Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de melhor aconteceu na última semana nas competições europeias secundárias. A coluna não foi publicada nas últimas duas semanas pois essas competições não tiveram rodadas nesse intervalo (entre os dias 17/11 e 07/12). Ambas retomaram suas atividades na semana passada, na terça (8) e quarta-feira (9). Confira como foram as rodadas da semana passada na EuroCup, segunda competição mais importante do basquete europeu de clubes, e na Basketball Champions League da FIBA, a terceira mais importante na hierarquia.
EuroCup: 14 clubes já alcançam o Top 16, restando apenas duas vagas
A EuroCup conseguiu ter uma rodada completa disputada na semana passada, a primeira sem nenhum jogo adiado desde a 1ª rodada. Os clubes disputaram a 9ª e penúltima rodada da temporada regular. Além dos jogos regulares dessa rodada, outras três partidas isoladas também aconteceram, referentes a jogos adiados de rodadas anteriores. Após os resultados da semana passada, 14 clubes já têm vagas garantidas no Top 16. As duas vagas restantes poderão ser definidas esta semana, mas vale lembrar que, até o momento, ainda restam sete partidas adiadas a serem realizadas, até o dia 30/12.
Grupo A
Todas as quatro vagas do grupo foram matematicamente garantidas na rodada. O resultado que “ajudou todo mundo” foi a vitória tranqüila do Joventut Badalona (ESP) sobre a Reyer Venezia (ITA), fora de casa, por 89 a 75, na terça-feira. O resultado não apenas alavancou o time espanhol de volta para a liderança do grupo, com seis vitórias e duas derrotas, mas também classificou o UNICS Kazan (RUS) antes mesmo do clube entrar em quadra, no dia seguinte. Os russos quase deram bobeira e passaram sufoco no fim, após liderar por 17 pontos, mas conseguiram derrotar o também já classificado JL Bourg (FRA) em casa na quarta-feira, por 76 a 71. A última vaga do grupo ficou com o Partizan Belgrado (SER), que graças à derrota da Venezia na terça, precisava só de um triunfo na quarta para avançar. Sem maiores dificuldades, os sérvios derrotaram em casa o lanterna e já eliminado Bahçeşehir (TUR), por 88 a 75, e chegaram à quinta vitória em oito jogos. Apesar de já serem conhecidos os quatro times classificados, as posições finais do grupo ainda poderão sofrer alteração, pois há duas partidas adiadas ainda por serem realizadas.
Grupo B
Dois clubes garantiram sua classificação. Na terça-feira o Budućnost (MNE) foi até a Alemanha e teve muito trabalho, chegando a estar perdendo por duplos-dígitos, mas conseguiu derrotar o rathiopharm Ulm (ALE) por 77 a 73. Chegando à campanha de cinco vitórias e quatro derrotas, os montenegrinos não podem mais ser alcançados pelos alemães. O resultado também classificou automaticamente o Metropolitans 92 (FRA), apesar de este ter sido derrotado na quarta, fora de casa, para o Mornar Bar (MNE), por 89 a 78. Os franceses haviam vencido seis partidas seguidas e também não podem mais ser alcançados pelos alemães. Já classificado, o Unicaja Málaga (ESP) derrotou fora de casa a lanterna do grupo e já eliminada, Brescia (ITA), por 83 a 79. Brigando pela última vaga estão o Mornar Bar (quatro vitóirias e cinco derrotas) e o ratiopharm Ulm (três vitórias e seis derrotas). Os dois times têm jogos difíceis, com o Mornar enfrentando o arquirrival de seu país, Budućnost fora de casa, e o ratiopharm visitando o líder Unicaja, na Espanha. Os montenegrinos se classificam com uma vitória, mas, se perderem, precisam torcer para os alemães também serem derrotados.
Grupo C
Os dois já classificados do grupo conseguiram vitórias na rodada. A líder Virtus Bologna (ITA) conseguiu uma virada espetacular contra o Monaco (FRA), fora de casa. Os italianos chegaram a estar perdendo por 18 pontos, após um terrível primeiro tempo, mas conseguiram virar e vencer por 74 a 68. A vitória trouxe um pouco mais de tranqüilidade para o clube, que tinha tido um conturbado final de semana, em que seu treinador, Aleksandar Djordjević, foi demitido no domingo, mas trazido de volta menos de 24 horas depois. A vitória manteve a Virtus invicta e assegurou a liderança do grupo ao time. O já classificado Lokomotiv Kuban (RUS) foi até a Espanha e bateu o Andorra (ESP) por 106 a 100 e chegou à sétima vitória em nove jogos. Com três vitórias e quatro derrotas, o Andorra precisa de uma vitória na rodada desta semana para se classificar. O lanterna, já eliminado e sem nenhuma vitória até então, Antwerp Giants (BEL), resolveu conseguir sua primeira vitória e complicou a vida do Lietkabelis (TUR), vencendo por 86 a 77 em casa. A vitória dos belgas colocou os lituanos na beira da eliminação e ainda classificou matematicamente o Monaco, apesar de sua derrota para a Virtus. Para se classificar, o Lietkabelis precisa vencer seus dois jogos que restam e torcer para que Andorra perca seus três restantes.
Grupo D
O já classificado Gran Canaria (ESP) bateu com facilidade o lanterna e já eliminado Bursaspor (TUR) em casa, por 89 a 76, na quarta, em uma partida que não alterou nada a situação de quem avança ou não. O resultado colocou, sim, o time espanhol muito perto de assegurar o primeiro lugar do grupo. Na parte que ainda importava para a definição das outras vagas, o Cedevita Olimpija (SLO) atropelou em casa a Trentino (ITA) por 87 a 65 e chegou a sua sexta vitória em nove jogos, igualando a campanha dos italianos. No outro jogo da rodada, o Nanterre 92 (FRA) também atropelou em casa, derrotando o Promitheas (GRE) por 91 a 70. Apesar de serem passos gigantescos rumo à classificação, esses dois resultados não classificaram ninguém matematicamente. Mas, no jogo remarcado entre Cedevita e Promitheas, que aconteceu na quarta, os eslovenos derrotaram os gregos em casa por 77 a 73 (melhores momentos abaixo) e, em uma tacada só, classificaram a eles mesmos e também a Trentino e o Nanterre. Todas as vagas do grupo estão definidas, restando saber quais serão as colocações finais.
Jogos adiados
Criamos uma tabela em que estamos mantendo um controle de todos os jogos adiados e os que já foram remarcados na EuroCup. Até o momento (14/12/2020, às 12h32), estas são as informações que temos:
Basketball Champions League: brasileiros brilham e ajudam seus times a subirem na classificação
Oito das nove partidas programadas para esta semana 6 aconteceram na semana passada pela Basketball Champions League (BCL), sete regulares e uma remarcada da semana 1. O confronto do grupo G entre Hapoel Jerusalém (ISR) e Igokea (BIH), que deveria ter acontecido na quarta-feira, precisou ser adiado. Houve rodada completa dos grupos E, F e H, e jogos isolados dos grupos D e G. Dois brasileiros estiveram em quadra e brilharam por suas equipes nesta rodada.
Na terça-feira, pelo grupo F, o Bilbao (ESP), do pivô brasileiro Felipe dos Anjos (com a camisa 13 na foto acima), foi até Bolonha, na Itália, em busca de sua primeira vitória na competição. Eles enfrentaram a “reavivada” Fortitudo Bologna (ITA), que trocou de treinador na semana passada e parece ter começado uma reação na temporada. Para dificultar ainda mais para os espanhóis, o clube italiano contou com a volta de lesão do pivô Ethan Happ, um dos principais jogadores do time, que se lesionou pouco antes da estréia no torneio. Mesmo com muita dificuldade, os visitantes fizeram um segundo tempo brilhante, incluindo um 17 a 5 no terceiro quarto, que os ajudou a levar uma pequena vantagem para o último quarto. O Bilbao conseguiu resistir à pressão e segurou a vitória por 69 a 64. Fazendo seu segundo jogo como titular na competição, Felipe foi o melhor jogador da equipe, com o duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes, para 15 de valoração (maior marca do time). Happ, o seu matchup, teve 19 pontos, dez rebotes e seis tocos, para 25 de valoração, maior da partida.
Nos outros jogos da terça-feira, o Brose Bamberg (ALE) derrotou o Pınar Karşıyaka (TUR) em casa, por 83 a 82, e chegou à terceira vitória em três jogos, liderando o grupo. Com o resultado, o Bilbao fica momentaneamente no segundo lugar do grupo, com uma vitória e duas derrotas, e o Pinar em terceiro. Mas o time turco tem um jogo a menos, tendo uma vitória e uma derrota. A Fortitudo é lanterna, com duas derrotas em dois jogos. Pelo grupo E, o Strasbourg (FRA) assumiu a ponta ao bater o Peristeri (GRE) na França por 77 a 57. Já o VEF Riga (LET) foi até a Lituânia e conseguiu uma vitória importantíssima sobre o Rytas Vilnius (LIT), por 85 a 81, e fica com a vice-liderança. Ambos, Bamberg e Riga, têm duas vitórias e uma derrota. Peristeri e Rytas têm uma vitória e duas derrotas.
Na quarta-feira, outro brasileiro esteve em quadra. Pelo grupo H, o atual campeão San Pablo Burgos (ESP), de Vitor Benite, recebeu o Darüşşafaka (TUR) na Espanha e atropelou o adversário, vencendo por 100 a 70. A partida foi equilibrada até a metade do terceiro quarto, quando os turcos encostaram e chegaram a cortar seu déficit para apenas dois pontos. Mas, a partir daí, os espanhóis foram avassaladores e começaram a ampliar sua vantagem até o fim do jogo, sem tirar o pé do acelerador. Benite foi o segundo maior pontuador para os donos da casa, anotando 16 pontos no jogo, sua melhor marca na competição até aqui. Foi a segunda vitória seguida de Burgos, que agora tem duas em três jogos e assume a liderança do grupo. Já o Darüşşafaka deixa a zona de classificação do grupo, agora com uma vitória e duas derrotas.
No mesmo dia, também pelo grupo H, a Brindisi (ITA) trouxe o seu embalo do campeonato italiano para a BCL e derrotou o Filou Oostende (BEL) na Bélgica por 92 a 80, recuperando-se do atropelo que sofreu para Burgos na rodada anterior. Foi a segunda vitória em três jogos para os italianos, que assumem o segundo lugar. O Oostende fica na lanterna do grupo, com uma vitória e duas derrotas. No jogo isolado do grupo G (em função do adiamento do outro), o Türk Telekom (TUR) recebeu e derrotou o Limoges (FRA) por 76 a 73, uma vitória que valeu para os turcos a liderança momentânea do grupo, com duas vitórias e uma derrota. Os franceses ficam em segundo, com uma vitória em três jogos, enquanto a dupla Igokea e Hapoel Jerusalém, com um jogo a menos, ocupam as posições de fora da zona. Em partida isolada do grupo D, adiada da semana 1, o Nizhny Novgorod (RUS) foi até a Hungria e derrotou o Falco (HUN) por 93 a 88 e chegou ao segundo lugar do grupo, com uma vitória e uma derrota.
Sete partidas estão programadas para esta semana, acontecendo nesta terça (15) e quarta-feira (16), sendo todas elas regulares da semana 7. Confira abaixo todos os confrontos, já com os horários de Brasília fornecidos hoje pelo site da BCL.
Vale lembrar que várias partidas da BCL são transmitidas gratuitamente pelo canal de YouTube oficial da competição. Para maiores detalhes, acesse o seu site oficial. Outro lembrete importante é o de que, infelizmente, adiamentos de partidas têm sido um empecilho constante para todas as competições desta temporada e pode acontecer de algumas das partidas abaixo não acontecerem, de fato, na data programada.
Terça-feira (14/12)
14h – Galatasaray (TUR) x Tenerife (ESP) – Grupo A
14h – Cholet (FRA) x AEK Atenas (GRE) – Grupo C
14h30 – Keravnos (CYP) x Nymburk (CZE) – Grupo B
14h30 – Tsmoki-Minsk (BLR) x Hapoel Holon (ISR) – Grupo C
Quarta-feira (15/12)
13h – Zaragoza (ESP) x Falco (HUN) – Grupo D
14h30 – Start Lublin (POL) x Nizhny Novgorod (RUS) – Grupo D
16h30 – Dinamo Sassari (ITA) x Bakken Bears (DEN) – Grupo A