Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de melhor aconteceu na última semana nas competições europeias secundárias. Confira como foram as rodadas desta semana na EuroCup, segunda competição mais importante do basquete europeu de clubes, e na Basketball Champions League da FIBA, a terceira mais importante na hierarquia.

EuroCup: Partizan acorda e embola grupo A; Virtus mantém invencibilidade e Unicaja se classifica

A EuroCup se aproxima do final de sua temporada regular, com a realização da 8ª rodada nesta última semana, na terça e quarta-feira (17 e 18). Além dos nove jogos regulares da rodada, outros cinco jogos remarcados de rodadas anteriores também aconteceram, três na quinta (19) e dois na sexta (20). Dois novos clubes já garantiram suas vagas na próxima fase, o Top 16, se juntando às outras duas equipes já classificadas. O “grupo da morte” embolou de vez, com um gigante acordando e o líder, desfalcado, sofrendo duas derrotas na semana. Confira o que de melhor aconteceu nesta última semana.

Grupo A
Com a realização dos jogos remarcados, adiados de rodadas anteriores, o grupo A está se embolando e algumas disputas interessantes começam a surgir, sem nenhum clube ainda tendo se classificado para o Top 16.

Começando pela parte de cima, o então líder invicto Joventut Badalona (ESP), desfalcado de três de suas principais peças em Ante Tomić, Pau Ribas e Nenad Dimitrijević, sofreu duas derrotas nesta semana e tem seu primeiro lugar ameaçado. Primeiro, o clube tropeçou em casa na terça-feira contra o lanterna do grupo, o Bahçeşehir (TUR), por 87 a 77. Foi a primeira vitória dos turcos na EuroCup, eles que jogam a competição pela primeira vez e haviam perdido os sete primeiros jogos. Na quinta-feira os catalães fizeram o confronto direto contra o Partizan Belgrado (SER) fora de casa, adiado da 6ª rodada. Os donos da casa controlaram a partida do início ao fim e sobreviveram à grande reação dos espanhóis nos minutos finais, que chegaram a estar atrás por apenas dois pontos no minuto final. O Partizan prevaleceu e triunfou por 78 a 75. O Joventut ainda é o líder do grupo, com cinco vitórias em sete jogos disputados, mas vê seus concorrentes encostarem.

Antes de bater o Joventut na quinta, o Partizan recebeu outro concorrente direto na terça, o UNICS Kazan (RUS) e teve de lutar até o último segundo, mas conseguiu uma apertada vitória por 89 a 86. Com as duas vitórias, o Partizan salta da quinta posição (fora da zona de classificação) para o terceiro lugar, com quatro vitórias em sete jogos. Entre EuroCup e Liga ABA, o time venceu todos os quatro jogos que fez até agora sob o comando do novo treinador, Sašo Filipovski. O UNICS também fez um jogo remarcado na quinta, contra o JL Bourg (FRA) fora de casa, e venceu por 86 a 74, suficiente para manter-se no segundo lugar, com cinco vitórias em oito jogos.

JL Bourg e Reyer Venezia (ITA) disputarão entre si quem ficará com a última vaga do grupo para o Top 16. Ambos os clubes têm três jogos a menos e os franceses no momento estão no quarto lugar, com três vitórias, enquanto os italianos estão em quinto, com duas vitórias. Os dois clubes ainda não se enfrentaram, pois as duas partidas foram adiadas, então, a vaga provavelmente será definida nesses dois confrontos diretos. Um deles já tem data para acontecer: os dois clubes se enfrentam no dia 10/12 na Itália, em partida válida pela 3ª rodada. O “jogo de volta”, na França, que deveria ter acontecido nesta 8ª rodada mesmo, foi adiado e ainda não tem uma nova data.

Grupo B
Com o menor número de jogos adiados até o momento, o grupo B caminha para uma definição mais tranqüila. O líder Unicaja Málaga (ESP) não tomou conhecimento do Budućnost (MNE) e atropelou os montenegrinos fora de casa na quarta-feira, por 90 a 66. Foi a sexta vitória dos espanhóis em oito jogos, o que matematicamente os classificou para o Top 16.

Adam Waczynski - Unicaja Malaga (photo Buducnost) - EC20

O vice-líder Metropolitans 92 (FRA) recebeu e derrotou o ratiopharm Ulm (ALE) na região metropolitana de Paris, em uma partida muito disputada, que viu os alemães chegarem a abrir sete pontos de frente. Mas no segundo tempo os donos da casa conseguiram se impor, viraram o jogo e venceram por 72 a 65. São cinco vitórias em sete jogos para o clube, que se solidifica no segundo lugar. Eles estão sendo seguidos de perto pelo Budućnost, que na sexta-feira fez um jogo remarcado e derrotou a lanterna Brescia (ITA) fora de casa, por 75 a 66, com grande atuação coletiva. Os montenegrinos têm agora quatro vitórias em sete jogos, no terceiro lugar. Metropolitans 92 e Budućnost têm um confronto direto por fazer em Montenegro, adiado da 7ª rodada, ainda sem nova data. A partida tem grandes chances de definir quem ficará com o segundo lugar do grupo.

O Mornar Bar (MNE) perdeu para a lanterna Brescia fora de casa, por 77 a 75, e desperdiçou a chance de entrar na zona de classificação, com a derrota do ratiopharm. Os montenegrinos têm agora três vitórias em oito jogos, campanha idêntica à dos alemães, mas perdem no saldo de pontos marcados. Na próxima rodada, os dois times fazem um confronto direto na Alemanha e o perdedor terá grandes chances de ficar fora do Top 16.

Grupo C
Dois jogos regulares da 8ª rodada foram realizados, enquanto um precisou ser adiado. No mais importante deles, o Lokomotiv Kuban (RUS) recebeu o Lietkabelis (LIT) em Krasnodar, na Rússia, e conseguiu a vitória por 94 a 90. Porém, os anfitriões levaram um susto: eles lideravam por 17 pontos a quatro minutos e meio do fim (90 a 73), mas viram os lituanos explodirem para uma parcial de 15 a 2 nos minutos seguintes, cortando a vantagem russa para apenas quatro pontos. Mas não havia tempo suficiente e os donos da casa acordaram a tempo de assegurar o triunfo. A vitória classifica matematicamente o clube para o Top 16, agora com seis vitórias em oito jogos.

Jordan Crawford - Lokomotiv Kuban Krasnodar (photo Lokomotiv) - EC20

Classificada desde a rodada passada, a líder Virtus Bologna (ITA) não fez o jogo regular desta rodada contra o Andorra (ESP), mas jogou na sexta-feira contra o Lietkabelis, em casa, em jogo válido pela 6ª rodada, e conseguiu uma vitória tranqüila, por 82 a 73. Os italianos não estiveram atrás no marcador em momento algum e o jogo estava praticamente definido ainda no início do terceiro quarto, quando os bolonheses abriram 22 pontos de frente. A Virtus é o único time invicto na EuroCup, com sete vitórias.

No outro jogo regular do grupo que pôde acontecer nesta semana, o terceiro colocado Monaco (FRA) foi até Antuérpia, na Bélgica, visitar o Antwerp Giants (BEL), lanterna do grupo. Os franceses deram um passo gigantesco rumo à classificação, conseguindo a quarta vitória em seis jogos, com um triunfo por 75 a 67, em que não teve muitos problemas. Antwerp já está eliminado, com oito derrotas e ainda nenhuma vitória. O Andorra não fez seu jogo regular da rodada, mas na quinta-feira recebeu o Antwerp em partida remarcada da 7ª rodada, e venceu tranqüilamente por 82 a 69. Com três vitórias em seis jogos, os espanhóis estão em quarto lugar e somente uma tragédia tiraria essa vaga do clube.

Grupo D
Assim como o C, o grupo D também tem agora dois times já classificados para o Top 16. O Gran Canaria (ESP) recebeu o Cedevita Olimpija (SLO) na Espanha e não teve vida fácil, mas conseguiu bater os eslovenos por 90 a 82. A equipe chega a seis vitórias em oito jogos, no segundo lugar do grupo, e garante sua classificação matemática à próxima fase.

Classificada já desde a semana passada, a Trentino (ITA) recebeu o Nanterre 92 (FRA) no nordeste da Itália e travou com os franceses o jogo mais espetacular da rodada. Perdendo por três pontos no fim do tempo regulamentar, o Nanterre contou com uma bola de três de Isaia Cordinier a menos de dez segundos do fim para empatar o jogo. A partida acabou indo para duas prorrogações, onde somente nos minutos finais da segunda os visitantes conseguiram abrir cinco pontos de frente e prevaleceram até vencerem por 104 a 102. O Nanterre, que há duas rodadas estava fora da zona de classificação, consegue sua segunda vitória seguida e assume o quarto lugar, com três vitórias em sete jogos.

Por pedido do time turco, a partida entre Promitheas (GRE) e o lanterna Bursapor (TUR) que deveria ter ocorrido esta semana, foi adiada. Com seis derrotas em seis jogos, as chances dos turcos alcançarem a zona de classificação são bem diminutas, mas os gregos, com duas vitórias e quatro derrotas, têm dois jogos a menos e disputarão com o Nanterre o quarto lugar. Os dois times se enfrentam na próxima rodada, na França, no jogo que pode ser decisivo para essa briga.

Jogos adiados
Criamos uma tabela em que estamos mantendo um controle de todos os jogos adiados e os que já foram remarcados na EuroCup. Até o momento (22/11/2020), estas são as informações que temos:

Imagem

Basketball Champions League: AEK, Dijon e Sassari chegam à terceira vitória

Sete jogos movimentaram a semana 5 da Basketball Champions League (BCL), na terça e quarta-feira (17 e 18). Seis desses estavam regularmente programados para acontecer nesta semana mesmo e outro foi uma partida adiada da semana 2. Três clubes começam a se destacar, chegando à campanha perfeita de três vitórias em três jogos.

O atual vice-campeão AEK Atenas (GRE) jogou pela terceira semana seguida e pela terceira vez em casa. Os gregos receberam na terça-feira o Cholet (FRA) e tiveram bastante trabalho, mas conseguiram a terceira vitória na competição, por 83 a 81. O nome do jogo, para o qual os franceses não tiveram nenhuma resposta, foi o pivô angolano Yanick Moreira, que foi o cestinha do AEK com 21 pontos. Os outros dois membros do “grande trio” da equipe também contribuíram bem: Matt Lojeski marcou 18 pontos e Keith Langford, 13. O AEK lidera o grupo C, seguido pelo Tsmoki-Minsk (BLR), que bateu também na terça o Hapoel Holon (ISR) fora de casa, por 79 a 69, e tem duas vitórias em três jogos.

Semifinalista da última temporada o JDA Dijon (FRA) conseguiu essencial vitória fora de casa, derrotando o Tofaş (TUR) em Bursa, na Turquia, por 87 a 81. A partida foi equilibradíssima durante todo o tempo e foi para a prorrogação, após o Dijon empatar com uma bola de três de David Holston, empatando o jogo em 68 a 68. Na prorrogação, os franceses se impuseram e conseguiram parar os donos da casa, podendo abrir uma vantagem segura e garantir sua terceira vitória. Eles têm a ponta do grupo B e são seguidos pelo Nymburk (CZE), que bateu tranqüilamente o Keravnos (CYP) em casa, por 96 a 69, e têm duas vitórias em três jogos.

O outro clube com a campanha perfeita de três vitórias é a Dinamo Sassari (ITA), que foi até a Dinamarca e derrotou o Bakken Bears (DEN) por 91 a 84. Os italianos foram comandados pela atuação excepcional do pivô croata Miro Bilan, que teve 19 pontos e 11 rebotes. Cinco outros atletas da equipe também pontuaram em duplos-dígitos. No outro jogo do grupo A, o Tenerife (ESP), do brasileiro Marcelinho Huertas, conseguiu uma vitória importantíssima em casa contra o forte Galatasaray (TUR), por 85 a 72. Huertas contribuiu com nove pontos e seis assistências, em 17 minutos saindo do banco. O clube espanhol é o segundo do grupo com duas vitórias em três jogos.

No jogo remarcado da semana 2, entre San Pablo Burgos (ESP) e Brindisi (ITA), pelo grupo H, a equipe espanhola, atual campeã da competição, venceu sem problemas em casa, por 93 a 71. O ala-armador brasileiro Vitor Benite, do Burgos, não entrou em quadra. O clube tem uma vitória e uma derrota, assim como os outros três times do grupo, mas fica com a primeira colocação pelo saldo de pontos marcados.

A BCL não terá jogos pelas próximas duas semanas. A competição retorna na segunda semana de dezembro, nos dias 8 e 9, com a realização de nove partidas. Oito delas são regulares da semana 6 e uma foi remarcada da semana 1.

Vale lembrar que várias partidas da BCL são transmitidas gratuitamente pelo canal de YouTube oficial da competição. Para maiores detalhes, acesse o seu site oficial. Outro lembrete importante é o de que, infelizmente, adiamentos de partidas têm sido um empecilho constante para todas as competições e pode acontecer de algumas das partidas abaixo não acontecerem de fato na data programada.

Terça-feira (08/12)
14h30 – Rytas Vilnius (LIT) x VEF Riga (LET) – Grupo E
16h – Brose Bamberg (ALE) x Pınar Karşıyaka (TUR) – Grupo F
16h30 – Strasbourg (FRA) x Peristeri (GRE) – Grupo E
16h30 – Fortitudo Bologna (ITA) x Bilbao (ESP) – Grupo F

Quarta-feira (09/12)
14h – Nizhny Novgorod (RUS) x Falco (HUN) – Grupo D (adiado da semana 1)
14h – Türk Telekom (TUR) x Limoges (FRA) – Grupo G
14h30 – Hapoel Jerusalém (ISR) x Igokea (BIH) – Grupo G
16h – Filou Oostende (BEL) x Brindisi (ITA) – Grupo H
16h30 – San Pablo Burgos (ESP) x Darüşşafaka (TUR) – Grupo H

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *