Introdução

Quem chegou

Will Clyburn (SF, estadunidense, 32 anos, CSKA Moscou-RUS) / Ante Žižić (C, croata, 25 anos, Maccabi Tel Aviv-ISR) / Amath M’Baye (PF, francês, 32 anos, Pinar-TUR) / Egehan Arna (SF, turco, 25 anos, Besikas-TUR) / Achille Polonara (PF/C, italiano, 30 anos, Fenerbahçe-TUR)

Quem saiu

Adrien Moerman (PF, francês, 33 anos, foi para o Monaco-FRA) / Krunoslav Simon (SG/SF, croata, 37 anos, foi para o Cedevita Junior-CRO) / Yiğitcan Saybir (PF, turco, 23 anos, foi para o Bursaspor-TUR) / James Anderson (SF, estadunidense, 33 anos, foi para o Murcia-ESP) / Filip Petrušev (PF/C, sérvio, 22 anos, foi para o Estrela Vermelha-SRB) / Chris Singleton (PF, estadunidense, 32 anos, agente livre)

Treinador:

Ergin Ataman (turco, 56 anos, vai para sua sexta temporada seguida à frente do clube)

Possível quinteto titular

PG – Vasilije Micić
SG – Shane Larkin
SF – Will Clyburn
PF – Achille Polonara
C – Ante Žižić
Sujeito a variações

Possível segunda unidade

PG – Doğuş Balbay
SG – Rodrigue Beaubois
SF – Elijah Bryant
PF – Amath M’Baye
C – Bryant Dunston/Tibor Pleiss
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

O Efes conquistou o bicampeonato da Euroliga, algo que não acontecia de forma consecutiva desde 2013, com o Olympiacos. Apesar da campanha modesta na fase regular, em sexto lugar com 16-12 de recorde, os turcos eliminaram a Olimpia Milão por 3-1 nos playoffs e avançaram ao Final Four. Na semifinal, vitória sobre o Olympiacos (77-74), e triunfo diante do Real Madrid na decisão (58-57). Vasilije Micić foi eleito o MVP das finais pelo segundo ano seguido.

Na Turquia, porém, o Efes não manteve sua conquista da temporada 2020/21. A equipe até venceu o Fenerbahçe na Copa, com vitória por 86-72 na final, mas levou o troco do rival na Liga. O Efes foi segundo na classificação, com 23-7, e passou por Pınar Karşıyaka (2-1) e Galatasaray (3-2) nas quartas e semifinais, respectivamente. Na decisão, entretanto, o Fener venceu por 3-1 na série.

Reforço mais importante da temporada

Will Clyburn se consolidou como uma das grandes estrelas do CSKA Moscou nos últimos anos. Em cinco temporadas na Rússia, teve como principal conquista a Euroliga de 2019, com direito a prêmio de MVP do Final Four. Sua contratação pelo atual bicampeão continental causou grande alvoroço por unir-se com outros astros do basquete europeu. Com a permanência de Micić, que optou por seguir em Istambul ao invés de ir para a NBA, além de Shane Larkin, o ala americano de 32 anos cria uma espécie de “Big Three” dos mais respeitosos do Velho Continente.

O que esperar nesta Euroliga

O atual bicampeão teve a dupla Micić-Larkin mantida, ainda que tenha tido algumas saídas, como dos veteranos Adrien Moerman e Krunoslav Simon, que encerraram seus ciclos vencedores no clube. Em compensação, o Efes se reforçou muito bem. Além de Clyburn, mais uma estrela para a companhia, o garrafão agora conta com nomes como Achille Polonara e Ante Žižić, que podem formar o “quinteto ideal”, além de Tibor Pleiss, uma grata surpresa da última temporada. Pelo potencial da equipe e o ótimo comando técnico de Ergin Ataman, o Efes tem totais condições de conquistar o inédito “three-peat” na era moderna da Euroliga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *