Por Rafael Bittelbrunn e Thiéres Rabelo
Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de melhor aconteceu na última semana nas competições europeias secundárias. Confira como foram as rodadas desta semana na EuroCup, segunda competição mais importante do basquete europeu de clubes, e na Basketball Champions League da FIBA (BCL), a terceira mais importante na hierarquia.
EuroCup: quatro clubes mantêm-se invictos e ficam com a mão na vaga para as quartas
O Top 16 da EuroCup chegou à sua metade, com a realização de sua terceira rodada na última terça e quarta-feira (26/01 e 27/01). Cada um dos quatro grupos tem agora um líder que venceu os três jogos até aqui e, portanto, está muito próximo de carimbar o passaporte para as quartas-de-final da competição. Em contrapartida, três times sofreram suas terceiras derrotas em três jogos e dependem de milagres para não serem eliminados.
Grupo E
Em jogo realizado na terça-feira (26), o Joventut Badalona (ESP) recebeu a forte equipe do Monaco (FRA), em confronto muito equilibrado, confirmando as expectativas prévias. As duas equipes vinham de duas vitórias em dois jogos do Top 16 e buscavam a liderança isolada do grupo. O time espanhol mostrou muita força na defesa e ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra, fechando a partida em 79 a 72. Apesar de um primeiro tempo mais complicado, especialmente por causa dos desperdícios de bola, o Joventut manteve o placar próximo, em grande parte graças ao baixo aproveitamento de arremessos do Monaco. Logo no início da segunda etapa, a equipe catalã conseguiu uma corrida de 14 a 4 e tomou o controle da partida, não deixando o Monaco ameaçar em nenhum momento a partir de então. Na batalha dos erros, onde o Joventut terminou com 17 e o Monaco com apenas cinco (recorde da equipe), o mais importante é transformar em pontos essas oportunidades, o que a equipe francesa claramente não conseguiu. Apesar do retorno do experiente Pau Ribas (cinco pontos e quatro assistências), o grande destaque foi o “prata da casa” Nenad Dimitrijević, com 22 pontos, tendo Vladimir Brodziansky (11 pontos) e Xabi Lópes-Arostegui (nove pontos, seis rebotes e três assistências) participações importantes no confronto. Pelo lado francês, o estadunidense Marcos Knight teve bastante volume de jogo, contribuindo com 17 pontos e seis rebotes, porém foi responsável por quatro dos cinco desperdícios de bola da equipe. O também armador Rob Gray era outro em noite pouco inspirada, com baixo aproveitamento de quadra, contribuindo com 14 pontos e cinco rebotes.
No segundo jogo do grupo, realizado na quarta-feira (27), uma batalha pela sobrevivência na competição, com o Unicaja Málaga (ESP) recebendo o Nanterre 92 (FRA). Com os dois times vindo de três derrotas consecutivas, ainda sem vencer no Top 16, a expectativa era de um jogo equilibrado e muito disputado. O primeiro quarto mostrou isso, com o time francês vencendo por apenas dois pontos (24 a 22) e focando bastante no jogo interno (foram apenas três arremessos de três pontos). No segundo quarto, a equipe espanhola apresentou a sua artilharia de longa distância, com Tim Abromaitis e Axel Bouteille matando sete bolas em sequência. Com isso, a primeira etapa terminou com três pontos de vantagem para o Málaga (49 a 46), acertando nove de 14 do perímetro. No terceiro quarto, muito equilíbrio por quase todo o período, com defesas muito fortes, até Isaia Cordinier explodir nos dois minutos finais e marcar nove pontos em sequência, dando uma vantagem de dez pontos ao time francês. No quarto final, a defesa francesa prevaleceu e o ataque espanhol pagou caro com muitos desperdícios de bola (18 no jogo). Assim, o Nanterre 92 garantiu sua primeira vitória na fase, por 92 a 83. Muito da vitória se deve a mais uma grande atuação de Isaia Cordinier, com 24 pontos, três rebotes, três assistências e quatro roubos de bola, em incríveis 40 minutos em quadra. Chris Warren também foi decisivo, anotando 21 pontos e quatro assistências, assim como Alpha Kaba, com 15 pontos e dez rebotes. No lado espanhol, nem a grande atuação de Tim Abromaitis (26 pontos e cinco rebotes), cestinha do jogo, e Dario Brizuela (17 pontos, cinco rebotes e quatro assistências), foram suficientes para impedir a quarta derrota seguida da equipe da Espanha. Na próxima rodada, a Joventut vai até Monaco enfrentar a equipe local, e o Nanterre vai até Málaga tentando engatar mais uma vitória.
Grupo F
Na abertura da rodada do grupo, na terça-feira, o Metropolitans 92 (FRA) fez mais um jogo em casa, desta vez contra a Trentino (ITA), sendo decidido apenas na prorrogação e com vitória da equipe francesa por 92 a 86. Apesar de um primeiro quarto fraco dos donos da casa, marcando apenas nove pontos (contra 21 dos italianos) e falhando defensivamente, o segundo quarto foi de recuperação e melhora nos dois lados da quadra, conseguindo deixar o jogo em apenas um ponto de vantagem para a equipe italiana no intervalo (35 a 34). Assim, o segundo tempo foi de total equilíbrio entre as equipes, com nenhum dos lados conseguindo abrir dois dígitos de vantagem. Cada posse de bola era muito disputada, com a equipe francesa buscando bastante a linha de três pontos, mas com baixo aproveitamento, e a esquadra italiana ainda sofrendo muito com os desperdícios de bola. A partida chega nos segundos finais com a equipe de Trento liderando por três pontos e posse de bola, a qual é desperdiçada e recuperada pela equipe da casa, com apenas dois segundos no cronômetro. Após pedido de tempo, a magia acontece: Anthony Brown mata a bola de longa distância e leva a partida para a prorrogação. O lance parece ter abalado o time da Itália, que foi dominado no tempo extra, chegando a quinta derrota nos últimos seis jogos. Já a equipe francesa chega a incrível marca de dez vitórias nos últimos 11 jogos, sendo quatro seguidas. Grande destaque para David Michineau, com 23 pontos (recorde da carreira), quatro rebotes e quatro assistências, além de Archie Goodwin, muito agressivo na prorrogação, fechando com 21 pontos, e Anthony Brown, com 19 pontos e oito rebotes. No lado italiano, novamente Luke Maye teve atuação destacada, com 22 pontos, nove rebotes e três tocos, junto com Jacorey Williams, com 21 pontos e oito rebotes.
No segundo jogo do grupo, o Lokomotiv Kuban (RUS) recebeu o Partizan Belgrado (SER) em partida de “vida ou morte” para os russos. Já sem contar com Codi Miller-McIntyre (que deve se desligar do clube em breve) e com Rashawn Thomas também fora, a equipe sérvia tinha muitas dificuldades no ataque e era envolvida na defesa com certa facilidade. O lituano Mantas Kalnietis liderava a equipe russa, que porém caía muito de produção quando tinha seu armador no banco. O primeiro tempo foi com muitos desperdícios e baixo aproveitamento da linha de três pontos para ambas as equipes, porém a equipe russa se saía melhor nas bolas de dois pontos. A etapa inicial terminou em 37 a 30 para a equipe da casa, que só não conseguiu uma vantagem maior em razão do Partizan aproveitar bem a linha do lance livre (dez pontos em 11 tentativas). No terceiro quarto, a equipe de Belgrado conseguiu empatar a partida (40 a 40) e as equipes passaram a alternar o placar, ainda com muitos erros sendo cometidos. Entre o final do terceiro quarto e início do último, o Lokomotiv engatou uma sequência de 11 a 0 e abriu uma diferença que foi sendo administrada até o final da partida, com vitória dos russos por 74 a 67 e um respiro na competição. Grande destaque para Will Cummings, chave em momentos críticos, com 15 pontos e quatro assistências, e Mindaugas Kuzminskas, que “apareceu” no último quarto, terminando com 12 pontos. O líder da equipe, Mantas Kalnietis, terminou com dez pontos e quatro assistências. Pelo lado do instável Partizan, destaque para Novica Veličković, com 15 pontos e cinco rebotes, e Marcus Paige, com 12 pontos, quatro rebotes e cinco assistências. Na próxima rodada, o Metropolitans vai até a Itália enfrentar a Aquila Basket, enquanto o Partizan recebe o Lokomotiv em Belgrado.
Grupo G
Abrindo a terceira rodada do grupo, na terça-feira, a Virtus Bolonha (ITA) recebeu o Budućnost (MNE) e venceu com facilidade, por 87 a 65, chegando a marca de 13 vitórias em 13 jogos na competição. Com um ataque envolvente, rápidas trocas de passes e ótimo aproveitamento dos arremessos de quadra, a equipe italiana também apresentou uma sólida defesa, pressionando demais os montenegrinos em cada ataque. Abrindo uma vantagem de 20 pontos já na primeira etapa (48 a 28), a Virtus apenas administrou a vantagem no segundo tempo, se permitindo até um número elevado de erros (18) durante a partida. Os montenegrinos, que foram arrasadores na primeira partida da fase, quebrando alguns recordes, novamente amargaram baixos aproveitamentos de arremessos de quadra, especialmente da linha de três pontos, com apenas 22,7% (apenas 5 em 22 tentativas). O destaque da partida foi novamente Marco Belinelli, desta vez começando como titular, com 21 pontos, tendo Vince Hunter com outra boa atuação (13 pontos e quatro rebotes) e Gianpaolo Ricci contribuindo com 11 pontos e sete rebotes. Pelo Budućnost, atuações individuais muito fracas, com Justin Cobbs marcando 15 pontos, porém sendo dez da linha do lance livre, e Amedeo Della Valle contribuindo com 12 pontos. Após a partida, o técnico Petar Mijovic pediu demissão do cargo.
No jogo realizado na quarta-feira, o JL Bourg (FRA) visitou a Eslovênia pela primeira vez em um jogo oficial, enfrentando o Cedevita Olimpija (SLO). A partida foi bastante equilibrada, decidida apenas nos segundos finais, com o time esloveno vencendo por 94 a 91, chegando a quatro vitórias nos últimos cinco jogos e mantendo a invencibilidade em casa. Com os ataques superando as defesas e uma noite inspirada para os dois destaques de cada equipe (Jaka Blažič, Danilo Anđušić), os detalhes fizeram a diferença. No primeiro tempo, o Cedevita teve um melhor aproveitamento dos arremessos e mais atletas contribuindo no ataque, fechando a etapa em 55 a 51. A partir do terceiro quarto, a equipe francesa conseguiu equilibrar novamente as ações, com Anđušić tendo mais apoio no ataque, especialmente de Pierre Pelos e Luka Ašćerić, fechando o período com um ponto de vantagem. Mas a noite era mesmo do Cedevita, que conseguiu abrir nove pontos sobre o JL Bourg e não foi mais alcançado. A equipe francesa ainda se aproximou no final e teve uma bola com Anđušić para empatar a partida, mas sem sucesso. O grande destaque do jogo (e da rodada) foi o esloveno Jaka Blažič, com 30 pontos, sete rebotes e quatro assistências, além de um PIR (Performance Index Rating) recorde em sua carreira, de 41. Com essas marcas, ele foi eleito o MVP da Semana da EuroCup. Também merecem menção o pivô estadunidense Mikael Hopkins, com 16 pontos, sete rebotes, duas assistências e dois roubos de bola, e Kendrick Perry, com 14 pontos, três rebotes, oito assistências e três roubos. Na equipe francesa, o sérvio Danilo Anđušić teve outra grande atuação, com 25 pontos, três assistências e três roubos de bola, assim como Maxime Courby (15 pontos, sete rebotes e três assistências) e Pierre Pelos (14 pontos, cinco rebotes e dois tocos), porém insuficientes para a primeira vitória da equipe no Top 16. Na próxima rodada, a Virtus recebe o Budućnost em Bolonha, e o Cedevita vai até a França enfrentar o JL Bourg.
Grupo H
No primeiro jogo do grupo, realizado na quarta-feira, o UNICS Kazan (RUS) foi até Montenegro enfrentar o Mornar Bar (MNE) e conquistou uma vitória com certa facilidade, por 87 a 70. Esta foi a terceira vitória seguida da equipe russa e também a 155ª vitória na EuroCup, superando o Valencia (ESP) como a equipe mais vitoriosa do torneio. O jogo começou com certo equilíbrio, com o Mornar vencendo o primeiro quarto por 22 a 21, buscando mais a bola de três pontos. A partir da metade do segundo quarto, a equipe do UNICS intensificou mais a sua defesa, começou a dominar os rebotes e melhorou o aproveitamento nos arremessos. Com isso, conseguiu fechar a primeira etapa com sete pontos de vantagem (43 a 36) e não olhou mais para trás. No terceiro quarto, a equipe russa ampliou a diferença, com toda a equipe contribuindo e peças como John Brown e Jordan Morgan sendo fundamentais nos rebotes ofensivos. No lado montenegrino, Isaiah Whitehead concentrava as ações ofensivas, facilitando para a defesa russa. Com isso, o último quarto iniciou com 16 pontos de vantagem, os quais só foram administrados pelo UNICS até o apito final. O destaque da partida foi Jordan Morgan, que anotou 14 pontos e dez rebotes (quatro ofensivos), auxiliado por Isaiah Canaan, com 18 pontos, e John Holland, com 13 pontos. Pela equipe do Mornar, Isaiah Whitehead terminou com 17 pontos, e Kenny Gabriel anotou outros 12 pontos e cinco rebotes.
No segundo jogo do grupo, também realizado na quarta-feira, um duelo espanhol entre Gran Canária (ESP), jogando em casa, e o Andorra (ESP). Em um jogo fraco tecnicamente, porém bastante disputado até o final, a equipe das Ilhas Canárias perdeu seu terceiro jogo consecutivo, por 66 a 63, após campanha muito boa na Fase Regular. A primeira etapa foi muito equilibrada, com as defesas prevalecendo sobre os confusos e precipitados ataques. Mesmo com um péssimo aproveitamento da bola de três (uma certa em 15 tentativas), a equipe do Gran Canária era soberana nos rebotes, incluindo os ofensivos (nove na primeira etapa), gerando várias segundas oportunidades de pontuar. A equipe do Andorra, por outro lado, tinha um bom aproveitamento da bola longa, porém tinha dificuldades em matar os arremessos de dois pontos. Nesse cenário, a primeira etapa terminou 33 a 32 para o Andorra, com poucos destaques. Ao longo do terceiro quarto, a história parecia que continuaria igual, com muito equilíbrio e disputa, mas pouca qualidade técnica, com o Gran Canária insistindo nos arremessos do perímetro, sem nenhum sucesso, e o Andorra com dificuldades nas bolas mais próximas à cesta. Até que entra em ação o polonês Tomasz Gielo, que mata quatro bolas de três pontos no período (em quatro tentativas) e coloca o Andorra com vantagem de sete pontos. No início do quarto final, a vantagem é ampliada para 11 pontos, porém o Gran Canária, liderado por AJ Slaughter, volta para o jogo e reduz a vantagem para um ponto. Infelizmente a péssima noite da equipe nas bolas longas continua, e termina com surreais três acertos em 31 tentativas (!!), uma das piores marcas históricas na competição, não conseguindo vencer o duelo. Pelo Andorra, o armador Clevin Hannah foi decisivo ao marcar os cinco pontos finais da equipe, e contribuindo com 16 no total e sete assistências. Além dele, Tomasz Gielo contribuiu bem com 15 pontos e sete rebotes. Já a equipe do Gran Canária teve apenas a figura de AJ Slaughter como destaque, com 23 pontos. Na próxima rodada, o UNICS recebe o Mornar na Rússia, enquanto o Gran Canária viaja até Andorra buscando uma recuperação.
Basketball Champions League: temporada regular chega ao fim, com a definição dos grupos E, F, G e H
A Semana 12, última da temporada regular da Basketball Champions League (BCL), aconteceu na terça e quarta-feira (26/01 e 27/01) e oito partidas fecharam os grupos E, F, G e H. Desta forma, já são conhecidos os 16 times que avançam para a fase de Play-Offs, que começa na primeira semana de março.
Nesta metade dos grupos, a maioria das vagas já haviam sido definidas. Restavam apenas três em disputa, com seis clubes ainda vivos na briga por elas. Uma delas, a do grupo E, foi definida através de um confronto direto, na terça-feira, com o segundo colocado, VEF Riga (LET), recebendo o terceiro, Peristeri (GRE), na capital letã. Os donos da casa (três vitórias e duas derrotas) precisavam de uma vitória por qualquer placar para avançar, enquanto os gregos (duas vitórias e três derrotas) precisavam vencer por pelo menos quatro pontos.
E não faltou emoção neste duelo. Mesmo com o início avassalador do Riga, que chegou a abrir 18 pontos de vantagem logo no início do segundo quarto, os gregos não se entregaram. Se por um lado os donos da casa tinham o armador Kyle Allman em uma noite inspirada, o Peristeri contou com a experiência do veterano Giannis Bourousis, que com dez pontos no terceiro quarto, ajudou o time a encostar e trazer a diferença para apenas cinco pontos, indo para o último período.
A reação não parou por aí e, com o ânimo renovado, o Peristeri pressionou muito no quarto final. A pressão funcionou e os gregos conseguiram chegar ao empate pela primeira vez após o início da partida, a quatro minutos do fim. O equilíbrio permaneceu e a 5.5 segundos do fim Bourousis empatou o jogo novamente, 57 a 57, dando sinais de que a prorrogação estava por vir. Mas ao recolocar a bola em jogo, o pivô Alexander Madsen recebeu a bola e encontrou o ala Kristers Zoriks, que bateu para a zona morta e acertou uma linda cesta de três, deixando apenas um segundo para o Peristeri tentar o milagre, que acabou não vindo.
O grupo G também foi definido na terça, mas em duas partidas separadas. O segundo colocado, Igokea (BIH), foi até a capital turca visitar o líder e já classificado Türk Telekom (TUR). Apesar de já terem a vaga nas mãos, os turcos perderiam o primeiro lugar do grupo caso perdessem esse jogo e, por isso, buscaram a vitória o tempo inteiro. O jogo foi equilibradíssimo, com dez trocas de liderança, mas os donos da casa conseguiram prevalecer e vencer por 94 a 86. Esta partida aconteceu simultaneamente com a outra do grupo, que teve o segundo colocado Hapoel Jerusalém (ISR) visitando o lanterna e já eliminado Limoges (FRA), na França. Uma vitória simples dos israelenses os faria tomar a vaga dos bósnios, mas o Limoges jogou um balde de água fria nas pretensões dos visitantes, vencendo-os por 88 a 83, confirmando a classificação do Igokea. Também na terça, o lanterna do grupo E, Rytas Vilnius (LIT), derrotou o líder Strasbourg (FRA), em uma partida que não valia mais nada, por 81 a 77.
Já na quarta-feira, outro confronto direto definiu a última vaga do grupo F. O segundo colocado, Pınar Karşıyaka (TUR), recebeu em Esmirna, na Turquia, o terceiro colocado, Bilbao (ESP), do pivô brasileiro Felipe dos Anjos. Ao contrário do confronto direto do dia anterior, neste não houve muito equilíbrio e os donos da casa exerceram um domínio completo sobre o rival, chegando a abrir 25 pontos de frente e nunca sendo ameaçados, vencendo no fim por 85 a 76. Felipe esteve em quadra por apenas cinco minutos e saiu zerado. O vice-líder do campeonato turco avança, ao lado do Brose Bamberg (ALE), que mesmo com a vaga garantida havia duas rodadas, derrotou a lanterna Fortitudo Bolonha (ITA) em casa, por 83 a 68, no mesmo dia. O gigante alemão termina a temporada regular com a melhor campanha e como o único time a manter-se invicto até aqui.
As duas outras partidas da quarta foram do grupo H, que já havia definido seus dois classificados na rodada anterior. Porém, restava ser definido quem ficaria com o primeiro lugar, no confronto entre os líderes, San Pablo Burgos (ESP) e Brindisi (ITA), que se enfrentaram no sul da Itália. O jogo trouxe um duelo entre brasileiros, com Vitor Benite, por Burgos, e o garoto Felipe Motta, que voltou a ser relacionado pela Brindisi. Uma vitória simples bastava para qualquer um dos times e quem levou a melhor foram os espanhóis, que venceram apertado, por 90 a 86. Benite saiu do banco e contribuiu com 12 pontos em 16 minutos, enquanto Felipe acabou não entrando no jogo. Pelo mesmo grupo, cumprindo tabela, os já eliminados Filou Oostende (BEL) e Darüşşafaka (TUR) se enfrentaram na Bélgica e os dons da casa levaram a melhor, vencendo por 77 a 67.
Próxima fase
A BCL caminha agora para sua segunda fase, os Play-Offs, que será uma nova fase de grupos. Os 16 clubes classificados serão redivididos em quatro grupos de quatro equipes, se enfrentando em jogos de ida e volta. Após as seis rodadas, os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão para o “Final Eight”, as quartas-de-final da competição.
O sorteio dos novos grupos acontecerá nesta terça-feira (02/02), às 12h do horário brasileiro de Brasília. Cada grupo terá dois primeiros colocados e dois segundos colocados da temporada regular. Os potes ficaram assim:
A fase de Play-Offs está prevista para começar na primeira semana de março, no dia 2, e para terminar no início de abril, no dia 7. Após o fim dessa fase, os classificados jogarão o “Final Eight” entre os dias 5 e 9 de maio, quando se conhecerá o campeão da temporada.