Nesta terça-feira (4), começou a repescagem da Basketball Champions League temporada 2021-22. Os segundos e terceiros colocados da fase de grupos disputaram os primeiros jogos do Play-in de forma digna de decisão. Foram cinco partidas, com direito a confusão, torcidas em peso, vitória nos últimos segundos e triunfo fora de casa. Serão apenas oito vagas para a Rodada de 16, disputando 16 equipes em uma melhor de três. Saiba os detalhes da primeira semana do Play-in da BCL:
[1] Igokea 87 x 72 Oostende [0]
Por Vinícius Matosinhos
Digna de uma verdadeira decisão, a partida que abriu o Play-in pegou fogo e o Igokea (BIH) venceu em casa o Oostende (BEL) na primeira partida da série melhor de três, pelo placar final de 87 a 72. O destaque da equipe da casa foi o ala reserva Nikola Tanasković, que anotou 21 pontos, seis rebotes e três tocos, somando uma eficiência de 26. Apesar do placar final aparentemente tranquilo, houve muito equilíbrio entre as equipes desde os primeiros minutos. Cada clube apostou em um estilo de jogo diferente. Os bósnios apostaram em jogadas rápidas com o armador Markel Starks, que procurava dar assistências para seus companheiros no perímetro ou agredir o garrafão em infiltrações. Já pelo lado belga, a tática foi dentro do garrafão procurando sempre o pivô Haris Bratanović embaixo da cesta. Com os esquemas definidos para ambos os clubes, o primeiro período terminou com o Igokea à frente por apenas um ponto no placar de 23 a 22.
Após cada um compreender o estilo de jogo adversário, o segundo período foi protagonizado mais pela defesa. Porém, com a entrada dos reservas na partida, o Oostende começou a cometer pequenos erros, que foram castigados por contra-ataques do Igokea, liderados pelo ala Nikola Tanasković, que antes do intervalo já somava 10 pontos. A equipe da casa, apesar de várias chances, não conseguiu abrir uma larga vantagem, o máximo de distância no período foram quatro pontos. Como resposta, a equipe visitante apostou nas bolas de três pontos e conseguiu virar a partida no último minuto com um arremesso do perímetro do ala-armador reserva Oliver Troisfontaines, indo para o intervalo com o Oostende na liderança por 39 a 42.
Assim como no começo da partida, o armador Markel Starks voltou do vestiário muito focado e cheio de energia. Starks fez uma grande dupla com Tanasković e ajudaram em poucos minutos a retomar a liderança no placar, além de abrir uma vantagem de cinco pontos na metade do terceiro período. Diferente de outros momentos no confronto, o Oostende não conseguiu responder com a mesma moeda, vendo então o Igokea se afastar no placar cada vez mais e ir para o período decisivo à frente com o resultado parcial de 68 a 59. Com o placar a favor, os donos da casa se fecharam completamente na defesa, buscando apenas jogar no contra-ataque e gastar tempo no ataque. Assim como no final do período anterior, o Osstende parecia ter desistido da partida, e o único que buscava chamar a responsabilidade era o ala Levi Randolph, que chegou a terminar a partida com 17 pontos. Sendo assim, os bósnios só precisaram administrar a vantagem para sair na frente na melhor de três.
[1] JDA Dijon 84 x 77 VEF Riga [0]
Por Francisco Antonioli
Pelo primeiro jogo da série Play In entre Dijon (FRA) e Riga (LET), o clube francês soube se impor diante de sua torcida, e dar o primeiro passo para a tão esperada vaga na próxima fase, com uma vitória apertada, por 84 a 77, diante de um adversário que, não apenas soube se impor em território estrangeiro, como também mostrou ter uma rotação interessante, a ponto de muitas vezes neutralizar a força de seu oponente nesta série. Com um início de jogo favorável, o Riga (LET) foi quem soube se impor mais, e mesmo fora de casa não se sentiu ameaçado, combinando uma boa participação tanto ofensiva quanto defensiva de sua dupla titular de garrafão (Ilja Gromovs e Anrijs Miska), conseguiu sair a frente no placar, levando uma pequena vantagem de 4 pontos para o segundo quarto de partida.
O segundo quarto não foi diferente quanto a competitividade, porém com o Dijon conseguindo emplaca melhor suas jogadas e assim converter um maior número de arremessos, mostrando assim a força da equipe que terminou a fase de grupos da competição em segundo lugar, com uma campanha melhor que a do adversário em questão (uma vitória a mais), em um grupo cujo líder foi o fortíssimo Unicaja. Assim, o primeiro tempo de partida se encerrou com uma vantagem de três pontos para os franceses. Já no segundo tempo, a distância continuou baixa, e em uma noite inspirada do armador letão Artis Ate (19 pontos), o Riga continuou pressionando a equipe francesa, junto a um bom aproveitamento nas bolas de três pontos (42%), superior aos dos donos da casa, mas que não foi suficiente para inverter o placar, que só viu sua margem pró Dijon aumentar, levando ao último quarto de partida uma diferença de pontos pontos.
O último período de partida, embora continuasse com placar apertado, foi talvez o menos acirrado. O Dijon conseguiu mostrar uma maior maturidade de sua rotação em momentos cruciais, convertendo bolas, e liderando a partida em quesitos como assistências e rebotes, graças a uma noite espetacular de seu quinteto inicial, que produziu 62 dos 84 pontos totais, com apenas um jogador não figurando aos dois dígitos. Vitória dos franceses, que agora dão um passo importante para a tão sonhada vaga para a próxima fase. Destaque da partida para o pivô americano Gavin Ware (DIJ) e seus 18 pontos e 10 rebotes.
[1] San Pablo Burgos 83 x 78 Darüşşafaka [0]
Por Bruno Almeida
Início do play-in da Basketball Champions League, e já fomos presenteados com um dos melhores jogos da rodada. Empatado na liderança do grupo H com o Vilnius, o Burgos (ESP) veio jogar em casa para receber o terceiro colocado do grupo G, Darüşşafaka (TUR). O time turco poderia já ter sido eliminado na fase de grupos, mas os panteras de Istambul deram tudo de si e se classificaram, para chegarem ao play-in e perderam o primeiro jogo, o jogo terminou 83 a 78 para o Burgos.
Pelo time do Burgos, Hayden Dalton foi o principal nome do time, ala-pivô americano que teve passagens pela faculdade de Wyoming e pelo time do Nymburk, nunca foi um grande pontuador na sua carreira, sua maior média de pontos foi de 17.7 ppj ainda na faculdade, na sua passagem pelo Burgos ele soma 5.3 ppj mas dessa vez foi o cestinha do time, Hayden terminou a partida com 11 pontos, seis rebotes duas assistências, um roubo de bola e um bloqueio. Importante destacar a partida de Turys McGee, que em 6 minutos conseguiu fazer 12 pontos, sendo assim o cestinha do time.
Isaiah Piñeiro, jogador porto-riquenho nascido nos Estados Unidos, com passagens pelo basquete americano, letão e pelo basquete do seu país natal, vem jogando essa temporada pelo Darüşşafaka e foi o principal nome do time turco na partida. O ala terminou a partida com 21 pontos, cinco rebotes, dois roubos de bola e um bloqueio. Ainda pelo time turco a gente tem Dogus Ozdemiroglu, o armador do time turco terminou a partida com 17 pontos, cinco assistências e dois roubos de bola.
Agora na próxima semana vai ser a vez do Burgos viajar até Istambul para enfrentar o Darüşşafaka, será que os espanhóis iram sair na frente e iram eliminar os turcos, ou será que os turcos irão mostrar a fama e a garra de pantera pela qual são conhecidos no país?
[1] SIG Strasbourg 105 x 78 P.A.O.K. Tessalônica [0]
Por Luigi Vancini
Na França, o Strasbourg (FRA) recebeu os gregos do PAOK (GRE) e passeou, vencendo por 105 a 78. Jarell Eddie foi o maior pontuador da partida com 26 pontos e 30 de eficiência. Já na equipe visitante o maior pontuador foi Vasileios Toliopoulos, com 18 pontos. A partida começou com duas bolas de três seguidas dos franceses, com Eddie e Jaromir Bohacik, o que fez o Strasbourg abrir 8 a 0. O PAOK encostou ao fazer pontos pontos seguidos e a partida seguiu equilibrada até os quatro minutos finais do período. Ali chamava a atenção o excelente aproveitamento de três pontos da equipe da casa, 5/7. Graças a isso, o Strasbourg abriu 21 a 12 para a fúria do técnico Aris Lykogiannis, que pediu tempo e deu uma dura em sua equipe. Após esse tempo, as coisas não mudaram muito e o quarto se encerrou com os franceses vencendo por 30 a 18.
Se no primeiro quarto a vantagem do Strasbourg já foi grande, no segundo as coisas não mudaram nada. Com uma forte defesa (os gregos fizeram apenas 16 pontos no período) e com grande partida de Eddie, o jogo foi pro intervalo marcando 57 a 34 para a equipe da casa. No terceiro quarto as coisas mudaram. Carregados por Toliopoulos (que naquele momento tinha quatro de quatro nas bolas de três pontos) e com uma corrida de 16 a 6, o PAOK começou a tentar reagir, mesmo com a vantagem já muito grande. O problema é que a partir dali o PAOK voltou a cair na partida. Aliás, esse foi o maior problema da equipe no jogo. Essa inconstância. Por causa disso, o Strasbourg voltou a pontuar e o período terminou 77 a 59 para equipe da casa, apesar da vitória dos gregos no quarto.
Se a vantagem já era grande, o início do último quarto foi para fechar a tampa do caixão de vez da equipe grega. Com uma corrida de oito pontos, o Strasbourg abriu 89 a 59, 30 pontos de vantagem. Após isso, as equipes começaram a colocar seus bancários em quadra e a partida acabou 105 a 78 para os franceses. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 12 de janeiro, na Grécia. Se o PAOK vencer, força um terceiro jogo. Se der Strasbourg, a equipe avança para o grupo L da Rodada de 16.
[0] Hapoel Holon 72 x 73 Beşiktaş [1]
Por Bruno Almeida
Mais um jogo do play-in da Basketball Champions League, dessa vez um jogo muito mais disputado, do início ao fim. O time do Hapoel Holon (ISR) recebeu o Beşiktaş (TUR) em casa em um jogo que poderia ter sido decidido no final após um mau passe, os tigres israelenses perderam a partida para eles mesmos. A partida terminou 73 a 72 para o Beşiktaş.
Isaiah Whitehead, atual ala-armador do clube turco que conta com passagens pelo basquete americano, russo, cazaque e de Montenegro, o jogador que foi escolhido na segunda rodada do draft da NBA tinha um bom futuro na liga, mas decidiu se aventurar pela Europa e aqui conseguiu o destaque que merecia. O jogador terminou a partida com 21 pontos, cinco rebotes três assistências, dois roubos de bola e um bloqueio, uma ótima performance, diga-se de passagem. O outro grande nome na partida foi de Dedric Lawson, jogador que está na sua primeira passagem pela Europa depois de jogar no basquete asiático, terminou a partida com 12 pontos, quatro rebotes, uma assistência e dois roubos de bola.
Pelo time do Holon, o grande nome da partida foi do israelense Rafael ‘’Rafi’’ Menco’’, o ala/ala-pivô não conseguiu liderar o time à vitória, e terminou a partida com 18 pontos, 10 rebotes, duas assistências, um roubo de bola e um bloqueio. Outro jogador que se destacou pelo Holon foi Adam Smith, o armador americano que realiza o seu segundo jogo na BCL, terminou a partida com 14 pontos, dois rebotes e quatro assistências. Importante destacar que apenas esses dois jogadores passaram dos 10 pontos, os restantes não conseguiram fazer mais de nove pontos.
Na próxima semana vai ser a vez do Besiktas receber o Hapoel Holon, será que as águias iram vencer o jogo e avançar para a próxima fase, ou será que os tigres israelenses iram mostrar a sua ferocidade e ganhar ao time turco?
Datas e horários da 2ª semana do Play-in:
Terça-feira (11/01)
14h – VEF Rifa (LET) x JDA Dijon (FRA)
14h – Darüşşafaka (TUR) x San Pablo Burgos (ESP)
Quarta-feira (12/01)
14h – Beşiktaş (TUR) x Hapoel Holon (ISR)
16h – Oostende (BEL) x Igokea (BIH)
16h – P.A.O.K Tessalônica (GRE) x SIG Strasbourg (FRA)
16h30 – Treviso (ITA) x Lavrio (GRE)
16h30 – Tenerife (ESP) x Pınar Karşıyaka (TUR)
Quinta-feira (13/01)
14h – Hapoel Jerusalém (ISR) x Prometey (UCR)
*Todos os jogos são transmitidos gratuitamente no canal da BCL no YouTube