O ALBA segue sendo o mesmo. Dominando o país sendo campeão sobre o Bayern mas não conseguindo grandes resultados na Europa a ficar mais uma vez fora dos playoffs. Será que não chegou a hora de dar os próximos passos?

Quem chegou

Gabriele Procida (SG/SF, italiano, 20 anos, Fortitudo Bolonha-ITA) e Yannick Wetzell (PF/C, neozelandês, 26 anos, Baskonia-ESP)

Quem saiu

Oscar da Silva (PF, alemão, 24 anos, foi para o Barcelona-ESP)

Treinador:

Israel González (espanhol, 47 anos, vai para sua segunda temporada à frente do clube)

Possível time titular
PG – Tamir Blatt
SG – Jaleen Smith
SF – Louis Olinde
PF – Luke Sikma
C – Christ Koumadje
Sujeito a variações

Possível segunda unidade
PG – Jonas Mattisseck
SG – Maodo Lô
SF – Yannick Wetzell
PF – Tim Schneider
C – Johannes Thiemann
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

O ALBA teve um ano de altos e baixos na Euroliga, trocando uma série de vitórias e derrotas. Por exemplo, a equipe perdeu 4 partidas seguidas, para Olimpia Milano, Real Madrid, Maccabi Tel Aviv e Bayern e depois encaixou 3 vitórias seguidas, contra Zenit, ASVEL e Žalgiris. Essa grande inconsistência da equipe fez que os albatrozes como são conhecidos ficarem mais uma vez fora dos playoffs, ficando à duas vitórias do seu rival Bayern de Munique, que mais uma vez se classificou para os playoffs.
Já na Alemanha, o ALBA conseguiu manter seu domínio. Se classificando em primeiro na temporada regular  da BBL, com uma grande campanha de 27 vitórias e 6 derrotas, varreu Bamberg e Ludwigsburg nas quartas de finais e semifinais respectivamente e chegou na final contra o Bayern de Munique. E fazendo a festa do título em Munique, a equipe foi campeã vencendo por 3 partidas a 1. Bom frisar a importância de Jaleen Smith no título, visto que o americano foi cestinha no jogo 2 e no jogo 4 para equipe do ALBA. A equipe também foi campeã da Pokal, a Copa da Alemanha, vencendo o Crailsheim Merlins na final por 86 a 76.

Reforço mais importante da temporada

Sou um grande fã do jovem Gabriele Procida. Italiano draftado pelo Detroit Pistons, veio para o Alba Berlin ganhar minutos, e provavelmente isso deve acontecer mais na BBL do que na EuroLeague. De qualquer forma, se Procida ganhar tempo, pode ser um jovem útil em um time que jogará tranquilo, visto que em poucas partidas será favorito durante a EuroLeague.

O que esperar nesta Euroliga

Sinceramente, a opinião é de que o Alba mais uma vez deve ficar de fora dos playoffs. O time pouco se mexeu, preferiu manter uma base vitoriosa na Alemanha, mas que falta um passo a mais na Europa. É um time jovem, que deve vencer jogos e atrapalhar favoritos, mas não deve ficar entre os 8 primeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *