A semana do mercado de transferências foi de baixa movimentação no Velho Continente, pelo menos entre as equipes da Euroliga. Ainda assim, alguns negócios foram concretizados. Além disso, um clube de Israel ganhou os holofotes pelos reforços nos últimos dias. Veja os destaques desde o último texto publicado pelo EuroLeague Brasil:

Mudiay ruma ao basquete europeu

Na terça-feira (24), o Zalgiris Kaunas anunciou a contratação de Emmanuel Mudiay, com vínculo válido por uma temporada. O armador de 25 anos terá sua primeira experiência na Europa. Porém, não é novidade para o jogador congolês atuar profissionalmente longe dos Estados Unidos.

Em 2014, logo após terminar o high school, o jovem, então com 18 anos, decidiu ignorar os convites das universidades americanas e assinar um contrato profissional com um clube da China, visando o Draft da NBA do ano seguinte. Após algumas partidas pelo Guangdong Southern Tigers, Mudiay foi selecionado na sétima escolha do recrutamento pelo Denver Nuggets.

O armador esteve seis temporadas na NBA, sendo três em Denver, duas em Nova Iorque, pelos Knicks, e uma pelo Utah Jazz, por onde atuou até o fim da temporada 2019-20. Em um total de 300 jogos, Mudiay teve médias de 11 pontos, 2.9 rebotes e 3.8 assistências. Neste mês de agosto, o atleta atuou pelo Portland Trail Blazers na Liga de Verão, disputada em Las Vegas.

MVP da Bundesliga segue na Alemanha

Jaleen Smith foi um dos grandes destaques da última Bundesliga. O armador americano conduziu o Ludwigsburg à melhor campanha da temporada regular, sendo eleito o MVP do campeonato alemão. Apesar de não conseguir o título, o jogador de 26 anos se valorizou. Nesta semana, o ALBA Berlim anunciou acordo com o atleta até 2024.

Será a quinta temporada de Smith no basquete alemão, todas desde que terminou o college nos Estados Unidos, na Universidade de New Hampshire. Após dois anos atuando pelo Heidelberg, na segunda divisão, o armador rumou para o Ludwigsburg, onde esteve nas duas últimas temporadas. Recentemente, atuou pelo Phoenix Suns na Liga de Verão. Agora, terá a primeira experiência atuando na Euroliga.

Rival do ALBA, o Bayern de Munique também se reforçou nesta semana, comunicando a chegada de Augustine Rubit. Aos 32 anos, o ala-pivô retorna à Alemanha após dois anos, onde esteve atuando por Olympiacos e Zalgiris. Antes, o atleta havia jogado as primeiras cinco temporadas como profissional em terras alemãs. Na temporada 2017-18, trabalhou no Brose Bamberg com o técnico Andrea Trinchieri, que agora será seu comandante no clube bávaro.

Clube israelense se reforça com ex-jogadores da NBA

O Hapoel Jerusalém ganhou as manchetes nesta semana ao anunciar, no mesmo dia, três jogadores com experiência na NBA. O pivô Thon Maker, o ala-pivô Anthony Bennett e a ala-armador Sean Kilpatrick reforçarão a equipe na disputa da liga israelense e da Champions League.

Maker, de 24 anos, é nascido no Sudão do Sul, mas possui cidadania australiana, com passagens pela seleção. Escolhido na décima posição do Draft de 2016, atuou três anos pelo Milwaukee Bucks. Depois, passou por Detroit Pistons e Cleveland Cavaliers, somando quase 300 jogos na liga americana. Agora, fará sua estreia no basquete europeu.

O americano Sean Kilpatrick, de 31 anos, atua desde 2019 no Velho Continente. De 2014 a 2018, jogou no seu país entre a liga de desenvolvimento e a NBA, por seis franquias diferentes. Curiosamente, em sua passagem por Milwaukee, jogou com Thon Maker. Na Europa, o ala-armador tem experiência na Euroliga com a camisa do Panathinaikos. Na última temporada, atuou pelo Gran Canaria na Liga ACB.

Já Anthony Bennett, talvez, seja o nome mais conhecido. Em 2013, o canadense foi, com certa surpresa, a primeira escolha do Draft da NBA pelo Cleveland Cavaliers. Porém, nunca justificou a posição selecionada, sendo considerado um dos grandes busts da história da liga americana.

Logo após sua temporada de estreia, Bennett foi trocado para o Minnesota Timberwolves. Nos dois anos seguintes, atuou também por Toronto Raptors e Brooklyn Nets. Em 2017, teve rápida passagem pela Europa, fazendo parte do elenco do Fenerbahçe campeão da Euroliga. Desde então, passou por equipes da G-League e, mais recente, pelo basquete de Porto Rico.

No campeonato israelense, o Hapoel Jerusalém tentará acabar com a hegemonia do Maccabi Tel Aviv. O clube foi o último fora o Maccabi a ser campeão nacional, na temporada 2016-17. De lá para cá, a equipe mais popular de Israel acumula quatro títulos seguidos.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *