O tradicional time de Belgrado volta à Euroliga, competição que não disputava desde 2014. Após perder o título da Liga Adriática para o rival Estrela Vermelha na temporada passada, as expectativas estão grandes sobre o duelo entre ambos no maior palco do basquete europeu.

Quem chegou

Dante Exum (PG/SG, Barcelona, australiano, 27 anos) / James Nunnally (SF, Maccabi Tel Aviv, estadunidense, 32 anos) / Danilo Andjušić (SG, AS Monaco, sérvio, 31 anos) / Ioánnis Papapétrou (SF, Panathinaikós, grego, 28 anos)

Quem saiu

Rodions Kurucs (SF, Real Betis, letão, 24 anos) / Nemanja Dangubić (SF, free agent, sérvio, 29 anos) / Dallas Moore (SG, CSKA Moscou, estadunidense-albanês, 27 anos) / Trey Drechsel (SG, Oldenburg, estadunidense, 26 anos) / Dušan Tanasković (C, Igokea, sérvio, 21 anos) / Rade Zagorac (SF, Avtodor Saratov, sérvio, 27 anos) / Dušan Miletić (C, Girona, sérvio, 24 anos)

Treinador:

Željko Obradović (sérvio, 62 anos, vai para sua segunda temporada seguida à frente do clube, sendo esta sua segunda passagem pelo comando técnico do time)

Possível quinteto titular:

PG – Dante Exum
SG – Kevin Punter
SF – Ioánnis Papapétrou
PF – Zach LeDay
C – Mathias Lessort
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Yam Madar
SG – Danilo Andjušić
SF – James Nunnally
PF – Tristan Vukčević
C – Balša Koprivica
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

O Partizan amargou uma temporada sem títulos em 2021-22. No plano continental, disputando a Eurocup, o time ficou em segundo de seu grupo, atrás apenas do Joventut Badalona. A campanha de 12 vitórias e 4 derrotas na competição foi boa, mas o time parou logo na primeira etapa do mata-mata, perdendo a partida de oitavas de final para o Bursaspor.

Em casa, muita confusão. Na decisão da liga adriática, entre o Partizan e seu maior rival, o Estrela Vermelha, ocorreram diversos incidentes envolvendo torcedores e invasões de quadra. O time chamou estes atos de “hooliganismo” e tomou uma atitude drástica ao se retirar da liga sérvia em protesto, o que acarretou uma multa de 5.100 Euros e uma suspensão de quatro  jogos para o treinador Željko Obradović.

O Estrela Vermelha venceu a liga adriática, e com isso o Partizan terminou a temporada em tom bastante negativo, dado o cenário de conflito com torcedores e a liga sérvia. Dentro de quadra, os destaques ficaram para o armador Kevin Punter, eleito para o quinteto ideal da liga adriática e para o segundo time da Eurocup, além de Zach LeDay, também eleito para o quinteto ideal da competição das balcãs. O treinador Obradović também foi eleito o melhor da competição.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Dante Exum fez uma boa temporada pelo Barcelona, naquela que foi sua primeira campanha no basquete europeu após sete anos na NBA. O australiano se adaptou rápido ao basquete no velho continente e foi uma peça importante na defesa de perímetro dos catalães, suprindo a ausência de Cory Higgins. Ele assinou com o Partizan em busca de maior protagonismo, especialmente na criação de jogadas, o que deve ser um desafio para o próprio atleta e também para o técnico Obradović. Em tese, ele pode fazer uma boa dupla de perímetro com Punter, mas ambos precisarão se adaptar.

Ioannis Papapetrou e James Nunnally chegam para ocupar a posição de ala, com o grego possivelmente sendo titular. Ele já é um jogador muito experiente na Euroliga, tendo disputado dez edições por Olympiacos e Panathinaikos. Já Nunnally se reúne com Obradović, com quem trabalhou no Fenerbahce entre 2016 e 2018 e depois novamente em 2020. Ele foi um dos destaques da campanha do Maccabi Tel Aviv na temporada passada, que se classificou para os playoffs da Euroliga pela primeira vez desde 2015. 

Por fim, o time também se reencontrou com um velho conhecido, já que Danilo Andjusic chegou para sua terceira passagem pelo Partizan. Ele atuou na Euroliga pelo AS Monaco na temporada passada. 

O que esperar nesta Euroliga

O Partizan volta à Euroliga após oito anos fora, e as expectativas imediatas são sobre os sempre muito “animados” confrontos com seu rival, o Estrela Vermelha.

Uma análise imediatista de um time que acaba de chegar ao torneio concluiria que uma campanha de meio de tabela seria satisfatória, mas o Partizan pode sonhar com mais. O time manteve suas principais peças e vai se beneficiar pela continuidade, além de ter adicionado excelentes peças. É um mix de bons jovens e veteranos confiáveis. 

Algumas questões ainda precisam ser respondidas e vão definir a temporada do time, com a principal delas sendo a adaptação de Exum à função de criador principal. Apesar disso, Punter deve continuar tendo a bola durante grande parte do tempo, já que é o principal pontuador do time. Obradović também pode optar por usar o israelense Yam Madar como armador e Exum e Punter nas alas em formações mais baixas, quando julgar conveniente. 

O time tem todas as peças para ser uma excelente defesa, e fez ótimas contratações para endereçar a maioria das carências do elenco. Também tem a seu favor a força jogando em seus domínios, graças a sua fanática torcida, que já comprou mais de 10 mil ingressos recorrentes para a temporada. Diante deste quadro, o Partizan pode se colocar como postulante a uma vaga nos playoffs, o que seria um excelente objetivo em sua temporada de retorno à Euroliga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *