Por Vinícius Matosinhos e Thiéres Rabelo
O Passaporte Europeu está de volta! Pedimos desculpas por não termos conseguido atualizar a coluna nas últimas duas semanas, mas no texto de hoje vamos colocar vocês em dia sobre tudo o que aconteceu na EuroCup e na Basketball Champions League desde a última vez que a coluna foi publicada, no dia 14.
EuroCup: Virtus termina temporada regular invicta e Top 16 é finalmente definido
A temporada regular chegou ao seu fim na semana passada e o Top 16 finalmente se formou. A 10ª rodada serviu para, além de preencher as últimas duas vagas que estavam faltando, poder findar algumas disputas de primeiro colocado, mesmo com quatro partidas remarcadas ainda por serem realizadas. O Grupo A foi o único que restou para ter a ordem final decidida, pois terá duas partidas remarcadas acontecendo nesta semana. Essa 10ª da qual falaremos abaixo foi realizada nos dias 15 e 16/12.
Grupo A
Apesar dos donos de todas as quatro vagas do grupo para o Top 16 já terem sido definidas, uma batalha pela liderança foi travada nas últimas semanas e continuará até terminarem as partidas adiadas. O primeiro bom confronto da rodada foi a partida em que o JL Bourg (FRA) derrotou os sérvios do Partizan Belgrado (SER) por 73 a 71, garantindo a liderança até aquele momento. A partida do Bourg foi liderada por Danilo Andjušić, que anotou 16 pontos. O time sérvio, além da derrota, terá que se contentar com a quarta posição na temporada regular. Na partida seguinte, o Joventut Badalona (ESP) derrotou o UNICS Kazan (RUS) por 84 a 77, com uma bela atuação de Nenad Dimitrijević, com 23 pontos. A vitória espanhola deixou em aberto a definição de quem terminará no primeiro e no terceiro lugar do grupo. Por último, a partida de encerramento do grupo foi disputada entre duas equipes já eliminadas, o que serviu para que ambas pudessem testar algumas jogadas e estilos de jogo diferentes. O Bahcesehir Koleji (TUR) acabou derrotando facilmente a campeã italiana Reyer Venezia (ITA) por 108 a 74, terminando assim sua campanha na competição com sua primeira vitória em casa. Jamal Jones liderou os turcos ao somar 26 pontos, com 5 de 5 nos arremessos de três pontos.
Grupo B
A liderança do grupo foi garantida nesta rodada pelo Metropolitans 92 (FRA), após derrotar a Brescia (ITA) por 86 a 81 em Paris. O grande homem da equipe francesa foi Assem Mare, que liderou as ações ofensivas e defensivas ao marcar 24 pontos e 15 rebotes, para um índice de desempenho (PIR) de 37. Foi a sétima vitória dos franceses nas últimas oito partidas. Apesar do resultado desfavorável, a Brescia pôde presenciar uma grande partida de seu ala-pivô TJ Cline, que somou 26 pontos no último jogo da temporada para os italianos. A primeira colocação dos franceses foi confirmada graças ao jogo entre o já desclassificado ratiopharm Ulm (ALE) e o Unicaja Málaga (ESP). Dylan Osetkowski foi o cestinha alemão com 25 pontos, incluindo a cesta decisiva de três pontos, na vitória por 94 a 90 fora de casa. O tropeço deixou o Unicaja na segunda colocação. Uma partida histórica ocorreu em Montenegro, onde Budućnost (MNE) e Mornar Bar (MNE) se encontraram novamente para o clássico nacional. O Budućnost, mandante desta partida, já se encontrava classificado para a próxima fase, mas ainda faltava seu arquirrival. O placar final da partida foi de 84 a 78 para o Mornar Bar, que conquistou assim sua primeira qualificação na história do clube. Ambas as equipes terminaram com cinco vitórias e cinco derrotas, porém como venceu os dois clássicos montenegrinos, o Mornar ficou em terceiro lugar e o Budućnost em quarto.
Grupo C
Mais uma vaga do Top 16 foi preenchida, contudo ela veio mesmo com a derrota. O classificado foi o Andorra (ESP), que acabou perdendo para o Lietkabelis (LIT) pelo placar de 77 a 69. A vitória dos lituanos foi no puro desespero, pois se eles vencessem por dez pontos de diferença seriam eles quem se classificariam. Porém, apesar dos esforços, os dois pontinhos necessários não vieram e o Andorra se garantiu na próxima fase. Mas, é válido ressaltar que o topo da classificação do grupo pertence à invicta Virtus Bologna (ITA), que venceu tranquilamente o lanterna Antwerp Giants (BEL). A pontuação final foi de 92 a 73 e, mesmo sem a presença de Marco Belinelli na partida, Miloš Teodosić e companhia realizaram um trabalho tático espetacular. Já na Rússia, o Lokomotiv Kuban (RUS) venceu o Monaco (FRA) pelo placar de 76 a 72 e garantiu o segundo lugar na classificação do grupo. O clube russo liderou desde os primeiros minutos e conseguiu controlar o jogo inteiro, aumentando a vantagem a cada período. No entanto, nos instantes finais o time visitante ainda esboçou uma reação, mas a grande defesa do time dono da casa congelou qualquer tentativa de virada. Na semana seguinte, mais precisamente no dia 22, Virtus e Andorra fizeram um jogo remarcado, da 8ª rodada, e o time italiano venceu em casa por 92 a 81, garantindo a campanha perfeita na temporada regular, sendo o único time a fazê-lo.
Grupo D
O Gran Canaria (ESP) entrou em quadra precisando de uma vitória para garantir-se em primeiro colocado do grupo. O confronto foi contra os italianos da Trentino (ITA), na Itália, com ambos os clubes optando por jogar com jogadores reservas, o que não deu muito volume de jogo. A partida terminou com o placar baixo de 67 a 56 a favor dos espanhóis. Na Eslovênia, um verdadeiro atropelo foi protagonizado pelo Cedevita Olimpija (SLO) para cima do Promitheas (GRE), com o placar final sendo de 105 a 69. Jaka Blažič liderou o ataque esloveno com 18 pontos, porém o Promitheas, que não tinha chance de qualificação, aproveitou a partida mais uma vez para testar cinco jogadores da equipe de juniores. Já os dois jogos que haviam sido suspensos devido aos protocolos da COVID-19 entre Bursaspor e Nanterre 92, ocorreram posteriormente, na terça (22) e na quarta-feira (23). Os dois jogos foram disputados em Tofas, na Turquia, para facilitar a logística da realização. Os duelos não mudaram nada na classificação, uma vez que o clube francês já se encontrava classificado. Os turcos venceram ambos os jogos, por 91 a 90 na terça e por 102 a 92 na quarta, fazendo o time turco terminar a temporada na penúltima posição.
Desenhando o Top 16
A próxima fase da EuroCup, o Top 16, será disputada de 13 de janeiro a 10 de março de 2021. A 16 equipes são distribuídas novamente em 4 grupos (E, F, G e H) e nestes grupos serão disputados seis jogos por cada equipe. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas de final.
Dois dos quatro jogos remarcados que acontecerão nesta semana irão definir as posições restantes do grupo A. O líder Joventut Badalona recebe o JL Bourg nesta quarta-feira (30) e precisa vencer para assegurar o primeiro lugar. Para os franceses, somente uma vitória por, no mínimo, quatro pontos, dá a eles a liderança. Outro jogo que pode alterar uma das posições é o duelo entre Reyer Venezia e Partizan Belgrado nesta terça-feira (29), na Itália. O time da casa já está eliminado, mas se o Partizan vencer por pelo menos 25 pontos, o time sérvio ultrapassa o UNICS Kazan, terceiro colocado no momento. Para além do grupo A, todos os outros grupos estão definidos e, por enquanto, os grupos do Top 16 estão assim:
Grupo E:
Joventut Badalona ou JL Bourg (1ºA)
Unicaja Málaga (2ºB)
Monaco (3ºC)
Nanterre 92 (4ºD)
Grupo F:
Metropolitans 92 (1ºB)
Lokomotiv Kuban (2ºC)
Trentino (3ªD)
Partizan Belgrado ou UNICS Kazan (4ºA)
Grupo G:
Virtus Bologna (1ªC)
Cedevita Olimpija (2ºD)
UNICS Kazan ou Partizan Belgrado (3ºA)
Budućnost (4ºB)
Grupo H:
Gran Canaria (1ºD)
JL Bourg ou Joventut Badalona (2ºA)
Mornar Bar (3ºB)
Andorra (4ºC)
Jogos adiados
A situação dos jogos adiados por causa da COVID-19 está assim, atualmente:
Basketball Champions League: Bamberg é o primeiro classificado para os play-offs
Nesse intervalo em que nossa coluna não foi publicada, aconteceram dois “Gamedays” da Basketball Champions League (BCL): a Semana 7, nos dias 15 e 16/12, que teve sete partidas; e a Semana 8, nos dias 22 e 23, com oito partidas. Havia um jogo do grupo B, entre JDA Dijon (FRA) e Tofaş (TUR), programado para a Semana 7, mas este foi adiado para o próximo dia 12 de janeiro.
Além desses jogos regulares, três jogos adiados de rodadas anteriores também aconteceram no período. Dois da Semana 5, que aconteceram nos dias 22 e 23, e um da Semana 6, acontecendo de forma isolada, no dia 24. Em suma, foram 18 jogos totais, em duas semanas. Para organizar o texto, vamos falar de cada semana separadamente.
Semana 7 (dias 15 e 16/12)
Sete partidas movimentaram a sétima semana de jogos da BCL, pelos grupos A, B, C e D, com uma outra sendo adiada, como mencionamos acima. Dois dos cinco clubes invictos estiveram em quadra nesta semana e um deles perdeu essa condição com uma surpresa no primeiro dia.
Pelo grupo C, o atual vice-campeão da competição e um dos favoritos ao título, o AEK Atenas (GRE) fez a sua primeira partida fora de casa, após conseguir três vitórias seguidas na Grécia e chegar a essa semana como um dos cinco times ainda invictos. A “União” viajou até a França, onde visitou o lanterna do grupo, Cholet (FRA), que havia perdido seus três primeiros jogos. Mas o favoritismo não entrou em quadra. Após um duro primeiro tempo, que viu o Cholet liderar de início e o AEK virar o jogo no último arremesso, os gregos até conseguiram abrir oito pontos de frente no terceiro quarto, mas os donos da casa não se entregaram. O ala Vafessa Fofana comandou os franceses na porção final do jogo e o time conseguiu assumir a liderança novamente e mantê-la até o fim, sob muita pressão, para vencer por 79 a 70. Fofana foi o cestinha do Cholet, com 22 pontos, além de seis rebotes. Os dois times permanecem nas mesmas posições.
Nos outros três jogos desse primeiro dia, o Tenerife (ESP), que não contou com Marcelinho Huertas, liberado para ver o nascimento de seu filho, bateu fora de casa o Galatasaray (TUR) por 104 a 89, mantendo a vice-liderança do grupo A, com três vitórias e uma derrota. Os turcos sofrem a terceira derrota em quatro jogos e estão em terceiro. Pelo grupo B, o ERA Nymburk (CZE) assumiu a liderança, ao atropelar fora de casa o Keravnos (CYP), por 102 a 69, eliminando matematicamente o clube cipriano. Os tchecos têm três vitórias e uma derrota, enquanto o Keravnos perdeu todas as quatro. Por fim, no outro jogo do grupo C, o Hapoel Holon (ISR) conseguiu importante vitória fora de casa sobre o Tsmoki Minsk (BLR), por 75 a 71. O resultado deixa os dois times com campanha de duas vitórias e duas derrotas, mas os bielorrussos ficam com o segundo lugar, nos critérios desempate.
Fechando a semana, o Zaragoza (ESP), do técnico argentino Sergio Harnández, manteve sua invencibilidade e liderança do grupo D, ao bater o Falco (HUN) por 85 a 76 na Espanha. Pelo mesmo grupo, o Nizhny Novgorod (RUS) venceu tranqüilamente o Start Lublin (POL) fora de casa, por 85 a 66 e seguiu na segunda colocação. O último jogo da Semana foi outra grande surpresa. Pelo grupo A, a então líder invicta Dinamo Sassari (ITA) foi atropelada dentro de casa pelo lanterna Bakken Bears (DEN), que havia perdido as três até aqui. Os dinamarqueses começaram mal, mas foram arrasadores nos três quartos seguintes e venceram por 93 a 71. Os dois times não tiveram suas posições alteradas.
Semana 8 (dias 22 e 23/12)
Na semana passada, ocorreu um total de 11 jogos – entre regulares e remarcados –, que movimentaram os grupos D, E, F, G e H. Dois times ainda invictos entraram em quadra e um deles sofreu sua primeira derrota na competição logo no primeiro dia. Já o outro permaneceu nessa condição e se tornou o primeiro time classificado para a segunda fase.
O Zaragoza foi a quadra na terça-feira (22) contra o mesmo adversário da semana anterior, o Falco, em uma partida que deveria ter sido realizada na Semana 5. Mesmo fazendo um primeiro quarto muito bom, os espanhóis encontraram pela frente um adversário muito determinado e foram os húngaros que dominaram no restante da partida e venceram por 94 a 86. O mesmo grupo D teria outra partida original da Semana 5 jogada nesta semana. Na quarta-feira o Nizhny Novgorod também enfrentou o mesmo adversário da semana anterior, o Start Lublin, mas desta vez na Rússia. Sem maiores problemas, os donos da casa venceram por 78 a 65 e igualaram a campanha do Zaragoza, com três vitórias e uma derrota. Os espanhóis permanecem na ponta por terem derrotado o Novgorod no confronto direto. Com a derrota, o Start Lublin está matematicamente eliminado, com quatro derrotas em quatro jogos.
Pelo grupo G, Igokea (BIH) e Hapoel Jerusalém (ISR) se enfrentaram duas vezes na semana. Na terça-feira, em um jogo regular da Semana 8, os bósnios levaram a melhor em casa, por 75 a 73, em um jogo apertado, definido apenas nos últimos lances. As duas equipes se enfrentaram novamente na quinta-feira, no mesmo ginásio, mas com o mando de quadra invertido. Na posição de “mandante”, o Hapoel não deu chances ao Igokea e venceu com autoridade, 84 a 68, com grande partida do ala-pivô TaShawn Thomas (26 pontos e dez rebotes). Outro jogo do grupo aconteceu na quarta-feira, com o Türk Telekom (TUR) conseguindo uma importantíssima vitória fora de casa contra o Limoges (FRA) por 75 a 70. Após os três jogos do grupo, o Türk Telekom é o líder, com três vitórias e uma derrota, seguido de Hapoel Jerusalém e Igokea, ambos com duas vitórias e duas derrotas, e o Limoges é o lanterna, com apenas uma vitória e três derrotas.
O atual campeão San Pablo Burgos (ESP) foi até a Turquia na terça-feira e conseguiu sua terceira vitória seguida, derrotando o Darüşşafaka (TUR) por 74 a 71. O brasileiro Vitor Benite não teve números de saltar aos olhos na partida (dez pontos, quatro rebotes e quatro assistências, vindo do banco), mas ele foi importante para concretizar a virada dos espanhóis nos minutos finais. Ele, inclusive, cavou a falta e acertou o lance livre que deu números finais ao jogo. Pelo mesmo grupo H, a Brindisi (ITA) passou tranqüila pelo Filou Oostende (BEL) em casa, por 93 a 81. Burgos e Brindisi têm ambos três vitórias e uma derrota, com os espanhóis ficando no primeiro lugar pela vantagem no confronto direto. Já Darüşşafaka e Oostende se encontram em situação complicada, com apenas uma vitória em quatro jogos cada.
No grupo E, o líder Strasbourg (FRA) conseguiu uma vitória gigantesca para cima do então líder do campeonato grego Peristeri (GRE), em um jogo emocionante na Grécia. Os franceses dominaram os donos da casa durante quase todo o jogo, chegando a vencer por 20. Mas o Peristeri lutou e conseguiu reagir, empatando o jogo no minuto final. Mas uma bola de três decisiva de Brandon Jefferson, a 12 segundos do fim, deu a vitória por 79 a 76 para o líder do grupo E. No outro jogo do grupo, o VEF Riga (LET) atropelou o Rytas Vilnius (LIT) por 84 a 60 em casa e se juntou ao Strasbourg na ponta do grupo. Os dois times têm três vitórias e uma derrota, com a vantagem no confronto direto ficando para os franceses. Peristeri e Rytas se complicam, com uma vitória e três derrotas no momento.
Por fim, do grupo F, já saiu o primeiro classificado para os playoffs. O gigante alemão Brose Bamberg (ALE) foi até a Turquia e derrotou o Pınar Karşıyaka (TUR) por 76 a 70. Os donos da casa foram melhores no primeiro tempo, mas não tiveram respostas para os alemães no segundo tempo. O Bamberg se torna o primeiro time a chegar a quatro vitórias na temporada e a campanha invicta já lhe garante vaga aos play-offs. O Bilbao (ESP) deu importante passo rumo à sua classificação, ao atropelar dentro de casa a Fortitudo Bologna (ITA) por 82 a 54. O pivô brasileiro Felipe dos Anjos teve quatro pontos e quatro rebotes em 16 minutos em quadra pelo time espanhol, que ficou em segundo lugar, com duas vitórias e duas derrotas. Além do Bamberg, o único time que ainda não perdeu na competição é o JDA Dijon, do grupo B, que não pôde entrar em quadra nesta rodada.
Jogos da próxima Semana
A BCL retoma suas atividades já na primeira semana de janeiro, com a realização da Semana 9 nos dias 05/01 e 06/01. Até o momento, nove partidas estão programadas para a Semana, sendo oito regulares dela e uma remarcada da Semana 4. Confira abaixo todos os confrontos, já com os horários de Brasília fornecidos hoje pelo site da BCL.
Vale lembrar que várias partidas da BCL são transmitidas gratuitamente pelo canal de YouTube oficial da competição. Para maiores detalhes, acesse o seu site oficial. Outro lembrete importante é o de que, infelizmente, adiamentos de partidas têm sido um empecilho constante para todas as competições desta temporada e pode acontecer de algumas das partidas abaixo não acontecerem, de fato, na data programada.
Terça-feira (05/01)
13h – Hapoel Holon (ISR) x AEK Atenas (GRE) – Grupo C
13h – Nizhny Novgorod (RUS) x Zaragoza (ESP) – Grupo D
14h – Pınar Karşıyaka (TUR) x Fortitudo Bologna (ITA) – Grupo F (adiado da semana 4)
16h – Bakken Bears (DEN) x Galatasaray (TUR) – Grupo A
16h30 – Cholet (FRA) x Tsmoki Minsk (BLR) – Grupo C
Quarta-feira (06/01)
14h – Tofaş (TUR) x Keravnos (CYP) – Grupo B
14h30 – ERA Nymburk (CZE) x JDA Dijon (FRA) – Grupo B
14h30 – Start Lublin (POL) x Falco (HUN) – Grupo D
16h30 – Tenerife (ESP) x Dinamo Sassari (ITA) – Grupo A