O Anadolu Efes chega à temporada 2024/2025 da Euroliga com grandes expectativas e mudanças significativas. Após uma campanha decepcionante no ano anterior, que terminou com a eliminação no torneio play-in, o time turco reforçou seu elenco com importantes contratações, buscando voltar ao topo do basquete europeu. Com um grupo renovado e sob a liderança de Tomislav Mijatovic, o Efes está determinado a garantir uma vaga nos playoffs e almeja uma nova corrida ao título. A seguir, analisamos o desempenho da equipe na última temporada, os principais reforços e o que esperar para a nova campanha.
Quem chegou
Jordan Nwora (SF, Toronto Raptors-EUA, estadunidense, 26 anos) / Rolands Smits (PF, Žalgiris Kaunas-LIT, letão, 29 anos) / Vincent Poirier (C, Real Madrid-ESP, francês, 30 anos) / Stanley Johnson (SF, Stockton Kings-EUA, estadunidense, 28 anos)
Quem saiu
Will Clyburn (SF, Virtus Bolonha-ITA, estadunidense, 34 anos) / Tyrique Jones (C, Partizan-SER, estadunidense, 27 anos) / Tibor Pleiss (C, Trapani Shark-ITA, alemão, 34 anos)
Treinador
Tomislav Mijatović (croata, 48 anos, vai para sua primeira temporada completa no comando do Efes, pois na última temporada, Mijatović substituiu Erdem Can em fevereiro)
Possível quinteto titular:
PG – Darius Thompson
SG – Shane Larkin
SF – Jordan Nwora
PF – Rolands Smits
C – Vincent Poirier
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Rodrigue Beaubois / Justus Hollatz
SG – Elijah Bryant / Dogus Ozdemiroglu
SF – Stanley Johnson / Erkan Yilmaz
PF – Derek Willis / Burak Can Yildizli
C – Daniel Oturu / Ercan Osmani
Sujeito a variações
Desempenho geral na temporada passada
Na temporada 2023/2024, o Anadolu Efes viveu altos e baixos e acabou decepcionando seus torcedores. Com um recorde de 17 vitórias e 17 derrotas, a equipe terminou em 9º lugar na fase regular da Euroliga, ficando fora da zona de classificação direta aos playoffs. Apesar de uma recuperação no final da temporada, com uma impressionante série de oito vitórias em 10 jogos, o Efes caiu no torneio play-in, sendo derrotado pela Virtus Bolonha por apenas três pontos (67-64). Em âmbito nacional, o Anadolu Efes também foi decepcionante, pois foi derrotado pelo rival Fenerbahçe por 3 a 1 na série final do Campeonato Turco.
Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada
Para a temporada 2024/2025, o Anadolu Efes se movimentou bem no mercado, buscando reforços que pudessem elevar o nível da equipe e corrigir as falhas da temporada anterior. O reforço mais notável é Vincent Poirier, ex-jogador do Real Madrid, que chega para dar mais presença física e proteção de aro, áreas que a equipe teve dificuldades no ano passado. Poirier traz experiência de Euroliga e promete ser uma peça central na defesa da equipe.
Outro grande nome é Jordan Nwora, vindo da NBA (Milwaukee Bucks), que fará sua estreia no basquete europeu. Nwora, que brilhou nas Olimpíadas de Tóquio como um dos maiores pontuadores do torneio, chega para ser uma força ofensiva ao lado de Shane Larkin. Além deles, Stanley Johnson, com passagem pela NBA, também foi contratado para fortalecer o setor defensivo do time. A expectativa é que, com esses reforços, o Anadolu Efes tenha mais equilíbrio entre defesa e ataque, algo que faltou na temporada passada. Darius Thompson, um dos melhores armadores da Euroliga, também deve assumir um papel mais destacado, ajudando a dividir a responsabilidade com Larkin no comando do time.
O que esperar nesta Euroliga
O Anadolu Efes inicia a temporada 2024/2025 com grandes expectativas e o objetivo claro de, no mínimo, alcançar os playoffs da Euroliga, especialmente após duas temporadas abaixo do esperado. A equipe entra renovada, com um elenco mais equilibrado e reforçado em áreas críticas, como a defesa e o perímetro. Com a chegada de Poirier e Nwora, além do retorno de jogadores-chave como Larkin e Rodrigue Beaubois, o time turco parece estar preparado para competir em alto nível. O treinador Tomislav Mijatović, que assumiu a equipe no meio da temporada passada e quase conseguiu levá-la aos playoffs, terá agora a responsabilidade de juntar todas as peças e fazer o time funcionar desde o início da campanha.
A expectativa dos torcedores e da diretoria é alta. Com uma defesa mais sólida e maior profundidade no elenco, espera-se que o Efes consiga evitar as quedas de desempenho em momentos decisivos, algo que foi uma fraqueza notável no ano anterior. A equipe também terá que enfrentar adversários fortes, como Panathinaikos, Olympiacos, Fenerbahce e Real Madrid, que também se reforçaram e serão grandes obstáculos. Embora o objetivo principal seja chegar ao Final Four, o primeiro passo será garantir uma boa campanha na temporada regular e classificar-se com tranquilidade para os playoffs.