Por Gabriel Girardon
O Anadolu Efes teve a temporada “dos sonhos” em 2020-21. Além de faturar, com sobras, mais um título turco, o 15º de sua história, o clube conquistou a Euroliga pela primeira vez, após bater na trave em 2019. Apesar dos poucos movimentos na offseason, a equipe manteve quase toda base do time campeão, contando com as renovações de Vasilije Micić, MVP da temporada regular e do Final Four da Euroliga, e do técnico Ergin Ataman, na tentativa de defender seu título europeu.
Quem chegou
Filip Petrušev (PF/C, sérvio, 21 anos, Mega Basket-SRB) / Ömercan İlyasoğlu (PG, turco, 20 anos, Bursaspor Basketbol-TUR)
Quem saiu
Sertaç Şanlı (C, turco, 30 anos, foi para o Barcelona-ESP) / Džanan Musa (SF, bósnio, 22 anos, foi para o Breogán-ESP)
Possível quinteto titular PG – Vasilije Micić |
Possível segunda unidade PG – Doğuş Balbay Sujeito a variações |
Desempenho geral na temporada passada
Conquistas. Essa palavra define a temporada 2020-21 do Anadolu Efes. Pela primeira vez na sua história de 45 anos, o clube turco faturou o título da Euroliga. Após terminar em terceiro lugar na temporada regular, com 22 vitórias e 12 derrotas, a equipe venceu o Real Madrid por 3 a 2 nas quartas de final, o CSKA Moscou na semi, e o Barcelona na grande decisão do Final Four, disputado em Colônia, na Alemanha. De quebra, viu sua estrela Vasilije Micić ser coroado MVP da temporada e também do F4.
Já na Turquia, o Efes sobrou. Com 29 vitórias em 30 jogos da fase regular, os comandados de Ergin Ataman “varreram” todos os adversários nos playoffs: 2 a 0 contra o Gaziantep nas quartas, e 3 a 0 contra Besiktas e Fenerbahçe nas semi e final, respectivamente. Com mais um título nacional, o Efes se distanciou ainda mais como maior vencedor da liga turca, agora com 15 conquistas, contra nove do Fener.
Reforço mais importante da temporada
O Efes teve um mercado pouco movimentado em relação a outros clubes europeus. De contratações, somente uma – além de um retorno de empréstimo. Porém, um reforço de peso. O pivô Filip Petrušev chega ao campeão europeu com a missão de substituir Sertaç Şanlı, que rumou ao Barcelona. Atributos não faltam ao jovem de 21 anos. Após duas temporadas na Universidade de Gonzaga, o sérvio voltou ao seu país para assinar o primeiro contrato profissional, com o Mega Basket. Seu ano de estreia foi especial, somando médias de 23.6 pontos e 7.6 rebotes em 21 jogos na Liga Adriática, sendo o cestinha e eleito o MVP da temporada regular.
No último mês de julho, Petrušev participou do Draft da NBA e foi selecionado na 50ª posição pelo Philadelphia 76ers. Entretanto, permanecerá ao menos mais uma temporada no Velho Continente, e terá a chance de disputar pela primeira fez a Euroliga, com a expectativa de ser um dos melhores jovens do torneio. Com a vaga de pivô titular do Efes em aberto, é possível que o sérvio vá ganhando espaço no time para mostrar todo seu poderio ofensivo.
O que esperar nesta Euroliga
A base campeã da Euroliga foi mantida pelo Anadolu Efes, contando com importantes renovações de contrato, como do técnico Ergin Ataman e da estrela Vasilije Micić. A única perda, Sertaç Şanlı, parece que será substituída por Filip Petrušev, ou mesmo por Bryant Dunston, que já tem anos de entrosamento com seus companheiros. Além da dupla de armadores formada por Micić e Larkin, decisiva para o título em 2021, a inteligência de Krunoslav Simon, a experiência de Doğuş Balbay, a força de Chris Singleton embaixo do aro, e os arremessos de Rodrigue Beaubois seguem a serviço do Efes.
Desta forma, é impossível não colocar a equipe turca como uma das favoritas à conquista da Euroliga. Uma classificação entre os quatro primeiros da temporada regular, tendo mando de quadra nas quartas de final, é algo com grande possibilidade. A partir daí, veremos se haverá um bicampeão da maior competição continental do mundo, algo que não ocorre desde o Olympiacos, em 2012 e 2013.