnost-voli-podgorica-photo-olimpija-ales-fevzer-ec20.jpg

Grupo E
Buscando uma recuperação na competição, após derrota em casa na estreia, o Unicaja Málaga (ESP) visitou o Monaco (FRA) na terça-feira (19) e novamente não conseguiu segurar a boa vantagem construída no primeiro tempo (chegou a abrir 16 pontos de vantagem) e acabou derrotado por 90 a 71, após um trabalho defensivo muito consistente da equipe francesa na segunda etapa. O início de jogo começou promissor para o time espanhol, que logo abriu 10 a 0 e via o oponente com um aproveitamento pífio dos arremessos de quadra. Porém, isso não se concretizou em uma vantagem larga ao final da primeira etapa (39 a 31), principalmente pela força defensiva e energia em quadra do time francês. No segundo tempo essa intensidade (principalmente de força física) foi mantida e o Monaco foi assumindo o controle do jogo, fazendo um último quarto arrasador, encerrando a partida com incríveis 22 rebotes ofensivos (recorde da equipe no torneio) e forçando 21 erros do time espanhol. O grande destaque foi Mathias Lessort, dominante no garrafão adversário, com 20 pontos, nove rebotes (oito ofensivos) e quatro roubos de bola, além de outra boa atuação do armador Rob Gray (24 pontos), que conduziu a equipe juntamente com Dee Bost (15 pontos, seis rebotes e oito assistências). Do lado espanhol, o estadunidense Deon Thompson conseguiu 20 pontos e oito rebotes e teve a ajuda de Ruben Guerrero (dez pontos) e Jaime Fernandez (11 pontos), que não impediram a terceira derrota seguida da equipe na competição e a demissão do técnico Luis Casimiro.

Na segunda partida do grupo, realizada na quarta-feira (20), um dos candidatos ao título, o Joventut Badalona (ESP), recebeu a equipe do Nanterre 92 (FRA) e conquistou importante vitória por 95 a 90, a quarta seguida na competição. O jogo foi muito disputado, com cada equipe liderando um quarto na primeira etapa, e o empate parcial em 47 pontos. Apenas a partir do final do terceiro quarto o aproveitamento de bolas de três pontos da equipe catalã começou a melhorar, e a eles conseguiram abrir uma vantagem de 11 pontos no início do último período, administrando a vantagem até o final. Mais uma vez o destaque do Joventut ficou com o eslovaco Vladimír Brodziansky, com 17 pontos e seis rebotes, com boas partidas também de Shawn Dawson (16 pontos), Ante Tomić (14 pontos) e Nenad Dimitrijević (12 pontos e oito assistências). Já pelo lado francês, nem as ótimas apresentações de Tyler Stone (26 pontos, recorde da carreira), Isaia Cordinier (19 pontos) e Chris Warren (19 pontos), impediram a terceira derrota seguida da equipe na competição. Na próxima rodada, o Joventut continua em casa para o jogo dos líderes, contra o Monaco, enquanto o Nanterre viaja até a Espanha para encarar o Málaga, ambos atrás da primeira vitória no Top 16.

Grupo F
Em confronto dos vitoriosos da rodada anterior, o Metropolitans 92 (FRA) recebeu a equipe do Partizan Belgrado (SER) e engatou a terceira vitória consecutiva, com placar final de 79 a 62, com atuação sólida da defesa e demonstração de um grupo muito forte para a sequência da competição, sendo já uma realidade do torneio, e não mais uma surpresa. Desde os primeiros minutos da partida, a equipe francesa já fazia uma marcação muito intensa sobre os sérvios, dificultando os arremessos e forçando erros no ataque, o que levou o Partizan a marcar escassos 11 pontos no primeiro quarto (22 a 11). A partir daí a equipe francesa manteve a intensidade e não ficou atrás do placar em nenhum momento, limitando o oponente a baixíssimos aproveitamentos de arremessos (23,8% nos três pontos e 39,5% nos dois pontos), além de distribuir oito tocos, empatando recorde da equipe. Novamente David Michineau liderou a equipe francesa com 16 pontos e quatro assistências, porém foi muito bem acompanhado por dois jogadores que tiveram uma ótima noite: o francês Maxime Roos, com 13 pontos, oito rebotes e cinco tocos, e o bósnio Miralem Halilović, com 15 pontos (recorde da carreira), quatro rebotes e dois tocos. Pelo lado sérvio, destaque para Codi Miller-McIntyre, com 14 pontos e cinco rebotes, e Rade Zagorac, com 14 pontos, quatro rebotes e dois roubos de bola.

No segundo jogo da rodada, realizado na quarta-feira, a Trentino (ITA) recebeu o Lokomotiv Kuban (RUS) buscando acabar com a péssima sequência de quatro derrotas consecutivas, e conseguiu uma importante vitória por 96 a 84. Com um primeiro tempo avassalador da equipe italiana, acertando nove em dez tentativas de dois pontos no primeiro quarto, e cinco em cinco tentativas dos três pontos no segundo quarto, a equipe chegou a abrir 28 pontos de vantagem (48 a 20) e fechou o primeiro tempo com um confortável 61 a 39 (recorde de pontos da equipe para uma metade de jogo), e aproveitamentos incríveis de 82,3% nos dois pontos e 52,9% nos três pontos. Porém a equipe russa não se entregaria facilmente, fazendo um terceiro quarto impecável (32 a 13) e trazendo a diferença para apenas três pontos ao final do período, equilibrando as ações para o quarto final. A defesa italiana voltou a funcionar bem (34 rebotes defensivos no total, recorde da equipe) e nos momentos finais conseguiu abrir uma boa vantagem, especialmente pelas ações ofensivas do destaque do jogo, Luke Maye, que terminou com 25 pontos e 15 rebotes, sendo eleito o MVP da Semana. Outros destaques da equipe italiana foram Jacorey Williams (17 pontos e nove rebotes) e Jeremy Morgan (14 pontos e cinco assistências). Pela equipe russa, que teve sua segunda derrota no Top 16, após terminar a Fase Regular com três vitórias seguidas, nem a experiência de Jordan Crawford (20 pontos, cinco rebotes e três assistências), ou dos lituanos Mindaugas Kuzminskas (12 pontos e seis rebotes) e Mantas Kalnietis (11 pontos e quatro assistências) foram suficientes para um triunfo longe de casa. Na próxima rodada, Trento visita o (ainda invicto na fase) Metropolitans, e o Lokomotiv recebe o Partizan atrás de sua primeira vitória no Top 16.

Grupo G
Na abertura da segunda rodada do grupo, um clássico da Liga Adriática foi realizado na terça-feira (19) envolvendo o visitante Budućnost (MNE) e o anfitrião Cedevita Olimpija (SLO), com a disputa sendo resolvida apenas nos momentos finais da partida, em vitória da equipe eslovena por 74 a 71, e a manutenção da invencibilidade nos jogos em casa. Com diversas alternâncias no placar ao longo do jogo, incluindo sete apenas no último quarto, o equilíbrio foi a tônica do confronto, porém com o time montenegrino sofrendo com um fator que foi essencial na sua vitória na primeira rodada: a bola de três pontos. Após aproveitamento recorde na partida anterior, o time amargou apenas 28% do perímetro (cinco em 18 tentativas) e, para complicar ainda mais, viu seu oponente acertar 15 bolas de longa distância (em 32 tentativas) e estabelecer um novo recorde da equipe. Pode-se dizer com segurança que este aproveitamento da bola de três pontos da equipe eslovena foi determinante para a vitória, visto que o time amargou o pior aproveitamento nas bolas de dois pontos da história do clube, com apenas 27,6%, e o menor número de bolas convertidas (apenas oito em 29 tentativas). Com o destaque individual dos eslovenos em noite pouco inspirada (Jaka Blažič, dez pontos), coube a Kendrick Perry liderar a equipe com 16 pontos e dez assistências, com contribuição valiosa de Edo Murić (16 pontos e seis rebotes), incluindo arremesso certeiro de três pontos nos segundos finais, e Jarrod Jones (14 pontos e seis rebotes). Do lado montenegrino, o armador Nikola Ivanović teve noite apagada (apenas cinco pontos) e o restante da equipe acabou dividindo mais as ações ofensivas, com destaques para Luka Mitrović, com dez pontos, cinco rebotes e três roubos de bola, e Willie Reed, com 11 pontos, seis rebotes e três tocos.

No segundo jogo do grupo, realizado na quarta-feira, o novato JL Bourg (FRA) recebeu a poderosa e invicta Virtus Bolonha (ITA), tentando quebrar a série do adversário e reagir na competição. A partida foi bastante equilibrada, especialmente nos três primeiros quartos, onde a equipe francesa colocou mais energia na quadra e parecia mais interessada na partida do que a esquadra italiana. Ao final do terceiro quarto, a vantagem da Virtus era de apenas seis pontos (72 a 66), porém logo no início do quarto final uma arrancada de 11 a 2 trouxe o controle para a equipe italiana, mostrando a força do elenco e o motivo de ser candidata ao título, fechando o jogo em 99 a 87. O estadunidense Vince Hunter teve outra partida muito boa, dessa vez conseguindo o primeiro duplo-duplo dele na EuroCup (23 pontos e 11 rebotes), com o MVP da temporada regular, Miloš Teodosić, contribuindo com 21 pontos e seis assistências (apesar dos sete desperdícios de bola) e o veterano Marco Belinelli vindo do banco e mais uma vez dando grande contribuição, com 19 pontos. Pelo lado francês, novamente o sérvio Danilo Anđušić tentou carregar o time, com 19 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, indo 14 vezes para a linha de lance livre (acertou 12), com alguma ajuda do croata Ivan Buva (15 pontos) e de Maxime Courby (13 pontos). Na próxima rodada, a invicta Virtus recebe o Budućnost e o JL Bourg viaja até a Eslovênia para enfrentar o Cedevita Olimpija.

Grupo H
Buscando uma recuperação em seu grupo, o Gran Canaria (ESP) viajou até a Rússia para encarar o UNICS Kazan (RUS), que havia conquistado uma boa vitória na primeira rodada. Com uma forte defesa desde o início do confronto, limitando a equipe espanhola a apenas 11 pontos no primeiro quarto, os russos tinham dificuldades em converter seus arremessos, com a partida ficando equilibrada até o início do último quarto, quando a equipe conseguiu uma corrida de 10 a 0 e abriu 15 pontos de vantagem, podendo administrar a vantagem nos cinco minutos finais. A intensidade da equipe foi refletida em 19 rebotes ofensivos (recorde do clube) e em 18 erros dos espanhóis, que também sofreram muito na linha do lance livre (apenas sete em 17 tentativas). O grande destaque da equipe de Kazan foi John Holland, o qual marcou todos os seus 14 pontos no segundo tempo e ajudou demais a equipe a selar a vitória por 73 a 62. Também tiveram boas contribuições o veterano Jamar Smith (13 pontos) e o russo Artem Klimenko (13 pontos e 5 rebotes). Pelo lado espanhol, o estadunidense Stanley Okoye marcou 12 pontos e o sérvio Oliver Stević contribuiu com outros dez e seis rebotes, em uma tarde apagada do destaque da equipe, AJ Slaughter (seis pontos e cinco erros).

No segundo jogo do grupo, o Mornar Bar (MNE) recebeu o Andorra (ESP) e foi surpreendido pela equipe espanhola, que conseguiu uma vitória de 74 a 71 em sua primeira partida em solo montenegrino. Apesar de liderar boa parte do jogo, o Mornar não conseguiu abrir grande vantagem e, a partir do segundo tempo, o placar passou a ser alternado entre as equipes, com o Andorra dominando os rebotes, especialmente os ofensivos (17 no total), possibilitando 22 pontos de segunda chance na contagem final. Ainda assim, o duelo só foi definido nos últimos lances, com uma bola de três pontos de Clevin Hannah a 46 segundos do final, a qual deu a liderança e, posteriormente, a vitória para a equipe espanhola. Além de Hannah, que terminou com 16 pontos, a presença do bielorrusso Artsiom Parakhouski, recém contratado, foi muito importante, com 12 pontos e sete rebotes, encerrando uma sequência de quatro derrotas consecutivas. No lado da equipe montenegrina, após importante vitória fora de casa, apenas um jogador contribuiu com duplos dígitos de pontuação, Jacob Pullen (22 pontos), com desempenho apagado de Isaiah Whitehead, MVP da semana anterior, marcando apenas nove pontos. Na próxima rodada, o Mornar recebe a equipe do Unics Kazan, enquanto o Andorra novamente joga fora de casa contra o Gran Canaria.

Basketball Champions League: grupos A, B, C e D finalizam a temporada regular

A Basketball Champions League (BCL) teve nesta semana a conclusão da temporada regular para os grupos A, B, C e D, com a realização dos oito jogos desses grupos na terça e na quarta-feira (19/01 e 20/01). Somente um dos resultados finais pode ser considerado uma “surpresa”, apesar de ela já vir sendo anunciada há algumas rodadas.

Estamos falando da eliminação do JDA Dijon (FRA) no grupo B, semifinalista da edição passada da BCL e atual vice-líder do campeonato francês. A equipe foi até o Chipre na terça-feira, onde visitou o já eliminado Keravnos (CYP) e não tomou conhecimento dos donos da casa. Foi um atropelo monumental: 79 a 44. Porém, o clube não dependia só de si. Também na terça, o Tofaş (TUR) foi até a República Tcheca e conseguiu uma vitória suada sobre o ERA Nymburk (CZE), por 103 a 97.

Isso causou um tríplice empate no grupo, com Tofaş, Nymburk e Dijon com quatro vitórias e duas derrotas cada. Para azar dos franceses, nos critério desempate (confronto direto) eles ficaram de fora. O motivo da “surpresa” da eliminação do time foi que a equipe iniciou a temporada vencendo os três primeiros jogos e precisavam vencer apenas mais uma para se classificar, mas foram muito mal na segunda metade desta fase.

Outro grupo que foi definido na terça foi o grupo D. O líder e já classificado Zaragoza (ESP), treinado pelo técnico argentino Sergio Hernández, passou sem problemas pelo lanterna e já eliminado Start Lublin (POL), por 94 a 82, e terminou com a excelente campanha de cinco vitórias e apenas uma derrota. Já no confronto direto que valia a segunda vaga do grupo, o Nizhny Novgorod (RUS) recebeu e derrotou o Falco (HUN), por 73 a 68, com uma virada no último quarto. Os russos terminam com quatro vitórias e duas derrotas, enquanto o time húngaro volta para casa com três vitórias e três derrotas.

Passando para as partidas da quarta-feira, pelo grupo A o já classificado Tenerife (ESP) foi até a Dinamarca com um time misto, para visitar o Bakken Bears (DEN), que ainda sonhava com a classificação. Os donos da casa se aproveitaram do relaxamento do time espanhol e venceram bem, por 96 a 78. O armador brasileiro Marcelinho Huertas, do Tenerife, esteve em quadra durante 15 minutos e teve cinco pontos e seis assistências. Porém, eles não dependiam só de suas forças e viram suas chances acabarem quando a vice-líder Dinamo Sassari (ITA) venceu o já eliminado Galatasaray (TUR) fora de casa, por 92 a 81. A equipe italiana chegou a quatro vitórias e duas derrotas, contra três vitórias e três derrotas dos dinamarqueses, avançando para os Play-Offs.

Por fim, no grupo C, o único em que todos os quatro times ainda tinham chances matemáticas de se classificar, os dois times que já estavam dentro da zona de classificação confirmaram o favoritismo. O líder Hapoel Holon (ISR) foi até a França e conseguiu uma vitória tranqüila sobre o terceiro colocado Cholet (FRA), por 89 a 71 e garantiu o primeiro lugar. Já o vice-líder AEK Atenas (GRE), vindo de duas derrotas seguidas, foi até a Bielorrússia e conseguiu sua primeira vitória fora de casa na competição. Eles passaram sufoco nos minutos finais, mas conseguiram derrotar o Tsmoki-Minsk (BLR) por 95 a 90. O astro Keith Langford, do AEK, fez uma partida espetacular (32 pontos), sendo inclusive decisivo nos segundos finais, cavando uma falta e anotando o lance livre que definiu o jogo.

A classificação final dos grupos A, B, C e D, pode ser vista na imagem abaixo (clique nela para amplir). Os clubes que terminaram nos primeiros lugares, vão para o sorteio dos novos grupos para os Play-Offs como os cabeças de seus grupos.

Jogos da Semana

Chegando à Semana 12, a última da temporada regular, oito partidas comporão a última rodada dos grupos E, F, G e H, sendo quatro delas nesta terça-feira e as outras quatro na quarta-feira. Nesses quatro grupos, seis clubes ainda têm chances matemáticas de se classificar, mas somente três deles avançarão para a próxima fase. Confira abaixo todos os confrontos, já com os horários de Brasília fornecidos hoje pelo site da BCL. Em verde, indicamos os clubes já classificados e, em vermelho, os já eliminados.

Vale lembrar que várias partidas da BCL são transmitidas gratuitamente pelo canal de YouTube oficial da competição. Para maiores detalhes, acesse o seu site oficial. Outro lembrete importante é o de que, infelizmente, adiamentos de partidas têm sido um empecilho constante para todas as competições desta temporada e pode acontecer de algumas das partidas abaixo não acontecerem, de fato, na data programada.

Terça-feira (26/01)
14h30 – Rytas Vilnius (LIT) x Strasbourg (FRA) – Grupo E
14h30 – VEF Riga (LET) x Peristeri (GRE) – Grupo E
14h30 – Türk Telekom (TUR) x Igokea (BIH) – Grupo G
14h30 – Limoges (FRA) x Hapoel Jerusalém (ISR) – Grupo G

Quarta-feira (27/01)
14h30 – Pınar Karşıyaka (TUR) x Bilbao (ESP) – Grupo F
14h30 – Brose Bamberg (ALE) x Fortitudo Bolonha (ITA) – Grupo F
16h30 – Brindisi (ITA) x San Pablo Burgos (ESP) – Grupo H
16h30 – Filou Oostende (BEL) x Darüşşafaka (TUR) – Grupo H

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *