O campeão turco está “mordido” para esta temporada, após ter tido um desempenho muito aquém do esperado na Euroliga passada. Para tentar voltar aos playoffs, o gigante turco fez uma grande renovação em seu elenco e apesar de ter visto grandes estrelas de sua história recente partirem para outros clubes, a lista de reforços para suprir essas saídas é invejável.
Quem chegou?
Dimítris Itoúdis (treinador, grego, veio do CSKA Moscou-RUS) / Nemanja Bjelica (PF, Golden State Warriors-EUA, sérvio, 34 anos) / Nick Caláthes (PG, Barcelona-ESP, estadunidense-grego, 33 anos) / Scottie Wilbekin (PG, Maccabi Tel Aviv-ISR, estadunidense-turco, 29 anos) / Johnathan Motley (C, Lokomotiv Kuban-RUS, estadunidense, 27 anos) / Samet Geyik (PF, Türk Telekom-TUR, turco, 29 anos) / Tonye Jekiri (C, UNICS Kazan-RUS, nigeriano, 28 anos) / Nigel Hayes (PF/SF, Barcelona-ESP, estadunidense, 27 anos) / Carsen Edwards (PG, Detroit Pistons-EUA, estadunidense, 24 anos)
Quem saiu?
Sasha Djordjević (treinador, sérvio, sem clube) / Jan Veselý (C, tcheco, 32 anos, foi para o Barcelona-ESP) / Nando De Colo (SG/PG, francês, 35 anos, foi para o ASVEL-FRA) / Achille Polonara (PF/SF, italiano, 30 anos, foi para o Anadolu Efes-TUR) / Pierriá Henry (PG, estadunidense, 29 anos, sem clube) / Danilo Barthel (PF, alemão, 30 anos, sem clube) / Jehyve Floyd (C, estadunidense, 25 anos, foi para o Galatasaray-TUR)
Treinador
Dimítris Itoúdis (grego, 52 anos, vai para sua primeira temporada à frente do clube)
Possível quinteto titular
PG – Nick Caláthes
SG – Scottie Wilbekin
SF – Marko Gudurić
PF – Nemanja Bjelica
C – Devin Booker
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Carsen Edwards
SG – Melih Mahmutoğlu
SF – Dyshawn Pierre
PF – Nigel Hayes
C – Tonye Jekiri / Johnathan Motley
Sujeito a variações
Desempenho geral na temporada passada
Para a temporada 2021-22, o Fenerbahçe foi um dos times que melhor se reforçou, com as chegadas de Pierriá Henry, Achille Polonara e Devin Booker, fortalecendo um elenco que já tinha estrelas consolidadas e ídolos do clube, como Jan Veselý e Nando De Colo. Mas uma saída inesperada, a do treinador Igor Kokoškov, talvez tenha sido o grande divisor de águas para arruinar a temporada do clube. Sob o comando do treinador Sasha Djordjević, o Fenerbahçe demorou a “engrenar” na temporada, vencendo apenas três dos primeiros 12 jogos na Euroliga. Nesse intervalo, a equipe perdeu partidas para equipes que ocupavam as últimas colocações, como os cambaleantes Panathinaikós (GRE) e Žalgiris Kaunas (LIT). O time melhorou no início do returno, chegando a emendar cinco vitórias seguidas e a exclusão dos clubes russos renovou as esperanças de uma possível classificação, mas novamente a equipe voltou a perder jogos que deveria ganhar na reta final e acabou ficando fora das quartas, algo ue não acontecia desde 2014.
O prêmio de consolação na temporada ficou para seu desempenho na Super Liga turca. O clube liderou a temporada regular quase que por inteiro, terminando com a liderança com uma vitória a mais que o rival Anadolu Efes. Os dois times fizeram valer seu favoritismo e ambos chegaram à grande final, onde o Fenerbahçe prevaleceu e conseguiu levar a melhor na série melhor de cinco contra um Efes que, naquele momento, havia acabado de ser campeão europeu.
Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada
Dois são os principais reforços para a equipe nesta temporada e ambos são responsáveis pela organização do time. Se trata da dupla grega, o treinador Dimítris Itoúdis e o armador Nick Caláthes. Duas vezes campeão europeu, Itoúdis é um dos melhores treinadores do mundo já há alguns anos. Desde que começou sua carreira como treinador principal com o CSKA, o “discípulo” do lendário técnico Željko Obradović nunca ficou de fora de um Final Four da Euroliga. Obviamente ele tinha a vantagem de ter com o CSKA um dos maiores orçamentos da Europa à sua disposição, então, será interessante ver o que ele pode fazer com um elenco com menos estrelas. Caláthes também é um dos melhores armadores da Europa há pelo menos uma década. Sua passagem pelo Barcelona deixou um pouco a desejar e isso se deveu a alguns problemas com a mentalidade do técnico Šarūnas Jasikevičius, de acordo com o atleta. Caláthes é o armador titular da seleção grega comandada por Itoúdis, então, presume-se que não haverá discordâncias entre eles. O sucesso do Fenerbahçe passa pelas mãos da dupla.
O que esperar nesta Euroliga
Houve grandes mudanças no elenco e compensar a saída de ídolos, que ainda estão jogando em alto nível, como Veselý e De Colo, nunca é uma tarefa simples. Mas as chegadas de Nemanja Bjelica e Scottie Wilbekin foram excepcionais. Pode-se dizer que o elenco está pelo menos tão forte quanto o da temporada passada, pelo menos no papel. A temporada 2021-22 provou que elencos qualificados no papel talvez não dêem muito certo dentro de quadra, mas se, como falamos acima, Itoúdis e Caláthes conseguirem organizar bem esse time, ele será muito perigoso ao longo da temporada e certamente brigará pelos playoffs.