De volta à maior competição europeia de clubes, após mais uma passagem pela EuroCup, o Valencia tentará ficar entre os oito melhores novamente, feito que ocorreu apenas uma vez, em 2010-11. Em sua sétima aparição na Euroliga, a equipe espanhola teve poucas mudanças no elenco, mantendo o núcleo da temporada passada, muito talentoso e extremamente competitivo. O novo técnico Álex Mumbrú tem uma boa equipe em mãos, porém a disputa é muito acirrada e chegar aos playoffs será um feito e tanto.

Quem chegou

Álex Mumbrú (técnico, vindo do Bilbao-ESP, espanhol, 43 anos) / Jared Harper (PG, New Orleans Pelicans-EUA, estadunidense, 25 anos) / Chris Jones (PG, ASVEL-FRA, estadunidense-armênio, 29 anos) / Jonah Radebaugh (SG, Riesen Ludwigsburg-ALE, estadunidense-montenegrino, 25 anos) / James Webb III (PF/SF, UCAM Murcia-ESP, estadunidense, 29 anos) / Kyle Alexander (PF/C, Fuenlabrada-ESP, canadense, 25 anos)

Quem saiu

Joan Peñarroya (técnico, Baskonia-ESP, espanhol, 53 anos) / Louis Labeyrie (PF/C, UNICS Kazan-RUS, francês, 30 anos) / Mike Tobey (C, Barcelona-ESP, estadunidense-esloveno, 27 anos) / Guillem Ferrando (PG, Melilla-ESP, espanhol, 20 anos) / Olivier Hanlan (SG, até o momento sem clube, canadense, 29 anos) / Nenad Dimitrijević (PG, UNICS Kazan-RUS, macedônio, 24 anos)

Treinador

Álex Mumbrú (espanhol, 43 anos, vai para sua primeira temporada a frente do clube)

Possível quinteto titular:

PG – Chris Jones
SG – Klemen Prepelič/Martin Hermannsson
SF – Xabi López-Arostegui
PF – Jasiel Rivero
C – Bojan Dubljević
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Jared Harper/Sam Van Rossom
SG – Jonah Radebaugh/Millán Jiménez
SF – Víctor Claver/Josep Puerto
PF – James Webb/Jaime Pradilla
C – Kyle Alexander
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

De volta à EuroCup, após duas temporadas seguidas na Euroliga, a equipe do Valencia buscava mais um título na competição. Com quatro troféus na prateleira, os “taronjas” eram um dos favoritos na EuroCup, apesar do alto nível da disputa. Tendo boa campanha na primeira fase, com forte desempenho coletivo, especialmente dentro do garrafão, a equipe chegou forte para a fase de mata-mata, disputada em jogo único. Após passar com tranquilidade pelo Hamburg Towers nas oitavas-de-final, e pelo Metropolitans 92 nas quartas, os espanhóis tiveram que encarar a forte equipe da Virtus Bolonha nas semifinais. E o time italiano levou a melhor, inclusive levantando a taça na sequência e conquistando a vaga direta para a Euroliga. Apesar da boa campanha, chegava ao fim a temporada europeia da equipe espanhola.

No âmbito doméstico, a equipe iniciou a temporada disputando a Supercopa de Espanha, porém caiu no jogo inicial, diante do forte Barcelona. Na Copa do Rei, disputada em fevereiro, o Valencia foi surpreendido nas quartas-de-final, perdendo para o UCAM Murcia, em jogo bastante disputado. Apesar destes tropeços, a equipe fazia boa campanha na Liga ACB, liderada pelo experiente Bojan Dubljević, e com bons jovens (Pradilla, Puerto, Jiménez, Ferrando) aparecendo com destaque, especialmente com as diversas lesões que o time teve que enfrentar.

Após terminar a primeira fase em terceiro lugar, ficando atrás apenas de Barcelona e Real Madrid, a equipe foi para as quartas-de-final contra o Baskonia com a vantagem do mando de quadra. Porém, mais uma vez, foi surpreendida e, apesar de vencer fora de casa, após derrota em La Fonteta na primeira partida, perdeu o jogo decisivo novamente em casa e foi eliminada precocemente da competição. Para piorar, o islandês Martin Hermannsson sofreu grave lesão no joelho nesta terceira partida, sendo necessária uma cirurgia e longa recuperação, com o jogador só devendo voltar às quadras em dezembro.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Com poucas alterações no elenco, a diretoria do Valencia optou por manter a boa base da temporada passada, além de mudar a comissão técnica. Após apenas uma temporada comandando os “laranjas”, o experiente Joan Peñarroya deixou a equipe, sendo substituído pelo mais jovem Álex Mumbrú, com destacada carreira como jogador e pequena experiência de técnico pelo Bilbao. Além dele, dois bons jogadores chegaram para suprir as saídas de Mike Tobey e Louis Labeyrie: James Webb III e Kyle Alexander. O primeiro foi um dos líderes do UCAM Murcia, com bom jogo dentro do garrafão e arremesso de três pontos, enquanto o segundo foi uma força defensiva do Fuenlabrada.

Porém, duas contratações devem ter impacto mais imediato na equipe, especialmente no ataque. A primeira é Jonah Radebaugh, que fez ótima temporada pelo Riesen Ludwigsburg, sendo eleito para o quinteto titular da BCL (Basketball Champions League), além de liderar a equipe até as semifinais da BBL (Liga Alemã). A segunda é Chris Jones, armador que teve grande evolução pelo ASVEL na temporada passada, com boas partidas na Euroliga e liderando a equipe rumo ao título francês (LNB Pro A). Os dois podem ser considerados as principais contratações da equipe para a temporada, complementando uma equipe com bons talentos.

O que esperar nesta Euroliga

O Valencia tem tudo para surpreender nesta Euroliga, ou seja, conseguir atingir os playoffs. Obviamente é uma competição com muitos adversários qualificados, porém estes também deveriam prestar atenção no time espanhol. Além do experiente Dubljević, a equipe também conta com ótimos arremessadores (Klemen Prepelič, Martin Hermannsson, Webb, Radebaugh), bons armadores (Van Rossom, Jones, Jared Harper) e forte garrafão, especialmente com Jasiel Rivero.

O técnico Mumbrú terá a missão de colocar em prática o bom elenco que tem em mãos, especialmente em jogos decisivos, onde a equipe falhou mais na temporada passada. Além de ter o desafio de começar em uma nova equipe e disputar uma competição tão importante, o comandante precisará trabalhar bem a rotação do elenco, principalmente entre os armadores, procurando aproveitar ao máximo as opções que terá em cada jogo. Apesar de ser uma equipe sem grandes estrelas, pode-se esperar um time bastante competitivo e que certamente irá brigar por vaga aos playoffs, podendo surpreender equipes que investiram mais em reforços para a temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *