Por Arthur Rastelli

Reconstrução. Pelo segundo ano consecutivo essa é a palavra de ordem do Fenerbahçe. Após a saída do treinador Željko Obradović, que ficou na frente da equipe por quase uma década, o time de Istambul tenta voltar a ter um projeto de longo prazo. Na temporada 2020-21 o nome escolhido foi o de Igor Kokoškov, que fez uma boa campanha e levou o Fener às quartas-de-final da Euroliga (o resultado que poderia ter sido melhor se não fosse por alguns desfalques), muito melhor do que o esperado no início da temporada.

Para esta temporada, Kokoškov abandonou o barco antes do início da temporada para voltar a ser assistente técnico do Dallas Mavericks, na NBA. Péssima hora para abandonar o projeto, visto que a decisão foi tomada poucos dias depois de fechar o elenco para a Euroliga. A “herança maldita” caiu no colo de Alexandar Djordjević, campeão italiano com a Virtus Bolonha.

Quem chegou

Aleksandar Djordjević (treinador, veio da Virtus Bolonha-ITA) / Pierriá Henry (PG, Baskonia-ESP, estadunidense-senegalês, 28 anos) / Achille Polonara (PF/SF, Baskonia-ESP, italiano, 29 anos) / Devin Booker (C, Khimki-RUS, estadunidense, 30 anos) / İsmet Akpınar (PG, Bahçeşehir Koleji-TUR, alemão, 26 anos) / Marial Shayok (SG, Bursaspor-TUR, canadense, 25 anos) / Metecan Birsen (PF/SF, Pınar Karşıyaka-TUR, turco, 26 anos) / Şehmus Hazer (SG, Beşiktaş-TUR, turco, 22 anos)

Quem sai

Igor Kokoškov (treinador, abandonou o cargo) / Lorenzo Brown (PG, estadunidense, 30 anos, foi para o UNICS Kazan-RUS) / Edgaras Ulanovas (SF, lituano, 29 anos, foi para o Žalgiris Kaunas) / Johnny Hamilton (C, trinitário-tobagense, 27 anos, foi para o Atlanta Hawks-EUA) / Alex Pérez (PG, mexicano, 27 anos, foi para o Türk Telekom-TUR) / Kenan Sipahi (PG, turco, 26, atualmente sem clube) / Kyle O’Quinn (C/PF, estadunidense, 31, foi para o Paris-FRA) / Berkay Candan (PF, turco, 28, foi para o Bahçeşehir Koleji-TUR) / Jarell Eddie (SF, estadunidense, 29, atualmente sem clube) / Bobby Dixon (SG/PG, estadunidense-turco, 38, atualmente sem clube)

Possível quinteto titular:

PG – Pierriá Henry
SG – Nando de Colo
SF – Marko Gudurić
PF – Achille Polonara
C – Jan Veselý

Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – İsmet Akpınar
SG – Marial Shayok / Melih Mahmutoğlu
SF – Dyshawn Pierre / Tarik Biberovic
PF – Danilo Barthel / Metecan Birsen
C – Devin Booker

Sujeito a variações

Desempenho temporada passada

A primeira metade da temporada foi bem difícil para o Fener na Euroliga. Com apenas sete vitórias, o time sentia dificuldade para se adequar ao jogo de Kokoškov. Após o período de adaptação a equipe mostrou todo o seu potencial e o grande entrosamento da dupla Nando De Colo e Jan Veselý. Na segunda metade, foram 13 vitórias e quatro derrotas, com nove vitórias consecutivas. Nas últimas duas rodadas da temporada regular Veselý se machucou e o Fenerbahçe sentiu a ausência de seu segundo principal pontuador, perdendo as duas últimas partidas e as outras três dos playoffs contra o CSKA Moscou.

Na liga doméstica o quadro se repetiu. Com um começo além das expectativas, a segunda metade foi bem melhor e a equipe de Istambul acabou a fase regular na segunda posição. Nos playoffs, novamente a equipe sentiu a falta de Veselý e teve jogos duros para passar do Pınar Karşıyaka na semifinal e na grande final foi atropelado pelo poderoso Anadolu Efes, que havia acabado de conquistar o título europeu.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

A principal movimentação do Fenerbahçe é a chegada da dupla do Baskonia, Achille Polonara e Pierriá Henry. Polonara vem de uma grande temporada pelo time espanhol e uma excelente Olimpíada com a seleção italiana. Ele terá a tarefa de substituir Edgaras Ulanovas, que voltou para o Žalgiris Kaunas após um temporada na Turquia. Já Henry vem para ajudar na armação e tirar um pouco da carga do francês Nando de Colo. Henry pode jogar ao lado do armador francês ou, também, ser o maestro da equipe quando De Colo precisa de um descanso. Ele também preenche o grande vazio deixado pela saída de Lorenzo Brown, armador titular durante a temporada passada. Outro reforço que terá um papel fundamental na rotação do Fener é o pivô Devin Booker, que vem para o lugar do ex-NBA Kyle O’Quinn. A experiência de Booker no velho continente pode fazer com que ele tenha uma participação bem mais efetiva na equipe.

O que esperar da Euroliga

O Fenerbahçe tem um projeto ambicioso, o general manager Maurizio Gherardini já deixou claro que não gosta de mudanças e prefere um projeto a longo prazo. Para isso escolhido o técnico Djordjević, amigo de longa data de Gherardini e que fez um ótimo trabalho com a Virtus Bolonha na última temporada.

O objetivo são os playoffs e qualquer resultado além disso será um desastre para o time turco. Por isso, Djordjević já chega com a pressão de montar uma equipe competitiva desde a primeira rodada, mesmo não sendo montado por ele o treinador tem um elenco muito bom e que certamente irá dar alegrias aos seus torcedores.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *