Depois de lutar muito na parte de baixo da tabela, em confronto direto com o Alba Berlim, para ver quem seria o lanterninha da temporada 2023-24, o time francês perdeu alguma peças importantes do seu elenco, como Timothe Luwawu-Cabarrot e Youssoupha Fall. Renovado, em especial com jovens jogadores franceses, como o armador Theo Maledon (prata da casa e que teve passagem pela NBA) e o ala-pivô Neal Sako (destaque do Cholet na liga francesa passada), o ASVEL busca entrosar-se melhor para a temporada atual, na busca de não ficar brigando nas prateleiras inferiores.

Quem chegou

Theo Maledon (Phoenix Suns, francês, 23 anos) / Shaquille Harrison (Memphis Grizzlies, estadunidense, 30 anos) / Admiral Achofield (Orlando Magic, inglês, 27 anos) / Melvin Ajinça (Saint Quentin, francês, 20 anos) / Neal Sako (Cholet, francês, 25 anos) / Tarick Black (Anadolu Efes, estadunidense, 32 anos).

Quem saiu

Noam Yaacov (Hapoel Tel-Aviv, israelense, 19 anos) / Mike Scott (sem contrato, estadunidense, 36 anos) / Deshaun Thomas (sem contrato, estadunidense, 33 anos) / Timothe Luwawu-Cabarrot (Baskonia, francês, anos) / Frank Jackson (Nanterre, estadunidense, 26 anos) / Yousoupha Fall (Barça, senegalês, 29 anos)

Treinador

Pierric Poupet (francês, 40 anos, vai para sua primeira temporada oficialmente como técnico do ASVEL, pois na última temporada, Pierric assumiu o comando no meio da temporada)

Possível quinteto titular:

PG – Paris Lee
SG – Theo Maledon
SF – David Lighty
PF – Neal Sako
C – Jeffrey Lauvergne
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Saquille Harrison
SG – Nando De Colo
SF – Eir Jackson
PF – Tarik Black
C – Mbaye Ndiaye
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

Penúltimo colocado na temporada passada, o ASVEL fez um primeiro turno muito ruim, com apenas duas vitórias (contra Zalgiris Kaunas e Alba Berlim, ambas fora de casa). O segundo turno foi um pouco menos pior, com 7 vitórias, sendo 4 delas nas últimas oito rodadas e sobre adversário tradicionais, como Olímpia Milão, Anadolu Efes, Valência e Barça. Seis jogadores tiveram dígitos duplos em média de pontos na temporada, sendo Luwawu-Cabarrot o com maior: 13,0. Os baixos aproveitamentos do perímetro (33,7% – 17°) e da linha de lances livres (77,3% – 12°) comprometeram o desempenho da equipe em momentos decisivos de alguns jogos.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Para tentar suprir a saída de Timothe Luwawu-Cabarrot, o ASVEL apostou, em especial, na juventude como reforços. Trouxe de volta ao elenco armador francês Theo Maledon, de 23 anos, que estava nos Estados Unidos, onde fez duas boas temporadas no Oklahoma City Thunder (2020-21 e 2021-22), e depois passou por equipes da G League e pelo Charlotte Hornets e Phoenix Suns. Outra jovem contratação é Neal Sako, de 25 ano, também francês, o pivô estava atuando no Cholet, equipe da primeira divisão da Liga Francesa, com médias de 11,4 pontos e 7,8 rebotes.

O que esperar nesta Euroliga

Difícil fazer perspectivas para uma equipe que jogou tão mal na temporada passada, que para essa, perdeu seu principal jogador e contratou poucos reforços de peso, apostando no entrosamento da juventude com os demais como chave para desenvolvimento da equipe, que deve brigar na parte da baixo da tabela mais uma vez, caso o entrosamento demore a aparecer, tal qual na temporada passada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *