Por Gabriel Girardon
A última temporada deixou uma ótima impressão sobre o Zenit. A classificação inédita para os playoffs da Euroliga, além de boa campanha na Liga VTB, geram expectativa por mais um ano com bons resultados. O técnico Xavi Pascual renovou seu contrato, perdeu algumas peças no elenco, mas recebeu outras para manter a equipe competitiva.
Quem chegou
Jordan Loyd (SG/PG, estadunidense, 28 anos, Estrela Vermelha-SRB) / Shabazz Napier (PG, estadunidense, 30 anos, sem clube) / Conner Frankamp (PG, estadunidense, 26 anos, Murcia-ESP) / Jordan Mickey (C/PF, estadunidense, 27 anos, Khimki Moscou-RUS) / Sergey Karasev (SG/SF, russo, 27 anos, Khimki Moscou-RUS) / Mindaugas Kuzminskas (SF/PF, lituano, 31 anos, Lokomotiv Kuban-RUS) / Dmitry Kulagin (SG/PG, russo, 29 anos, Lokomotiv Kuban-RUS)
Quem saiu
Kevin Pangos (PG, canadense, 28 anos, foi para o Cleveland Cavaliers-EUA) / K.C. Rivers (SG/SF, estadunidense, 34 anos, ainda sem clube) / Austin Hollins (SG/SF, estadunidense, 29 anos, foi para o Estrela Vermelha-SRB) / Vitaly Fridzon (SG, russo, 35 anos, agente livre) / Vladislav Trushkin (SF, russo, 28 anos, agente livre) / Will Thomas (PF, estadunidense, 35 anos, foi para o Monaco-FRA) / Tarik Black (C, estadunidense, 29 anos, ainda sem clube)
Possível quinteto titular PG – Shabazz Napier Sujeito a variações |
Possível segunda unidade PG – Conner Frankamp Sujeito a variações |
Desempenho geral na temporada passada
A campanha do Zenit São Petersburgo na Euroliga foi especial. Pela primeira vez, a equipe avançou aos playoffs, com a oitava vaga, com 20 vitórias e 14 derrotas. Nas quartas de final, enfrentou o favorito Barcelona, venceu dois jogos, mas perdeu o quinta e decisiva partida. Ainda assim, teve um desempenho histórico.
Na Liga VTB, o Zenit foi líder da temporada regular, com 20 vitórias em 24 jogos, pintando como um dos favoritos ao título. Nas quartas de final, eliminou o PARMA por 2 a 0, mas teve pela frente o CSKA Moscou na semifinal. Com a derrota na série por 3 a 1, o sonho da conquista inédita foi adiado mais uma vez.
Reforço mais importante da temporada
Pode-se dizer que o Zenit venceu a concorrência por um dos armadores mais cobiçados do mercado europeu: Jordan Loyd. Na última temporada, o americano teve grande destaque vestindo a camisa do Estrela Vermelha, estando entre os principais cestinhas da Euroliga – média de 17,3 pontos por jogo -, além de conquistar o título da Liga Adriática. Agora, em São Petersburgo, Loyd pode desempenhar o papel que Kevin Pangos fazia sob o comando de Xavi Pascual, de conduzir a parte ofensiva da equipe. Podendo atuar nas duas funções de armação, o jogador de 28 anos pode usar seu poderio de ataque para ser um dos pilares do Zenit na temporada.
O que esperar nesta Euroliga
A temporada 2020-21 do Zenit foi uma das melhores da história do clube na questão de desempenho. O time teve bom encaixe no ano de estreia de Xavi Pascual. Além disso, o clube se movimentou no mercado e trouxe peças que devem recompor as que saíram, como Jordan Loyd e Shabazz Napier, esse estreando no basquete europeu, para os lugares de Kevin Pangos e Austin Hollins, além de Sergey Karasev e Mindaugas Kuzminskas nas vagas de K.C. Rivers e Will Thomas.
A aquisição de Jordan Mickey, mais um pivô de força, dá ainda mais sustentação a um garrafão que já conta com nomes como Alex Poythress e Arturas Gudaitis. O lituano, se as lesões permitirem, pode ser uma das principais peças da equipe. Como opção vinda do banco, Pascual segue contando com Billy Baron, um dos mais perigosos arremessadores de longa distância do Velho Continente.
A grande questão parece mesmo ser o encaixe dos novos atletas na rotação do time. Caso a resposta seja positiva, é possível ver novamente o Zenit avançando aos playoffs da Euroliga, feito que foi conquistado de forma inédita na temporada passada, quando os russos foram eliminados pelo Barcelona somente na quinta partida. Sonhar com campanha parecida, ou até um pouco melhor, não parece nenhum exagero.