Por Luiz Eduardo Gomes e Thiéres Rabelo
Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de principal aconteceu na última semana nas competições europeias secundárias. A partir desta semana, a coluna sofrerá uma modificação.
Incluir as competições continentais e as ligas domésticas em um mesmo artigo estava deixando o texto muito longo e nos impossibilitando de falar com muitos detalhes sobre os campeonatos nacionais. Por isso, decidimos separar as coisas. De agora em diante, o Passaporte Europeu falará apenas das competições continentais, enquanto as ligas domésticas terão um artigo só delas, semanalmente. Para ler o texto das ligas domésticas desta semana, clique aqui.
EuroCup: duelo de invictos e surto de COVID-19
A EuroCup teve a realização de sua quarta rodada da temporada regular na semana passada, com a realização de onze dos doze jogos programados. Um deles foi adiado por causa de um surto de COVID-19 em uma das equipes. Após a rodada, somente três clubes permaneceram invictos, um deles podendo ser considerado o time mais forte da competição até aqui.
Grupo A
Com seis jogadores acima dos dez pontos, o Joventut Badalona (ESP) manteve a invencibilidade e a ponta do grupo A ao derrotar a Reyer Venezia (ITA) por 92 a 78, com destaque para Ante Tomić, com 14 pontos, sete rebotes e cinco assistências. O clube espanhol está conseguindo ter sucesso no grupo mais difícil da EuroCup (além do campeonato espanhol, é claro), com o bom desempenho das contratações para esta temporada, e vem despontando como um dos “favoritos precoces” ao título do torneio.
No outro jogo do grupo, os sérvios do Partizan Belgrado (SER) foram até a Turquia enfrentar o lanterna Bahçeşehir (TUR), buscando se recuperar da pesada derrota sofrida na rodada passada. A reabilitação veio com uma vitória por 82 a 76. O americano Codi Miller-McIntyre, com 22 pontos e sete assistências, foi o destaque individual da partida. O Partizan avança para a terceira posição enquanto os turcos permanecem na rabeira do grupo e sem vencer na competição. A partida entre JL Bourg (FRA) e UNICS Kazan (RUS) foi adiada devido a vários atletas da equipe francesa terem testado positivo para a COVID-19.
Grupo B
O Budućnost (MNE) e o tradicional Unicaja Málaga (ESP) se mantiveram à frente do grupo após obterem a terceira vitória em quatro jogos. Os espanhóis quase se enrolaram contra a Brescia (ITA), mas resolveram o problema no último quarto. Placar final 86 a 69 (o ala-armador espanhol Darío Brizuela, com 17 pontos, foi o maior pontuador). Já os montenegrinos, após um primeiro quarto tranquilo (23 a 11), tiveram que segurar a reação do rathiopharm Ulm (ALE). Vitória por apertados 73 a 68. O armador americano Nikola Ivanović, com 21 pontos, e o pivô americano Willie Reed, com dez pontos e dez rebotes, foram as principais figuras para os vencedores. No jogo entre as equipes intermediárias da grupo, o Metropolitans 92 (FRA), jogando em casa, derrotou o Mornar Bar (MNE) por 78 a 65 e consolidou-se na terceira posição.
Grupo C
No duelo de invictos, a Virtus Bologna (ITA), jogando em casa, levou a melhor sobre o Monaco (FRA), por 94 a 85, e agora lidera o grupo isoladamente. E jogo que tem Miloš Teodosić não pode faltar assistências. Foram 32 passes que resultaram em pontos, recorde em uma partida do clube, 12 dos quais vindos das mãos do armador sérvio, que ainda anotou 14 pontos. Os italianos parecem ter começado a temporada no mesmo nível que da anterior, quando também foram uma das melhores equipes na disputa, antes do cancelamento da temporada.
Com o tropeço do time francês, quem se deu bem foi o Lokomotiv Kuban (RUS), que bateu o Andorra (ESP) por 76 a 61 e assumiu a vice-liderança do grupo. Kevin Hervey, com 17 pontos e 12 rebotes liderou a equipe russa. Na Lituânia, ocorreu o duelo dos “sem vitória” e o Lietkabelis (LIT) bateu o Antwerp Giants (BEL) por 80 a 73 e conquistou a primeira vitória no torneio, deixando a lanterna nas mãos dos belgas.
Grupo D.
Em jogo de placar baixíssimo, a Trentino (ITA) bateu o Cedevita Olimpija (SLO) por 61 a 51 e se manteve na liderança isolada do grupo, além do status de ser uma das três equipes invictas do campeonato. Com 20 pontos, sete assistências e quatro rebotes, Gary Browne comandou o jogo pelos italianos.
Em Patras, na Grécia, o Promitheas (GRE), amparado por 21 pontos do ala Charis Giannopoulos, venceu o Nanterre 92 (FRA) por 88 a 72 e permanece em terceiro lugar da chave. Em jogo realizado em Bursa, na Turquia, o Gran Canaria (ESP) visitou o Bursaspor (TUR) e manteve os turcos sem vitória na competição. Vitória espanhola por 94 a 76 com destaque para John Shurna e seus 18 pontos, oito rebotes e três roubos de bola. O Gran Canaria está na segunda posição do grupo com três vitórias e uma derrota, mas isso não tem sido suficiente para evitar que o técnico espanhol Porfirio Fisac esteja com o cargo ameaçado, devido a uma campanha inconsistente na liga espanhola, onde ocupa a última posição com uma vitória e seis derrotas.
Basketball Champions League: começa a temporada regular 2020-21
Começou na semana passada a temporada regular 2020-21 da Basketball Champions League (BCL), o torneio continental realizado pela FIBA, que hoje é considerado o torneio de terceiro nível no basquete europeu de clubes (mas cujo campeão se qualifica para ser o representante europeu no Mundial de Clubes).
Para esta nova temporada, a FIBA decidiu mudar o formato de quatro grupos com oito clubes, para oito grupos com apenas quatro times, para diminuir a quantidade de deslocamentos de cada equipe. Outra peculiaridade desta nova temporada é a realização de poucos jogos por semanaa, nos chamados “Gamedays“. Por exemplo, para essa primeira semana (Gameday 1), cinco partidas estavam programadas para acontecer, válidas pelos grupos A, C e D. Uma delas precisou ser adiada, pois um dos clubes envolvidos teve um surto de COVID-19.
Grupo A
O jogo de maior interesse para o fã brasileiro de basquete foi o duelo entre Tenerife (ESP), campeão da edição 2018-19 e atual equipe do armador brasileiro Marcelinho Huertas, e a equipe dinamarquesa do Bakken Bears (DEN). Vitória fácil do time espanhol, por 98 a 73. Huertas contribuiu com nove pontos e cinco assistências. O pivô georgiano Giorgi Shermadini (com a bola na foto acima) foi o grande destaque da partida – 26 pontos e oito rebotes.
Completando a rodada deste grupo, se enfrentaram a Dinamo Sassari (ITA) e o estreante Galatasaray (TUR), clube que abriu mão de sua vaga na EuroCup para disputar a BCL. Os italianos levaram a melhor, vencendo por 93 a 84, com destaque para a performance do armador Marco Spissu – 22 pontos, convertendo seis arremessos de nove tentados da linha dos três pontos, oito assistências e seis rebotes.
Grupo B
No único jogo deste grupo, o líder do campeonato francês e semifinalista da BCL na temporada anterior Dijon (FRA), após levar um susto no primeiro quarto do jogo (perdeu por 25 a 8) reagiu, conseguiu levar o jogo para a prorrogação e passou pelos cipriotas do Keravnos (CYP) pelo placar de 91 a 79. O armador Alex Julien foi o destaque pelos vencedores, com 26 pontos anotados.
Grupo D
No único jogo do grupo, o Zaragoza (ESP) foi até a Polônia enfrentar o Start Lublin (POL) e só saiu vitorioso no último segundo de jogo, graças a uma bola de três pontos salvadora convertida pelo ala-armador americano D.J. Seeley. Destaque também para o ala argentino Nicolás Brussino, que teve 21 pontos e cinco assistências. O quinto jogo que estava programado para esta semana seria entre Nizhny Novgorod (RUS) e Falco (HUN), mas o clube russo apresentou vários atletas que testaram positivo para a COVID-19 e a partida foi adiada.
Para esta segunda semana (Gameday 2), estão programadas sete partidas, válidas pelos grupos E, F, G e H, na terça e quarta-feira (27 e 28 de outubro). Uma outra partida, que estava programada para a quarta-feira, entre o atual campeão San Pablo Burgos (ESP) e a Brindisi (ITA), válida pelo grupo H, foi adiada, por problemas com a COVID-19 no time espanhol. Confira abaixo as sete partidas programadas para esta semana, com os horários já de Brasília. Vale lembrar que as partidas da BCL são transmitidas gratuitamente pelo canal de YouTube oficial da competição. Para maiores detalhes, acesse o seu site oficial.
Terça-feira (27/10)
14h30 – Lietuvos Rytas (LIT) x Peristeri (GRE), grupo E
14h30 – Türk Telekom (TUR) x Hapoel Jerusalem (ISR), grupo G
16h30 – Bilbao (ESP) x Pınar Karşıyaka (TUR), grupo F
16h30 – Fortitudo Bologna (ITA) x Brose Bamberg (ALE), grupo F
Quarta-feira (28/10)
14h – VEF Rīga (LAT) x SIG Strasbourg (FRA), grupo E
14h – Limoges (FRA) x Igokea (BIH), grupo G
14h – Darüşşafaka (TUR) x Filou Oostende (BEL), grupo H